Plano de Aula

Plano de aula: Meios de Comunicação: cinema e a evolução da imagem

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Projetor ou televisão conectada a internet para projeção do filme
  • lápis
  • Folhas de papel em branco
  • tecido liso e grande para projetar as sombras
  • fonte de luz. Exemplo: lanterna.

Material complementar:

Sugestão de atividade prévia: Caso o cinema não faça parte da realidade da turma, sugerimos uma sessão de filme na escola. Dependendo do tempo disponível, temos duas sugestões: o curta norte-americano “Toy Story: férias no Hawai” pode ser projetado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oIANkZ7wTHg e tem duração de 5min e 50s ou “Tainá - A Origem”, um longa metragem brasileiro, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=saaFUsrEJNw, ambientado na Amazônia com duração de 1h 23min e 38s ou outro filme de sua preferência. Essa atividade deverá ser realizada antes dessa aula, pois é imprescindível que os alunos possuam alguma experiência com o cinema.

Para você saber mais:

Breve história do cinema https://www.youtube.com/watch?v=7QbyYpLpnaQ Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Texto sobre a história do cinema https://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/Acesso em 09 de janeiro de 2019.

Parte 1 do filme Cine Gibi da Turma da Mônica. Esse trecho faz diversas referências a filmes muito conhecidos e explica a magia do cinema. Pode ser usado para você saber mais ou pode até ser projetado aos alunos em outro momento. https://www.youtube.com/watch?v=liqSTmR9Tpc Acesso em 13 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha os alunos em meio círculo. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Faça os seguintes questionamentos à turma:

  • Gostam e têm o hábito de ir ao cinema?
  • O que mais chama a atenção de vocês em um cinema?
  • Quais são as diferenças entre assistir um filme em casa e na sala de cinema?
  • Como será que o cinema começou?
  • Será que sua origem está na televisão?
  • É o cinema é um entretenimento. Vocês sabem o que é isso? Caso os alunos não conheçam seu significado, explique que entretenimento é algo que serve para distrair-se, divertir-se. Pergunte, então, se eles conhecem outro uso do cinema além da diversão. Talvez eles citem documentários, a função bibliográfica ou até mesmo histórias com função de aprendizagem e lições morais.

Essas questões devem apenas inserir o aluno na aula e instigar a curiosidade sobre o tema, não se preocupe em responder tudo, essa introdução é apenas uma conversa.

Em seguida convide os alunos a assistirem a uma sessão de cinema.

Para você saber mais:

O cinema teve seu marco inicial em 1895, quando os irmãos Lumière executaram as primeiras projeções para o público. Já a primeira transmissão de imagem a longa distância, por meio da televisão, ocorreu em 1926 pelo cientista escocês Alexander Bain. No entanto, a primeira transmissão aos moldes que conhecemos, com programação diária foi em 1936 pela emissora de televisão BBC.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados