Plano de Aula

Plano de aula: Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Papéis para escrever as cartas e confeccionar os envelopes
  • lápis
  • material de colorir
  • caixa
  • impressão da carta de Pero Vaz de Caminha
  • caderno

Material complementar:

Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SscvrrkQze5XznGwCqeSQExWP5yC7zQSQWZbUUkUUyBez2YXrpRd5NuTk5W4/his4-08und03-trecho-carta-pero-vaz-de-caminha-problematizacao.pdf

Cartas e Cartões Postais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EJ5z3F2G2KSjZFWgUe6BGADyhQAxZrRXa2PWKjPqBUqCqrZnjMF3DYPEHwXB/his4-08und03-imagens-e-cartas-e-cartoes-postais-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

VESCE, G.E.P. Exclusão Digital. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>. Acesso em: 05 dez. 2018.

RIBEIRO, A.E.; DRUMMOND, M. O e-mail de Caminha. Belo Horizonte: RHJ, 2015.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Os alunos devem estar dispostos em meio círculo.

Para que os alunos possam compreender melhor a aula questione-os sobre o que é meio de comunicação, quais meios eles conhecem e se já ouviram falar de exclusão digital. Esse momento deve ser breve, não precisa suscitar debates e nem se preocupar em responder todas as questões.

O ideal seria que houvesse interdisciplinaridade nesta aula. De modo que em uma aula de Língua Portuguesa, anterior a esta, a turma aprendesse a redigir o texto de uma carta. Esse plano serviria de fixação da aula anterior e facilitaria a atividade inicial.

Para você saber mais:

COSTA, C.E. Informação em tempos de globalização: a transformação da sociedade. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a-transformacao-da-sociedade/14126/>. Acesso em: 05 dez. 2018.

VESCE, G.E.P. Exclusão Digital. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados