Trecho carta Pero Vaz de Caminha (problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Papéis para escrever as cartas e confeccionar os envelopes
- lápis
- material de colorir
- caixa
- impressão da carta de Pero Vaz de Caminha
- caderno
Material complementar:
Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SscvrrkQze5XznGwCqeSQExWP5yC7zQSQWZbUUkUUyBez2YXrpRd5NuTk5W4/his4-08und03-trecho-carta-pero-vaz-de-caminha-problematizacao.pdf
Cartas e Cartões Postais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EJ5z3F2G2KSjZFWgUe6BGADyhQAxZrRXa2PWKjPqBUqCqrZnjMF3DYPEHwXB/his4-08und03-imagens-e-cartas-e-cartoes-postais-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
VESCE, G.E.P. Exclusão Digital. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>. Acesso em: 05 dez. 2018.
RIBEIRO, A.E.; DRUMMOND, M. O e-mail de Caminha. Belo Horizonte: RHJ, 2015.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Os alunos devem estar dispostos em meio círculo.
Para que os alunos possam compreender melhor a aula questione-os sobre o que é meio de comunicação, quais meios eles conhecem e se já ouviram falar de exclusão digital. Esse momento deve ser breve, não precisa suscitar debates e nem se preocupar em responder todas as questões.
O ideal seria que houvesse interdisciplinaridade nesta aula. De modo que em uma aula de Língua Portuguesa, anterior a esta, a turma aprendesse a redigir o texto de uma carta. Esse plano serviria de fixação da aula anterior e facilitaria a atividade inicial.
Para você saber mais:
COSTA, C.E. Informação em tempos de globalização: a transformação da sociedade. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a-transformacao-da-sociedade/14126/>. Acesso em: 05 dez. 2018.
VESCE, G.E.P. Exclusão Digital. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS