Mão na massa – Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Combustíveis fósseis
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre os processos de formação dos combustíveis fósseis. A formação dos combustíveis fósseis ocorreu há milhões de anos, principalmente por meio da decomposição incompleta de animais, vegetais e algas, permitindo a formação do petróleo, carvão mineral e gás natural. O petróleo, por exemplo, serve de matéria-prima para produção de combustíveis (como a gasolina e o diesel, por exemplo) e para a fabricação de outros materiais, como o plástico e o isopor. Estes compostos funcionam como fonte de energia pela grande quantidade de moléculas de carbono que os formam. Os estudos dos fósseis surgiram com o início da extração de carvão mineral como combustível fóssil, na Primeira Revolução Industrial, especialmente na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX: com a remoção das jazidas, os fósseis eram revelados e estudados pelos geólogos.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção, caixas de som – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; textos neste link e neste link; caderno, lápis, borracha; materiais recicláveis/reutilizáveis para criação de modelos (caixas, plásticos, embalagens…), tesoura, cola, fita adesiva, tintas, pincéis, cola colorida e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender sobre como os combustíveis fósseis se formaram, por que eles têm esse nome, quais os efeitos que seu uso causa no ambiente e que alternativas podemos utilizar para substituí-los.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO