Plano de aula: Combustíveis fósseis

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis

Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre os processos de formação dos combustíveis fósseis. A formação dos combustíveis fósseis ocorreu há milhões de anos, principalmente por meio da decomposição incompleta de animais, vegetais e algas, permitindo a formação do petróleo, carvão mineral e gás natural. O petróleo, por exemplo, serve de matéria-prima para produção de combustíveis (como a gasolina e o diesel, por exemplo) e para a fabricação de outros materiais, como o plástico e o isopor. Estes compostos funcionam como fonte de energia pela grande quantidade de moléculas de carbono que os formam. Os estudos dos fósseis surgiram com o início da extração de carvão mineral como combustível fóssil, na Primeira Revolução Industrial, especialmente na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX: com a remoção das jazidas, os fósseis eram revelados e estudados pelos geólogos.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção, caixas de som – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; textos neste link e neste link; caderno, lápis, borracha; materiais recicláveis/reutilizáveis para criação de modelos (caixas, plásticos, embalagens…), tesoura, cola, fita adesiva, tintas, pincéis, cola colorida e canetinhas.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender sobre como os combustíveis fósseis se formaram, por que eles têm esse nome, quais os efeitos que seu uso causa no ambiente e que alternativas podemos utilizar para substituí-los.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.