Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Flipgrid
Jogo: sólidos geométricos
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela retoma os sólidos geométricos, os relaciona com objetos do dia a dia e a planificação.. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Eles podem realizar o levantamento de hipóteses sobre a planificação desses objetos e enviar seus desenhos por fotografias. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre sólidos geométricos e suas planificações antes de começar a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a planificação de sólidos geométricos e sua montagem. Os alunos precisam ter acesso à ilustração do slide 7 da atividade principal, pois deverão montar um sólido geométrico a partir das faces dadas.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que copiem as figuras planas em seu caderno ou em uma folha de papel que possam recortar para montar seu sólido geométrico.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar as figuras planas em uma folha de papel ou no caderno e tentar montar um sólido geométrico a partir das figuras planas dadas. Não é necessário que copiem o enunciado. Os alunos precisarão de um tempo para a construção do sólido geométrico. Questione:
- Quais são as figuras geométricas apresentadas?
- Será possível montar uma figura não plana com essas peças?
- Sobraram peças?
Peça que os alunos fotografem os sólidos que conseguiram montar ou que gravem um vídeo mostrando como conseguiram montar o sólido, que figuras usaram, quais sobraram… Você pode disponibilizar o flipgrid para que todos os alunos coloquem seus vídeos para compartilhar com seus colegas.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e verifiquem se conseguiram montar um sólido semelhante aos apresentados ou, se não conseguiram montar, que possam explicar os motivos. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar algo específico. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
As atividades do Raio X são interessantes e trabalham com a relação entre as figuras planas e os sólidos geométricos. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem aos sólidos geométricos em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam o levantamento das suas características e de sua planificação.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.