Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo os polígonos
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Figuras geométricas espaciais, figuras planas e simetria
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Propiciar condições para que os alunos possam identificar dentre as figuras planas, os polígonos.
Conceito-chave
Figuras geométricas planas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Tesoura.
- Cola.
- Papel pardo.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
Propósito: Esclarecer o objetivo da aula para a turma.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras planas que vocês conhecem?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.
- Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
- Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.
- Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
- No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.
Propósito: Discriminar figuras planas.
Discuta com a turma:
- Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
- Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.
- Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
- Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.
- Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
- No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.
Propósito: Discriminar figuras planas.
Discuta com a turma:
- Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
- Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.
- Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
- Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
- Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.
Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.
Discuta com a turma:
- Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
- E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
- Por que o círculo não é um polígono?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.
- Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
- Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
- Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.
Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.
Discuta com a turma:
- Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
- E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
- Por que o círculo não é um polígono?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.
- Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
- Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.
Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.
Discuta com a turma:
- Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
- Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.
- Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
- Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.
Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.
Discuta com a turma:
- Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
- Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula e refletir sobre os conceitos apreendidos.
Discuta com a turma:
- Quem gostaria de fazer uma pergunta sobre os polígonos?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Imprima um mosaico para cada aluno e solicite que recortem as figuras, se preferir entregue as figuras já recortadas.
- Proponha que individualmente o aluno agrupe as figuras de acordo com o critério que definir.
- Peça que após o agrupamento das figuras os alunos façam um registro explicando como organizaram a arrumação.
Propósito: Avaliar e verificar a aprendizagem obtida na aula.
Discuta com a turma:
- Qual é o menor número de lados de um polígono? Por quê?
Referências bibliográficas:
PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Formas geométricas
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela retoma as figuras geométricas planas e o conceito de polígonos. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre figuras planas e polígonos antes de começar a atividade.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é o reconhecimento das propriedades dos polígonos. Os alunos precisam ter acesso à ilustração do mosaico da atividade para conseguir realizá-la. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar a situação em seu caderno para resolvê-la. Não é necessário que copiem o mosaico. Os alunos precisarão de um tempo para solucionar a situação e identificar os polígonos a partir de suas características. Depois, peça que compartilhem suas conclusões por áudio ou texto. Deixe que os alunos debatam entre si e os estimule através de questionamentos, entretanto sem oferecer soluções prontas.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e verifiquem se conseguiram identificar todas as figuras planas do mosaico. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar alguma coisa específica. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante, pois irá retomar o mosaico e pedir que os alunos recortem e agrupem as figuras.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem as figuras geométricas planas em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam o levantamento das suas características.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Propiciar condições para que os alunos possam identificar dentre as figuras planas, os polígonos.
Conceito-chave
Figuras geométricas planas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Tesoura.
- Cola.
- Papel pardo.