Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Papel quadriculado ou quadriculado no caderno com a régua.
Papel quadriculado para imprimir.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogo: Simetria com bolinhas
Jogo: Linhas simétricas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela retoma o conceito de simetria. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo) para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre simetria e linhas de simetria antes de começar a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a simetria. Os alunos precisam ter acesso à ilustração do slide 7 da atividade principal, pois deverão desenhar figuras simétricas utilizando a malha quadriculada.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que efetuem o desenho em uma folha quadriculada ou em seu caderno.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar as instruções em forma de texto ou áudio. Os alunos devem fazer as figuras simétricas em papel quadriculado ou em seus cadernos, de preferência, quadriculado ou desenhando o quadriculado no caderno. Não é necessário que copiem o enunciado, somente realizem a atividade. Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa. Peça que os alunos fotografem as figuras simétricas que conseguiram desenhar. Eles podem trocar em duplas, enviando para o WhatsApp do colega e um analisar o desenho do outro verificando as linhas de simetria e fazendo comentários. Você pode também montar um álbum virtual pelo Google fotos, por exemplo, e colocar todas as figuras simétricas que os alunos criaram.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as atividades que as personagens desenharam e que analisem se eles realizaram os desenhos de forma correta. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar algo específico. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio X trabalha com a simetria de reflexão e pode ser outra forma dos alunos trabalharem com simetria. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem a simetria em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam os desenhos e coloquem a linha de simetria. Os alunos também podem jogar com o papel quadriculado desafiando a sua família. A família pode incentivar que os alunos joguem os jogos sugeridos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.