Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Simetria: identificando e construindo!
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Figuras geométricas espaciais, figuras planas e simetria
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos
Compreender a simetria de reflexão.
Identificar e criar figuras simétricas.
Conceito-chave
Simetria de reflexão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cola
- papel cartão ou cartolina.
- Lápis de cor
- Régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender a simetria de reflexão.
Identificar e criar figuras simétricas.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia e explique o objetivo da aula para a turma.
Propósito:Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quem poderia me dizer algo que já sabe sobre simetria?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
- Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
- Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.
- Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
- Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.
- Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.
Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.
Discuta com a turma
- Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
- O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.
- O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?
- O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
- Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
- Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.
- Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
- Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.
- Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.
Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.
Discuta com a turma
- Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
- O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.
- O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?
- O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
- Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
- Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.
- Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
- Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.
- Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.
Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.
Discuta com a turma
- Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
- O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.
- O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?
- O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
- Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
- Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.
- Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
- Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.
- Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.
Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.
Discuta com a turma
- Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
- O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.
- O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?
- O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Imprima a atividade para a turma.
- Explique para a turma que em duplas deverão pensar em uma figura que possua um eixo de simetria e outra que possua dois eixos de simetria. Essa figura poderá ser uma forma geométrica plana, um número, uma letra, um animal, um inseto, um objeto ou qualquer outra figura que a dupla decida desenhar.
- Assegure-se de que todas as duplas tenham régua para traçar o eixo.
- Durante a atividade circule pelas duplas e faça as intervenções necessárias. Observe se as duplas estão usando corretamente a régua e faça questionamentos criando um ambiente problematizador.
Propósito: Desenvolver o conceito de simetria.
Discuta com a turma:
- Será que o eixo traçado é realmente o de simetria? Como você podem tem certeza disso?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.
- Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
- Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
- Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.
Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.
Discuta com a turma:
- Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
- E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.
- Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
- Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
- Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.
Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.
Discuta com a turma:
- Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
- E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
Propósito: Fechamento retomando o que foi discutido na aula.
Discuta com a turma:
- Vamos organizar um texto curto com as principais ideias que nós trabalhamos hoje? (Neste momento o professor deverá ser o escriba organizando o texto ditado pelos alunos no quadro,em um cartaz ou no papel pardo.
Raio x
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Imprima a atividade e entregue para os alunos explicando que deverão individualmente observar o simétrico em cada figura e pintar o seu reflexo em relação ao eixo dado.
Propósito: Avaliar a aprendizagem e diagnosticar os avanços e necessidades da turma.
Discuta com a turma:
- Como podemos conferir se um lado é o reflexo do outro?(Possíveis respostas: dobrando a folha ao meio para verificar se as duas partes coincidem ou colocando um pequeno espelho na linha traçada).
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Papel quadriculado ou quadriculado no caderno com a régua.
Papel quadriculado para imprimir.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogo: Simetria com bolinhas
Jogo: Linhas simétricas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela retoma o conceito de simetria. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo) para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre simetria e linhas de simetria antes de começar a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a simetria. Os alunos precisam ter acesso à ilustração do slide 7 da atividade principal, pois deverão desenhar figuras simétricas utilizando a malha quadriculada.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que efetuem o desenho em uma folha quadriculada ou em seu caderno.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar as instruções em forma de texto ou áudio. Os alunos devem fazer as figuras simétricas em papel quadriculado ou em seus cadernos, de preferência, quadriculado ou desenhando o quadriculado no caderno. Não é necessário que copiem o enunciado, somente realizem a atividade. Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa. Peça que os alunos fotografem as figuras simétricas que conseguiram desenhar. Eles podem trocar em duplas, enviando para o WhatsApp do colega e um analisar o desenho do outro verificando as linhas de simetria e fazendo comentários. Você pode também montar um álbum virtual pelo Google fotos, por exemplo, e colocar todas as figuras simétricas que os alunos criaram.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as atividades que as personagens desenharam e que analisem se eles realizaram os desenhos de forma correta. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar algo específico. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio X trabalha com a simetria de reflexão e pode ser outra forma dos alunos trabalharem com simetria. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem a simetria em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam os desenhos e coloquem a linha de simetria. Os alunos também podem jogar com o papel quadriculado desafiando a sua família. A família pode incentivar que os alunos joguem os jogos sugeridos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos
Compreender a simetria de reflexão.
Identificar e criar figuras simétricas.
Conceito-chave
Simetria de reflexão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cola
- papel cartão ou cartolina.
- Lápis de cor
- Régua