Plano de Aula

Plano de aula: Transcrevendo adivinhas e anedotas, para trabalhar a segmentação entre palavras, pontuação e usos de letras maiúsculas e minúsculas.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, atividade antecipatória (adivinhas e anedotas trazidas pelas crianças como dever de casa). Atividade: acesse aqui

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização de textos, decorrentes da incompreensão sobre estruturas silábicas e convenções ortográficas (usos de letra maiúscula, segmentação entre palavras e pontuação) ou da falta de familiaridade com os gêneros adivinhas e anedotas que podem ocasionar também dificuldades nas práticas de leitura e escrita.

Referências sobre o assunto:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA