Atividade para impressão - Desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: Transcrevendo adivinhas e anedotas, para trabalhar a segmentação entre palavras, pontuação e usos de letras maiúsculas e minúsculas.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.
Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, atividade antecipatória (adivinhas e anedotas trazidas pelas crianças como dever de casa). Atividade: acesse aqui
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização de textos, decorrentes da incompreensão sobre estruturas silábicas e convenções ortográficas (usos de letra maiúscula, segmentação entre palavras e pontuação) ou da falta de familiaridade com os gêneros adivinhas e anedotas que podem ocasionar também dificuldades nas práticas de leitura e escrita.
Referências sobre o assunto:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA