Plano de Aula

Plano de aula: Transcrevendo adivinhas e anedotas, para trabalhar a segmentação entre palavras, pontuação e usos de letras maiúsculas e minúsculas.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, atividade antecipatória (adivinhas e anedotas trazidas pelas crianças como dever de casa). Atividade: acesse aqui

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização de textos, decorrentes da incompreensão sobre estruturas silábicas e convenções ortográficas (usos de letra maiúscula, segmentação entre palavras e pontuação) ou da falta de familiaridade com os gêneros adivinhas e anedotas que podem ocasionar também dificuldades nas práticas de leitura e escrita.

Referências sobre o assunto:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA