Plano de aula: Reescrita de adivinhas e anedotas pelas crianças

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.

Materiais necessários: Atividade (modelo 1 - segmentação de palavras): aqui

Atividade (modelo 2 - pontuação): aqui

Atividade (modelo 3 - uso de letras maiúsculas e minúsculas): aqui

Resolução da atividade (modelo 1 - segmentação de palavras): aqui

Resolução da atividade (modelo 2 - pontuação): aqui

Resolução da atividade (modelo 3 - uso de letras maiúsculas e minúsculas): aqui

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de aplicar, em um texto escrito de forma incorreta, estruturas silábicas e convenções ortográficas já conhecidas como: segmentação convencional de palavras, pontuação (ponto de exclamação, ponto de interrogação e ponto final) e usos de letras maiúsculas e minúsculas e dificuldades de expressarem na oralidade os sentidos trazidos por textos escritos nesses gêneros, decorrentes da falta de sistematização dos conhecimentos prévios e/ou das especificidades dos gêneros trabalhados.

Referências sobre o assunto:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

• Leia ou projete o tema da aula para a turma.
  • Evidencie que na aula proposta aqui, as crianças trabalharão com a correção de adivinhas e anedotas (esses gêneros já devem ter sido apresentados anteriormente, ainda que de forma breve), utilizando seus conhecimentos prévios sobre a segmentação convencional de palavras, pontuação e usos de letras maiúsculas e minúsculas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA