Plano de Aula

Plano de aula: Refletindo sobre a modalidade escrita da língua

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.

Materiais necessários: Quadro/projetor; giz/pincel de diferentes cores; adivinha e anedota previamente selecionadas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na interpretação autônoma das adivinhas e anedotas, quando inseridas na modalidade escrita da Língua Portuguesa, decorrentes da incompreensão sobre as convenções ortográficas já conhecidas (segmentação convencional de palavras, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúsculas) e das especificidades dos gêneros trabalhados.

Referências sobre o assunto:

DIANA, Daniela. Adivinhas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/adivinhas/>. Acesso em: 13 dez 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.
  • Inicie a aula introduzindo as crianças no gênero adivinha, questionando-as com algumas charadas.
  • Pergunte, por exemplo: “O que é o que é? Feito para andar, mas não anda?” e “O que é o que é? Dá muitas voltas e não sai do lugar?”. Após as perguntas, diga para as crianças: “Logo mais refletiremos sobre as respostas corretas dessas perguntas, mas antes, gostaria de saber… Vocês já viram algum outro texto assim?”; “O que esse tipo de texto propõe?”, espera-se que as crianças digam que os textos trazem uma pergunta desafio para que elas tentem encontrar sua resposta com base em seus conhecimentos e nas dicas dadas. Evidencie que vocês trabalharão textos com essa mesma proposta na aula e que damos a eles o nome de adivinhas. Diga que além desse gênero trabalharão anedotas, que é um texto humorístico como a adivinha, mas que traz algumas particularidades.

Materiais complementares:

DIANA, Daniela. Adivinhas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/adivinhas/>. Acesso em: 13 dez 2018.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA