
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adivinhas e anedotas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar estruturas silábicas e convenções da Língua Portuguesa já conhecidas pelas crianças (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação) em textos de adivinhas e anedotas.
Materiais necessários: Quadro/projetor; giz/pincel de diferentes cores; adivinha e anedota previamente selecionadas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na interpretação autônoma das adivinhas e anedotas, quando inseridas na modalidade escrita da Língua Portuguesa, decorrentes da incompreensão sobre as convenções ortográficas já conhecidas (segmentação convencional de palavras, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúsculas) e das especificidades dos gêneros trabalhados.
Referências sobre o assunto:
DIANA, Daniela. Adivinhas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/adivinhas/>. Acesso em: 13 dez 2018.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Recuperação Língua Portuguesa. Unidade III - Palavra Dialogada. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 06 dez 2018.
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
DIANA, Daniela. Adivinhas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/adivinhas/>. Acesso em: 13 dez 2018.
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
DIANA, Daniela. Adivinhas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/adivinhas/>. Acesso em: 13 dez 2018.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. p. 15. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018 (texto adaptado).
Orientações:
Materiais complementares:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. p. 22. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. p. 21. Volume II. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.
Orientações:
Materiais complementares:
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense - Produção Didático-Pedagógica. p. 38. Volume II. 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_port_pdp_roselis_rita_dybas.pdf. Acesso em: 02 dez 2018.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet.
Introdução
Compartilhe as adivinhas com os estudantes e peça que alguns enviem áudios com a leitura de alguma delas, preestabelecida por você. Depois, dê alguns minutos para que tentem resolvê-las com suas famílias e peça que enviem as respostas encontradas. Repita o procedimento com as anedotas do slide de Introdução. Siga as orientações do slide, enviando os questionamentos desta etapa da aula e promovendo uma pequena discussão através do canal de comunicação utilizado.
Desenvolvimento
Envie o slide de Desenvolvimento ou utilize o Padlet para criar o quadro com as duas adivinhas. Grave um áudio apresentando a história da escrita das adivinhas, conforme o terceiro parágrafo das orientações do slide, e peça que os alunos tentem ler os textos escritos pelas crianças 1 e 2. Envie outro áudio ou vídeo com os questionamentos para fazer as análises dos textos. Peça que os estudantes enviem as devolutivas, seguindo as orientações do slide. Se houver possibilidade de realizar uma videochamada, faça essa análise de forma síncrona, discutindo com os estudantes os questionamentos enviados. Para ampliar as reflexões, de acordo com o 11º parágrafo das orientações, envie aos alunos o link disponível aqui. Depois que jogarem online, continue a discussão, de acordo com as orientações do slide de Desenvolvimento. Para a análise da anedota do segundo slide de Desenvolvimento, siga as orientações, promovendo as discussões e seguindo o mesmo procedimento da análise das adivinhas.
Fechamento
Grave um áudio ou vídeo com questionamentos sobre os aprendizados da aula, retomando as etapas de acordo com as orientações do slide de Fechamento. Para fomentar a discussão, você pode utilizar o Google Jamboard. Com ele, você tem a possibilidade de escrever as adivinhas e anedotas com palavras aglutinadas, separando-as de acordo com as respostas dadas pelos estudantes.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a jogar mais vezes o jogo online, ou inventar novas frases com sílabas faltando. Podem usar os nomes dos colegas da turma e/ou de familiares.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: