14782
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Palavras com correspondências regulares diretas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Palavras com correspondências regulares diretas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar os conhecimentos sobre palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas.

Materiais necessários: Pen drive, data show, notebook, quadro, caneta piloto, lápis, borracha e atividade contendo quatro trava-línguas com sete palavras escritas de forma incorreta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares de letras são pronunciadas de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que hoje eles irão brincar com o jogo dos 7 (sete) erros utilizando trava-línguas, e também irão analisar as palavras com correspondências regulares diretas entre letras e sons presentes nos trava-línguas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando: quem lembra quais são as letras que representam apenas um som? Espera-se que os alunos respondam que as letras P, B, F, V, T, D representam apenas um som. Caso eles não respondam, coloque-as no quadro e faça essa observação.
  • Solicite que os alunos deem exemplos de palavras que possuem essas letras em diferentes posições (sílaba inicial, medial ou final). Caso os alunos não consigam dar os exemplos, peça que observem a lista de nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de referência trabalhada com a turma e analisem se há palavras escritas com essas letras.
  • Escreva no quadro as palavras citadas pelos alunos e peça que eles façam a leitura em voz alta.
  • Chame a atenção para a pronúncia das letras P/B, F/V, T/D em diferentes palavras e em diferentes posições, mostrando que esses pares mínimos, apesar de serem pronunciados de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som, ou seja, não há outra letra ou dígrafo competindo com elas.
  • Organize a turma em duplas heterogêneas, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha o jogo dos 7 (sete) erros, utilizando trava-línguas.
  • Entregue para cada dupla uma atividade, contendo quatro trava-línguas para que os alunos encontrem sete palavras escritas de forma incorreta. É interessante escolher trava-línguas com as letras P, B, F, V, T, D para que os alunos possam observar o som dessas letras. Desse modo, você pode trocar as letras das palavras do trava-línguas por outra que possui um som parecido, por exemplo, trocar a letra F pela letra V, T pela letra D e P pela letra B.

Exemplos de trava-línguas com as letras P, B, F, V, T, D.

  • Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
  • Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
  • Pedro pregou um prego na porta preta.
  • Uma trinca de trancas trancou Tancredo.

Exemplos dos trava-línguas com os 7 (sete) erros.

  • Varofa feita com muita farinha fofa faz uma fovoca feia.
  • Trazei três prados de trigo para três tigres trisdes comerem.
  • Pedro pregou um prego na borta preta.
  • Uma drinca de trancas drancou Tancredo.
  • Solicite que as duplas leiam os trava-línguas com atenção à pronúncia de cada letra e encontrem as 7 (sete) palavras escritas de forma incorreta. Depois que os alunos identificarem essas palavras, peça que eles façam a correção e reescrevam os trava-línguas.
  • Circule pela sala, observando as discussões das duplas e fazendo intervenções como, por exemplo, solicitando que as duplas leiam uma determinada palavra com atenção ao som e questionando se está correta ou não, depois você pode pedir que os alunos identifiquem qual letra pode ser substituída por outra para formar uma nova palavra e, em seguida, solicitar que substitua a letra identificada por outra com som parecido que pode ser P, B, F, V, T, D e peça que releiam a palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade, contendo quatro trava-línguas com 7 (sete) palavras escritas de forma incorreta. Clique aqui para acessar a sugestão de atividade com os trava-línguas escritos de forma correta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide duas duplas para escreverem no quadro as palavras incorretas que encontraram nos trava-línguas, e solicite que, ao lado, escrevam essas palavras de forma correta, explicando qual foi a correção que fizeram. Por exemplo, varofa - farofa, substituiu o V pelo F; fovoca - fofoca, substituiu o V pelo F; prados - pratos, substituiu o D pelo T; trisdes - tristes, substituiu o D pelo T; borta - porta, substituiu o B pelo P; drinca - trinca, substituiu o D pelo T; drancou - trancou, substituiu D pelo T.
  • Analise as palavras junto com a turma, observando se as duplas convidadas encontraram os sete erros e se corrigiram as palavras corretamente. Caso outras duplas tenham encontrado outro(s) erro(s) e tenham feito correções de forma diferente, solicite que socializem para que sejam analisadas coletivamente.
  • Peça que os alunos façam a leitura dos trava-línguas revisados e chame a atenção para o som das letras que foram substituídas P/B, F/V, T/D.
  • Conclua com os alunos que todos os trava-línguas possuíam um ou mais grafemas do grupo apresentado no início da aula (P, B, F, V, T, D) e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, representam apenas um fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um) ou correspondência regular direta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide duas duplas para escreverem no quadro as palavras incorretas que encontraram nos trava-línguas, e solicite que, ao lado, escrevam essas palavras de forma correta, explicando qual foi a correção que fizeram, por exemplo, varofa - farofa, substituiu o V pelo F; fovoca - fofoca, substituiu o V pelo F; prados - pratos, substituiu o D pelo T; trisdes - tristes, substituiu o D pelo T; borta - porta, substituiu o B pelo P; drinca - trinca, substituiu o D pelo T; drancou - trancou, substituiu D pelo T.
  • Analise as palavras junto com a turma, observando se as duplas convidadas encontraram os setes erros e se corrigiram as palavras corretamente. Caso outras duplas tenham encontrado outro/s erro/s e tenham feito correções de forma diferente, solicite que socializem para que sejam analisadas coletivamente.
  • Solicite que os alunos façam a leitura dos trava-línguas revisados e chame a atenção para o som das letras que foram substituídas P/B, F/V, T/D.
  • Conclua com os alunos que todos os trava-línguas possuíam um ou mais grafemas do grupo apresentado no início da aula (P, B, F, V, T, D) e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, representam apenas um fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um) ou correspondência regular direta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar os conhecimentos sobre palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas.

Materiais necessários: Pen drive, data show, notebook, quadro, caneta piloto, lápis, borracha e atividade contendo quatro trava-línguas com sete palavras escritas de forma incorreta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares de letras são pronunciadas de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que hoje eles irão brincar com o jogo dos 7 (sete) erros utilizando trava-línguas, e também irão analisar as palavras com correspondências regulares diretas entre letras e sons presentes nos trava-línguas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando: quem lembra quais são as letras que representam apenas um som? Espera-se que os alunos respondam que as letras P, B, F, V, T, D representam apenas um som. Caso eles não respondam, coloque-as no quadro e faça essa observação.
  • Solicite que os alunos deem exemplos de palavras que possuem essas letras em diferentes posições (sílaba inicial, medial ou final). Caso os alunos não consigam dar os exemplos, peça que observem a lista de nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de referência trabalhada com a turma e analisem se há palavras escritas com essas letras.
  • Escreva no quadro as palavras citadas pelos alunos e peça que eles façam a leitura em voz alta.
  • Chame a atenção para a pronúncia das letras P/B, F/V, T/D em diferentes palavras e em diferentes posições, mostrando que esses pares mínimos, apesar de serem pronunciados de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som, ou seja, não há outra letra ou dígrafo competindo com elas.
  • Organize a turma em duplas heterogêneas, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha o jogo dos 7 (sete) erros, utilizando trava-línguas.
  • Entregue para cada dupla uma atividade, contendo quatro trava-línguas para que os alunos encontrem sete palavras escritas de forma incorreta. É interessante escolher trava-línguas com as letras P, B, F, V, T, D para que os alunos possam observar o som dessas letras. Desse modo, você pode trocar as letras das palavras do trava-línguas por outra que possui um som parecido, por exemplo, trocar a letra F pela letra V, T pela letra D e P pela letra B.

Exemplos de trava-línguas com as letras P, B, F, V, T, D.

  • Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
  • Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
  • Pedro pregou um prego na porta preta.
  • Uma trinca de trancas trancou Tancredo.

Exemplos dos trava-línguas com os 7 (sete) erros.

  • Varofa feita com muita farinha fofa faz uma fovoca feia.
  • Trazei três prados de trigo para três tigres trisdes comerem.
  • Pedro pregou um prego na borta preta.
  • Uma drinca de trancas drancou Tancredo.
  • Solicite que as duplas leiam os trava-línguas com atenção à pronúncia de cada letra e encontrem as 7 (sete) palavras escritas de forma incorreta. Depois que os alunos identificarem essas palavras, peça que eles façam a correção e reescrevam os trava-línguas.
  • Circule pela sala, observando as discussões das duplas e fazendo intervenções como, por exemplo, solicitando que as duplas leiam uma determinada palavra com atenção ao som e questionando se está correta ou não, depois você pode pedir que os alunos identifiquem qual letra pode ser substituída por outra para formar uma nova palavra e, em seguida, solicitar que substitua a letra identificada por outra com som parecido que pode ser P, B, F, V, T, D e peça que releiam a palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade, contendo quatro trava-línguas com 7 (sete) palavras escritas de forma incorreta. Clique aqui para acessar a sugestão de atividade com os trava-línguas escritos de forma correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide duas duplas para escreverem no quadro as palavras incorretas que encontraram nos trava-línguas, e solicite que, ao lado, escrevam essas palavras de forma correta, explicando qual foi a correção que fizeram. Por exemplo, varofa - farofa, substituiu o V pelo F; fovoca - fofoca, substituiu o V pelo F; prados - pratos, substituiu o D pelo T; trisdes - tristes, substituiu o D pelo T; borta - porta, substituiu o B pelo P; drinca - trinca, substituiu o D pelo T; drancou - trancou, substituiu D pelo T.
  • Analise as palavras junto com a turma, observando se as duplas convidadas encontraram os sete erros e se corrigiram as palavras corretamente. Caso outras duplas tenham encontrado outro(s) erro(s) e tenham feito correções de forma diferente, solicite que socializem para que sejam analisadas coletivamente.
  • Peça que os alunos façam a leitura dos trava-línguas revisados e chame a atenção para o som das letras que foram substituídas P/B, F/V, T/D.
  • Conclua com os alunos que todos os trava-línguas possuíam um ou mais grafemas do grupo apresentado no início da aula (P, B, F, V, T, D) e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, representam apenas um fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um) ou correspondência regular direta.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide duas duplas para escreverem no quadro as palavras incorretas que encontraram nos trava-línguas, e solicite que, ao lado, escrevam essas palavras de forma correta, explicando qual foi a correção que fizeram, por exemplo, varofa - farofa, substituiu o V pelo F; fovoca - fofoca, substituiu o V pelo F; prados - pratos, substituiu o D pelo T; trisdes - tristes, substituiu o D pelo T; borta - porta, substituiu o B pelo P; drinca - trinca, substituiu o D pelo T; drancou - trancou, substituiu D pelo T.
  • Analise as palavras junto com a turma, observando se as duplas convidadas encontraram os setes erros e se corrigiram as palavras corretamente. Caso outras duplas tenham encontrado outro/s erro/s e tenham feito correções de forma diferente, solicite que socializem para que sejam analisadas coletivamente.
  • Solicite que os alunos façam a leitura dos trava-línguas revisados e chame a atenção para o som das letras que foram substituídas P/B, F/V, T/D.
  • Conclua com os alunos que todos os trava-línguas possuíam um ou mais grafemas do grupo apresentado no início da aula (P, B, F, V, T, D) e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, representam apenas um fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um) ou correspondência regular direta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP03 da BNCC

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano