Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de capacidade não padronizadas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medidas não convencionais de comprimento, massa e capacidade
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Priscila Paes Inácio Melies
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Objetivos específicos
Estabelecer comparações simples relacionadas a capacidades utilizando vocabulário adequado.
Conceito-chave
Comparação entre medidas de capacidade não padronizadas.
Recursos necessários
- 4 a 6 kits com duas garrafinhas de refrigerantes sendo as duas da mesma altura, porém uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes mas que estejam com água no mesmo nível).
- Vários copos com diferentes capacidades (em quantidades o suficiente para todas as equipes terem acesso e poderem trabalhar).
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer comparações simples relacionadas a capacidades utilizando vocabulário adequado.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA