Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM03
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, duas garrafas (conforme orientações do plano de aula) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode realizar a aula de duas maneira, sendo que em uma delas você terá as garrafas e fará uma discussão coletiva sobre a capacidade dessas garrafas e sobre como fazer para comprovar. Outra opção é que cada aluno tenha suas garrafas para ir experimentando e conversando com o coletivo (por isso, é indicado encontros com grupos reduzidos de alunos). Independente da sua escolha, faça em seguida, a discussão das soluções, adaptando as questões do Discuta com a turma, pois eles não trabalharam em grupos.
Aula assíncrona: Você pode realizar a aula de duas maneira, sendo que em uma delas você grava um vídeo e envia aos alunos, apresentando as garrafas e a proposta, sendo que devem responder à pergunta:
1) EM QUE AS GARRAFAS DIFEREM?
2) COMO PODEMOS SABER SE A QUANTIDADE DE ÁGUA DENTRO DAS GARRAFAS É IGUAL OU NÃO?
Peça que te encaminhem as respostas e após receber mande outro vídeo testando a capacidade de água das garrafas, de acordo com algumas indicações dos alunos em suas respostas. E envie mais questões, que devem responder e te encaminhar:
1) O QUE AS GARRAFAS TÊM DE DIFERENTE?
2) POR QUE AS DUAS GARRAFAS EM PÉ PARECEM TER A MESMA QUANTIDADE DE ÁGUA?
3) VOCÊ DESCOBRIU EM QUAL DELAS CABE MAIS ÁGUA?
4) POR QUE VOCÊ ACHA QUE NESTA GARRAFA CABE MAIS ÁGUA?
5) COMO FIZERAM PARA DESCOBRIR ISSO?
Se necessário, indique que um adulto seja o leitor e/ou escriba.
A outra maneira de realizar a aula, é que cada aluno tenha as suas garrafas. Neste caso, envie comandas bem claras e questões para que respondam e te encaminhem.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides da Sistematização do conceito e do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Realize uma devolutiva às respostas dos alunos, com as intervenções que julgar necessárias e um fechamento com base na sistematização do conceito e no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as capacidades de potes diversos e a realizar as atividades da aula (no caso assíncrono). Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.