Plano de Aula

Plano de aula: Estimando capacidades

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medidas não convencionais de comprimento, massa e capacidade

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Estimar medidas de capacidade a partir de diferentes meios não padronizados.

Conceito-chave

Medidas não padronizadas de capacidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Copinhos descartáveis pequenos para as constatações do raio x (sugestão: copinhos de café com 50 ml);
  • Colheres pequenas de sobremesa.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Estimar medidas de capacidade a partir de diferentes meios não padronizados.