Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM04
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, um cabo de vassoura e um palito (sorvete ou churrasco) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Peça às famílias que apresentem aos alunos um cabo de vassoura e um outro palito (picolé, churrasco). Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Para qualquer tipo de aula, explique a comanda ou envie deixando claro que não podem usar o cabo de vassoura para medir o cômodo. Peça que escolham um cômodo da casa e que, um adulto coloque o cabo de vassoura no chão, no sentido do seu comprimento. Indique que deverão estimar quantos cabos são necessários para medir o comprimento do cômodo.
Aula síncrona: Deixe que, por alguns minutos, seus alunos pensem em estratégias e depois realize uma discussão das soluções encontradas, adaptando as questões do Discuta com a turma, pois eles não trabalharam em duplas.
Aula assíncrona: Envie questões para saber como pensaram e já colocando algumas estratégias para que comentem. Peça que te encaminhem as respostas.
1) DE QUAL CÔMODO DA SUA CASA VOCÊ ESTIMOU A MEDIDA?
2) QUANTOS BASTÕES VOCÊ ESTIMOU PARA CHEGA PRÓXIMO AO COMPRIMENTO DO CÔMODO?
3) COMO PENSOU E O QUE FEZ PARA CHEGAR NESTE VALOR? EXPLIQUE.
4) CONSEGUIU PENSAR EM OUTRA ALTERNATIVA?
5) UM COLEGA MEDIU O TAMANHO DO CABO DE VASSOURA COM SEUS PÉS E DEPOIS MEDIU A SALA. DAÍ ESTIMOU QUANTOS CABOS SERIAM NECESSÁRIOS.
6) VOCÊ ACHA QUE ESSA ESTRATÉGIA É VÁLIDA?
Se necessário, indique que um adulto seja o leitor e/ou escriba.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides da Sistematização do conceito e do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Realize uma devolutiva às respostas dos alunos, com as intervenções que julgar necessárias e um fechamento com base na sistematização do conceito e no encerramento do plano de aula. Se achar conveniente, mande uma compilação de diferentes estratégias usadas pelos alunos.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre estimativa de medidas e a realizar as atividades da aula. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.