Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM07
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula. Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa. Apresente o slide e promova a discussão.
Aula assíncrona: Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa. Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode realizar o jogo conforme as instruções. Seria interessante cada aluno ter o seu dado ou cartões numerados de 1 a 6, para que façam o sorteio na sua vez, mas se não for viável, você pode jogar o dado e sortear a carta para cada jogador, que deverá responder o que for necessário. Faça a marcação na trilha de forma que os alunos tenham visibilidade do tabuleiro. Ao terminar o jogo faça a discussão das soluções, como indicado no plano.
Aula assíncrona: Envie os impressos ou imagens da atividade (conforme modelo) para que os alunos possam jogar com os familiares. Altere as regras, pois não se trata de jogo em equipes. Lembre de orientar que se não tiverem um dado poderão utilizar fichas numeradas de 1 a 6, num saquinho, para sortear. Caso, não seja possível os alunos obterem o material necessário para o jogo, utilize as informações para que respondam com falso ou verdadeiro, por exemplo:
escreva F se a afirmação for falsa e V se for verdadeira:
1- ( ) Uma melancia tem menor massa que uma banana.
2- ( ) Um objeto que pesa mais que um copo é uma cadeira.
3- ( ) Um carro é mais pesado que uma bicicleta.
4- ( ) Veja:

Se esta for a sua opção peça que te enviem as respostas, mesmo que não façam a impressão da atividade:
1 - F
2- V
E assim por diante.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre comparação de peso das coisas. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.