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Plano de aula - Sons parecidos: palavras com V e F

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sons parecidas das palavras V e F

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que irão conhecer palavras com sons muito parecidos.

Atenção: segundo Athur Gomes de Moraes, nessa correspondência (F\V) não existe, no sistema alfabético do português, outra letra para registrar o som de F, ou o de V, etc. Nesses casos, nossa função é ajudar o aprendiz a analisar fonologicamente as palavras em que está cometendo trocas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Escreva o poema “Vento Forte”, de Alice Penna de Azevedo, em um cartaz e cole-o no quadro ou projete-o com o uso do datashow.
  • Leia o poema para os alunos.
  • Durante a leitura, segmente as palavras do poema, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido.
  • Peça que um aluno vá até o quadro e encontre a palavra VENTO no título do poema.
  • Pergunte aos alunos:
  • Qual é a letra inicial da palavra vento? Qual o som dessa letra? (R. A letra inicial é a letra V e ela faz o som de /v/)
  • Incentive os alunos a falarem outras palavras que se iniciam pela letra V. Registre as palavras ditas no quadro.
  • Vocês conhecem mais palavras que começam com a letra V? Quais? Vamos dizer mais algumas palavras que começam com a letra V? (R. Deixe que os alunos falem mais palavras que iniciam com V, como VACA, VASSOURA, VINHO, etc).
  • Agora vamos observar a segunda palavra do título? Qual a segunda palavra do título? (R. Forte)
  • Peça que um aluno vá até o quadro e encontre a palavra FORTE no título do poema.
  • Com qual letra começa a palavra FORTE? Qual o som dessa letra? (R. Começa com a letra F e o som é o /f/).
  • O som do F é parecido com o som do V? (R. Sim, o som de F e V são muito parecidos).
  • Explique aos alunos que muitas vezes confundimos como se escreve palavras com F e V porque o som das duas consoantes é muito semelhante, e não há pistas ou dicas para identificarmos como se escreve as palavras, e que por isso precisamos prestar atenção ao som delas.
  • Explique que nessa aula vocês irão conhecer palavras muito parecidas e aprender a diferenciar o som de cada uma delas.

Materiais complementares: Cartaz do poema “Vento Forte” de Alice Penna de Azevedo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes das imagens.

Atenção: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.

  • Entregue para cada dupla um banco de palavras que apresente palavras escrita com F e V no início da palavra, mas também em posição medial e final. Entregue também uma tabela com duas colunas, sendo a primeira coluna para palavras com V, e a segunda coluna para as palavras com F.
  • Leia para os alunos as palavras que aparecem na lista.
  • Solicite que as duplas separem as palavras em duas colunas, de acordo com o som parecido.
  • Dê um tempo para que as duplas realizem a atividade. No primeiro momento, deixe que as duplas discutam entre si em qual coluna deve colocar as palavras.
  • Posteriormente, enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla coloque uma palavra com som de F na coluna do V: Exemplo: FACA.
  • Leia a palavra que você colocou nessa coluna. Que palavra é essa? (R. É a palavra FACA).
  • Pronuncie em voz alta a palavra FACA. Qual o som inicial dessa palavra? (R. É o som de /f/)
  • Observe a imagem: é VACA ou FACA? (R. É a imagem de uma FACA)
  • Qual o som que a letra V faz? (R. Faz o som de /v/)
  • O som de FACA é igual ao som que o /v/ faz? (R. O som não é igual).
  • A palavra FACA deve ficar nessa coluna ou precisa mudar? (R. Ela precisa mudar de coluna).
  • Caso a dupla coloque duas palavras com som de F e V na mesma coluna: Exemplo: FARINHA e VARINHA:
  • Vamos ler essas duas palavras? (R. Sim, FARINHA e VARINHA).
  • Qual a primeira letra da palavra FARINHA? (R. É a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. O som de /f/)
  • E qual a primeira letra da palavra VARINHA? (R. É a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. O som é /v/)
  • F e V têm o mesmo som? (R. Não, são sons diferentes.)
  • As palavras VARINHA e FARINHA devem ficar na mesma coluna? (R. Não, devem ficar em colunas diferentes).
  • Caso a dupla apresente dificuldade e não saiba em qual coluna colocar alguma palavra: Exemplo: CAVALO.
  • Você consegue ler essa palavra? (R. Sim, é a palavra CAVALO).
  • Qual o som da palavra CAVALO? (R. Não sei identificar o som).
  • Eu falo CAVALO ou CAFALO? (R. Eu falo CAVALO)
  • Qual o som do /v/, que aparece na palavra CAVALO? (R. É o som da letra V).
  • Qual o som das palavras da primeira coluna? (R. Na primeira coluna é a letra V).
  • O som do /v/ na primeira coluna é igual ou diferente ao som do /v/ na palavra cavalo? (R. É igual).
  • Qual o som das palavras da segunda coluna? (R. é o som da letra F)
  • O som do /f/ na segunda coluna é igual ou diferente ao som do /v/ na palavra cavalo? (R. É som diferente).
  • A palavra CAVALO deve ficar na primeira ou na segunda coluna? (R. Deve ficar na primeira coluna).
  • Ao final da atividade, solicite que as duplas leiam as palavras que colocaram em cada coluna.
  • Registre no quadro as duas colunas e as palavras que as duplas colocaram em cada coluna.
  • Caso haja duplas que colocaram a mesma palavra em colunas diferentes, questione-os sobre o motivo e deixe que a turma decida em qual coluna a palavra deve ficar.
  • Verifiquem coletivamente se as palavras estão no lugar certo. Levante os seguintes questionamentos:
  • Por que VACA e FILA estão na mesma coluna? (R. Porque possuem som igual?)
  • Vamos pronunciar as duas palavras? O som é igual nas duas? (R. Não, os sons são diferentes).
  • Em qual coluna a palavra VACA deve ficar? E a palavra FILA? (R. A palavra VACA deve ficar na primeira coluna e a FILA na segunda coluna).
  • Uma dupla colocou a palavra CAVALO na primeira coluna e a outra dupla colocou na segunda coluna. Em qual coluna a palavra CAVALO deve ficar? Por quê? (R. A palavra CAVALO deve ficar na primeira coluna).
  • O som do /v/ de CAVALO é igual ao som do /f/ da segunda coluna? (R. Não, são sons diferentes).
  • Em qual coluna a palavra CAVALO deve ficar? (R. Deve ficar na primeira coluna).
  • Mostre aos alunos que completaram duas colunas, uma com som de F e outra com som de V.

Materiais complementares: Banco de palavras, tabela com duas colunas. Clique aqui para acessar o banco de palavras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Realize a atividade de fechamento de forma individual, a fim de verificar se houve consolidação da aprendizagem.
  • Após completarem corretamente as duas colunas, entregue para cada aluno fichas com imagens de palavras que possuem as letras F e V, sem, contudo, aparecer o nome da imagem.
  • Solicite aos alunos que separem as figuras em dois grupos, observando o som de cada figura.
  • Explique aos alunos que na primeira coluna deverão colocar as imagens cujos nomes possuam a letra V e na segunda coluna deverão colocar as imagens cujos nomes possuem a letra F.
  • Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções quando necessário. Apresente os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno coloque duas imagens com som de F e V no mesmo grupo: Exemplo: VAQUEIRO e FOCA:
  • Vamos observar as imagens: vou dizê-las para você: FOCA.
  • Com qual letra que começa FOCA? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. É o som de /f/)
  • Ela deverá ficar em qual coluna: do F ou do V? (R. Deve ficar no som do F)
  • Vamos observar as imagens: vou dizê-las para você: VAQUEIRO.
  • Com qual letra que começa VAQUEIRO? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. O som é /v/)
  • Ela deverá ficar em qual coluna: do F ou do V? (R. Deve aparecer na coluna do V)
  • As palavras VAQUEIRO e FOCA devem ficar no mesmo grupo? (R. Não, devem ficar em grupos diferentes).

Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (segunda parte).

Orientações:

  • Após separarem as imagens em dois grupos, entregue para cada aluno uma folha contendo duas colunas, uma para as imagens que têm a letra V e outra para a letra F.
  • Solicite aos alunos que colem as imagens na coluna correspondente.
  • Enquanto as crianças realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole a figura na coluna errada. Por exemplo: colar a figura da VACA na coluna do F.
  • Que imagem é essa? (R. É uma vaca)
  • Com qual letra começa a palavra VACA? (R. Começa com a letra V).
  • Qual o som da letra /v/ da palavra VACA? (R. É o som da letra V)
  • Agora vamos observar a letra da coluna que você colou a palavra VACA. Que letra é essa? (R. Essa é a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. É o som do /f/)
  • O som da letra F aparece na palavra VACA? (R. Não)
  • Em qual coluna devemos colocar a palavra VACA? (R. Na coluna da letra V).

Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que irão conhecer palavras com sons muito parecidos.

Atenção: segundo Athur Gomes de Moraes, nessa correspondência (F\V) não existe, no sistema alfabético do português, outra letra para registrar o som de F, ou o de V, etc. Nesses casos, nossa função é ajudar o aprendiz a analisar fonologicamente as palavras em que está cometendo trocas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Escreva o poema “Vento Forte”, de Alice Penna de Azevedo, em um cartaz e cole-o no quadro ou projete-o com o uso do datashow.
  • Leia o poema para os alunos.
  • Durante a leitura, segmente as palavras do poema, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido.
  • Peça que um aluno vá até o quadro e encontre a palavra VENTO no título do poema.
  • Pergunte aos alunos:
  • Qual é a letra inicial da palavra vento? Qual o som dessa letra? (R. A letra inicial é a letra V e ela faz o som de /v/)
  • Incentive os alunos a falarem outras palavras que se iniciam pela letra V. Registre as palavras ditas no quadro.
  • Vocês conhecem mais palavras que começam com a letra V? Quais? Vamos dizer mais algumas palavras que começam com a letra V? (R. Deixe que os alunos falem mais palavras que iniciam com V, como VACA, VASSOURA, VINHO, etc).
  • Agora vamos observar a segunda palavra do título? Qual a segunda palavra do título? (R. Forte)
  • Peça que um aluno vá até o quadro e encontre a palavra FORTE no título do poema.
  • Com qual letra começa a palavra FORTE? Qual o som dessa letra? (R. Começa com a letra F e o som é o /f/).
  • O som do F é parecido com o som do V? (R. Sim, o som de F e V são muito parecidos).
  • Explique aos alunos que muitas vezes confundimos como se escreve palavras com F e V porque o som das duas consoantes é muito semelhante, e não há pistas ou dicas para identificarmos como se escreve as palavras, e que por isso precisamos prestar atenção ao som delas.
  • Explique que nessa aula vocês irão conhecer palavras muito parecidas e aprender a diferenciar o som de cada uma delas.

Materiais complementares: Cartaz do poema “Vento Forte” de Alice Penna de Azevedo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes das imagens.

Atenção: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.

  • Entregue para cada dupla um banco de palavras que apresente palavras escrita com F e V no início da palavra, mas também em posição medial e final. Entregue também uma tabela com duas colunas, sendo a primeira coluna para palavras com V, e a segunda coluna para as palavras com F.
  • Leia para os alunos as palavras que aparecem na lista.
  • Solicite que as duplas separem as palavras em duas colunas, de acordo com o som parecido.
  • Dê um tempo para que as duplas realizem a atividade. No primeiro momento, deixe que as duplas discutam entre si em qual coluna deve colocar as palavras.
  • Posteriormente, enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla coloque uma palavra com som de F na coluna do V: Exemplo: FACA.
  • Leia a palavra que você colocou nessa coluna. Que palavra é essa? (R. É a palavra FACA).
  • Pronuncie em voz alta a palavra FACA. Qual o som inicial dessa palavra? (R. É o som de /f/)
  • Observe a imagem: é VACA ou FACA? (R. É a imagem de uma FACA)
  • Qual o som que a letra V faz? (R. Faz o som de /v/)
  • O som de FACA é igual ao som que o /v/ faz? (R. O som não é igual).
  • A palavra FACA deve ficar nessa coluna ou precisa mudar? (R. Ela precisa mudar de coluna).
  • Caso a dupla coloque duas palavras com som de F e V na mesma coluna: Exemplo: FARINHA e VARINHA:
  • Vamos ler essas duas palavras? (R. Sim, FARINHA e VARINHA).
  • Qual a primeira letra da palavra FARINHA? (R. É a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. O som de /f/)
  • E qual a primeira letra da palavra VARINHA? (R. É a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. O som é /v/)
  • F e V têm o mesmo som? (R. Não, são sons diferentes.)
  • As palavras VARINHA e FARINHA devem ficar na mesma coluna? (R. Não, devem ficar em colunas diferentes).
  • Caso a dupla apresente dificuldade e não saiba em qual coluna colocar alguma palavra: Exemplo: CAVALO.
  • Você consegue ler essa palavra? (R. Sim, é a palavra CAVALO).
  • Qual o som da palavra CAVALO? (R. Não sei identificar o som).
  • Eu falo CAVALO ou CAFALO? (R. Eu falo CAVALO)
  • Qual o som do /v/, que aparece na palavra CAVALO? (R. É o som da letra V).
  • Qual o som das palavras da primeira coluna? (R. Na primeira coluna é a letra V).
  • O som do /v/ na primeira coluna é igual ou diferente ao som do /v/ na palavra cavalo? (R. É igual).
  • Qual o som das palavras da segunda coluna? (R. é o som da letra F)
  • O som do /f/ na segunda coluna é igual ou diferente ao som do /v/ na palavra cavalo? (R. É som diferente).
  • A palavra CAVALO deve ficar na primeira ou na segunda coluna? (R. Deve ficar na primeira coluna).
  • Ao final da atividade, solicite que as duplas leiam as palavras que colocaram em cada coluna.
  • Registre no quadro as duas colunas e as palavras que as duplas colocaram em cada coluna.
  • Caso haja duplas que colocaram a mesma palavra em colunas diferentes, questione-os sobre o motivo e deixe que a turma decida em qual coluna a palavra deve ficar.
  • Verifiquem coletivamente se as palavras estão no lugar certo. Levante os seguintes questionamentos:
  • Por que VACA e FILA estão na mesma coluna? (R. Porque possuem som igual?)
  • Vamos pronunciar as duas palavras? O som é igual nas duas? (R. Não, os sons são diferentes).
  • Em qual coluna a palavra VACA deve ficar? E a palavra FILA? (R. A palavra VACA deve ficar na primeira coluna e a FILA na segunda coluna).
  • Uma dupla colocou a palavra CAVALO na primeira coluna e a outra dupla colocou na segunda coluna. Em qual coluna a palavra CAVALO deve ficar? Por quê? (R. A palavra CAVALO deve ficar na primeira coluna).
  • O som do /v/ de CAVALO é igual ao som do /f/ da segunda coluna? (R. Não, são sons diferentes).
  • Em qual coluna a palavra CAVALO deve ficar? (R. Deve ficar na primeira coluna).
  • Mostre aos alunos que completaram duas colunas, uma com som de F e outra com som de V.

Materiais complementares: Banco de palavras, tabela com duas colunas. Clique aqui para acessar o banco de palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Realize a atividade de fechamento de forma individual, a fim de verificar se houve consolidação da aprendizagem.
  • Após completarem corretamente as duas colunas, entregue para cada aluno fichas com imagens de palavras que possuem as letras F e V, sem, contudo, aparecer o nome da imagem.
  • Solicite aos alunos que separem as figuras em dois grupos, observando o som de cada figura.
  • Explique aos alunos que na primeira coluna deverão colocar as imagens cujos nomes possuam a letra V e na segunda coluna deverão colocar as imagens cujos nomes possuem a letra F.
  • Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções quando necessário. Apresente os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno coloque duas imagens com som de F e V no mesmo grupo: Exemplo: VAQUEIRO e FOCA:
  • Vamos observar as imagens: vou dizê-las para você: FOCA.
  • Com qual letra que começa FOCA? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. É o som de /f/)
  • Ela deverá ficar em qual coluna: do F ou do V? (R. Deve ficar no som do F)
  • Vamos observar as imagens: vou dizê-las para você: VAQUEIRO.
  • Com qual letra que começa VAQUEIRO? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. O som é /v/)
  • Ela deverá ficar em qual coluna: do F ou do V? (R. Deve aparecer na coluna do V)
  • As palavras VAQUEIRO e FOCA devem ficar no mesmo grupo? (R. Não, devem ficar em grupos diferentes).

Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.

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Tempo sugerido: 8 minutos (segunda parte).

Orientações:

  • Após separarem as imagens em dois grupos, entregue para cada aluno uma folha contendo duas colunas, uma para as imagens que têm a letra V e outra para a letra F.
  • Solicite aos alunos que colem as imagens na coluna correspondente.
  • Enquanto as crianças realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole a figura na coluna errada. Por exemplo: colar a figura da VACA na coluna do F.
  • Que imagem é essa? (R. É uma vaca)
  • Com qual letra começa a palavra VACA? (R. Começa com a letra V).
  • Qual o som da letra /v/ da palavra VACA? (R. É o som da letra V)
  • Agora vamos observar a letra da coluna que você colou a palavra VACA. Que letra é essa? (R. Essa é a letra F)
  • Qual o som da letra F? (R. É o som do /f/)
  • O som da letra F aparece na palavra VACA? (R. Não)
  • Em qual coluna devemos colocar a palavra VACA? (R. Na coluna da letra V).

Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.

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