Plano de Aula
Plano de aula: Representação espacial com maquete
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento desta aula você utilizará as dependências da sala de aula e pátio da escola.
Materiais necessários: Material reciclável: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, papelão (para a base), cola, lápis de cor.
Contextos prévios: Para realizar a representação dos lugares utilizando a maquete é necessário que os alunos já tenham desenvolvidos alguns conceitos referentes à localização espacial: noção de esquerda, direita, embaixo, em cima, bem como tenham a compreensão dos diferentes pontos de vista para um mesmo objeto: visão frontal oblíqua e vertical. Se desejar você poderá trabalhar esses conceitos previamente a partir da execução dos planos “Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço”, e “ Orientação espacial: a localização a partir de pistas”, disponíveis no site da Revista Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e digam o que imaginam que farão na aula de hoje. É bem provável que digam que irão desenhar (fazer o mapa mental) o pátio da escola. Informe-os que neste dia conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.
Como adequar à sua realidade: Neste plano sugerimos a observação do pátio da escola, mas você poderá adequar a sua realidade solicitando que os alunos observem outros lugares da escola para posterior representação com a maquete.
Para você saber mais:
Artigo “A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia” disponível em http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos, contextualize dizendo que Davi (o menino da imagem) gosta muito de trens de verdade e pediu um aos seus pais como presente de aniversário. Contudo, ficou decepcionado com o presente que recebeu. Questione:
- Por que o menino ficou triste?
- O que ele imaginava ganhar? E o que ele ganhou?
Ouça com atenção a turma, não antecipe respostas. As observações dessa situação devem permitir perceber que o Davi recebeu um objeto de brinquedo que imita o real.
Como adequar à sua realidade: Você poderá imprimir este slide e apresentar à turma, ou mostrar duas imagens (trem real e trem de brinquedo) e contextualizá-la a partir da história do menino Davi.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente o slide ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam e dê respostas ao comando. Se necessário exemplifique:
- Qual objeto poderíamos usar para representar a mesa da nossa sala de aula?
É bem provável que os alunos digam que é possível realizar as representações e citem alguns exemplos. Diga a eles que dando continuidade a esta problematização será dado início a próxima atividade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles sairão em grupo até o pátio da escola. Deverão percorrer todo o entorno do local, ser muito observadores e prestar atenção em todos os elementos que estão verificando. Diga que quando voltarem pensarão em objetos para representar os elementos observados no pátio e assim reproduzir de forma reduzida este espaço da escola. Essas observações não deverão ultrapassar 10 minutos.
Retorne a sala de aula, projete a tabela do slide ou a faça no quadro. Peça aos alunos que relatem o que observaram no pátio: mesas, cadeiras, bebedouro, vasos de plantas, etc. Anote esses itens na coluna “Objeto a ser representado”.
Apresente à turma os materiais recicláveis que poderão utilizar para representar os elementos do pátio da escola: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, etc. Na tabela, no campo “material utilizado para representação” com auxílio da turma preencha qual material poderá ser usado para a representação do objeto real.
Separe os alunos em pequenos grupos de acordo com a quantidade de objetos a ser representado. Solicite que eles peguem os materiais previamente estipulados por toda a turma e deem início a pintura e montagem daquilo que irão representar.
Definida a etapa acima, coloque um pedaço médio de papelão no centro da sala para ser a base (chão) do pátio. Informe a turma que o nome dado a uma representação em miniatura da realidade é maquete e que neste momento construirão uma. Solicite aos grupos que coloquem os materiais criados nos respectivos lugares assim como estão dispostos no pátio real.
Solicite que observem o trabalho quase pronto (falta colar), questione se todos os elementos do lugar real (pátio) foram contemplados, se fariam alguma mudança, etc. Informe-os que não precisam representar todos os objetos do pátio nessa maquete e que a representação pode ser parcial ou completa. Terminada essa etapa cole os itens da maquete.
Como adequar à sua realidade: Previamente você poderá solicitar a turma que traga à escola materiais recicláveis para a realização desta atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Realize uma leitura coletiva. Solicite aos alunos que completem a frase indicando o que devemos nos atentar antes e durante a realização de uma maquete, sendo esperado que apresentem as possíveis respostas:
- Observar com atenção o local e os elementos que a ele pertencem;
- Procurar materiais que tenham o formato semelhante aquilo que querem representar;
- Adequar o tamanho dos objetos ao tamanho do item real;
- Posicionar corretamente os objetos de acordo com o local que estão representando.
Deixe a maquete criada pela turma em um espaço da sala de aula. Ela poderá ser utilizada em outras aulas de Geografia ou atreladas aos conteúdos de Matemática que também exploram representação, localização espacial e até mesmo formas geométricas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, software para gravação de um vídeo do pátio da escola
- Optativas: Google Classroom, YouTube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Participação
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes elaborarem uma representação espacial em três dimensões a partir de observação do espaço (pátio escolar). Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e informe-os que nesta aula eles conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.
Contextualização (20 minutos)
Envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Contextualize dizendo que Davi gosta muito de trens de verdade e pediu um aos seus pais como presente de aniversário. Contudo, ficou decepcionado com o que recebeu. Questione:
- Por que o menino ficou triste?
- O que ele imaginava ganhar? E o que ele ganhou?
Ouça-os com atenção, mas não antecipe respostas. As observações dessa situação devem permitir perceber que o Davi recebeu um objeto de brinquedo que imita o real.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens do plano original aos alunos. Se necessário, exemplifique:
- Qual objeto poderíamos usar para representar a mesa da nossa sala de aula?
É bem provável que os alunos digam que é possível realizar as representações e que citem exemplos. Diga a eles que será dado início à próxima atividade.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Como estamos vivendo um momento de isolamento social, grave um tour pelos espaços da escola e depois envie as crianças. Explique que elas deverão prestar muita atenção em todos os elementos que estão visualizando. Diga que deverão pensar em objetos para representar os elementos observados e, assim, reproduzir de forma reduzida o espaço da escola. Peça que relatem o que observaram no tour pelo pátio da escola: mesas, cadeiras, bebedouro, vasos de plantas, etc.
Conte aos alunos sobre materiais recicláveis que poderão utilizar para representar os elementos do pátio da escola: caixas de diferentes formatos e tamanhos, tampinhas de refrigerante e etc. Na tabela, no campo “Material utilizado para representação”, oriente que preencham qual recurso poderá ser usado. Essa tabela deve ser feita no caderno.
Peça que eles encontrem um papelão para ser a base (chão) do pátio. Informe à turma que o nome dado a uma representação em miniatura da realidade é maquete e que, neste momento, construirão uma.
Sistematização (60 minutos)
Encaminhe o slide do plano original e realize uma leitura dele, em áudio. Solicite aos alunos que completem a frase indicando o que devemos nos atentar antes e durante a realização de uma maquete, sendo esperado que apresentem as possíveis respostas:
- Observar com atenção o local e os elementos que a ele pertencem
- Procurar materiais que tenham o formato semelhante aquilo que querem representar
- Adequar o tamanho dos objetos ao tamanho do item real
- Posicionar corretamente os objetos de acordo com o local que estão representando
Peça que eles encaminhem as fotos das maquetes que criaram do pátio da escola.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção das maquetes do pátio escolar. Abaixo seguem sugestões de vídeos que podem oferecer ideias para os trabalhos:
- “Como Fazer Uma Super Maquete De Papel”, disponível aqui.
- “Como Fazer uma Casinha de Papel”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Elaborar representação espacial em três dimensões a partir de observação do espaço (pátio escolar).
Habilidade (s) da Base: EF02GE10- Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.