Plano de aula: Representação espacial com maquete

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento desta aula você utilizará as dependências da sala de aula e pátio da escola.

Materiais necessários: Material reciclável: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, papelão (para a base), cola, lápis de cor.

Contextos prévios: Para realizar a representação dos lugares utilizando a maquete é necessário que os alunos já tenham desenvolvidos alguns conceitos referentes à localização espacial: noção de esquerda, direita, embaixo, em cima, bem como tenham a compreensão dos diferentes pontos de vista para um mesmo objeto: visão frontal oblíqua e vertical. Se desejar você poderá trabalhar esses conceitos previamente a partir da execução dos planos “Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço”, e “ Orientação espacial: a localização a partir de pistas”, disponíveis no site da Revista Nova Escola.

Tema da aula

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e digam o que imaginam que farão na aula de hoje. É bem provável que digam que irão desenhar (fazer o mapa mental) o pátio da escola. Informe-os que neste dia conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.

Como adequar à sua realidade: Neste plano sugerimos a observação do pátio da escola, mas você poderá adequar a sua realidade solicitando que os alunos observem outros lugares da escola para posterior representação com a maquete.

Para você saber mais:

Artigo “A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia” disponível em http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA