17214
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Na Frente e atrás: vivenciando o conceito

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Propiciar situações nas quais as noções espaciais: frente-atrás sejam vivenciadas tendo o corpo como elemento de localização.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano inicialmente ocorrerá no espaço da sala de aula, com as mesas e cadeiras dispostas como habitualmente você conduz, contudo a partir do slide 4 é importante que você leve os alunos a um local aberto como pátio, quadra esportiva, sala de dança, etc.

Materiais necessários: 20 folhas de jornal, dado, imagem do slide 3 ou semelhante

Material complementar: Molde do dado disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos foram. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos. Permita que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os: Quem provavelmente vencerá a corrida? Por quê?

É provável que os alunos respondam que o menino chegará primeiro, questione o motivo para tal constatação. Possivelmente dirão que isso ocorrerá devido o garoto estar na frente e a menina atrás na disputa.

Como adequar à sua realidade: Se necessário apresente a imagem deste slide impressa. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de ordem como uma corrida esportiva, imagem de uma fila, etc.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou realize a problematização verbalmente mostrando a imagem aos alunos. Para auxiliá-los a pensar na problematização solicite que um ou mais alunos descreva a cena que estão visualizando. Neste momento observe se usam o termo frente, atrás, ao lado, etc., bem como se observam e descrevem a posição dos objetos presentes neste espaço, como os livros, por exemplo. Em seguida lance dois questionamentos:

  • Quantas crianças estão sentadas à frente da professora?
  • O que há atrás da professora?

Ouça atentamente as respostas e volte a problematização refazendo a pergunta. Não antecipe respostas nem conceitos, elas serão construídas ao longo do plano.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Informe aos alunos que os mesmos participarão de uma atividade semelhante a um jogo de tabuleiro. Contudo neste jogo o tabuleiro é a quadra da escola (ou o pátio, a sala de dança, etc), as casas serão as folhas de jornal e as peças do tabuleiro serão eles, os alunos. Forme duas fileiras com as folhas de jornal, cada uma com 10 folhas dispostas pelo local em que estão de modo que fiquem com aproximadamente 5 cm de distância uma da outra. Divida a turma em duplas, e peça que estas duplas formem duas equipes, uma atrás de cada fileira de jornal. Solicite que um participante de cada dupla jogue o dado, aquele que tirar o número maior inicia o jogo.

A dupla que iniciar o jogo deverá jogar o dado e andar para frente a quantidade de casas indicadas pelo número. Sempre que terminarem de andar o número de casas estabelecidos pelo dado deverão retirar um envelope que estará sobre o poder do professor que realizará a leitura em voz alta a todos. Nestes envelopes estarão os seguintes comandos:

  • Duas casas para trás
  • Uma casa para frente
  • Três casas para trás
  • Dê um comando para a dupla adversária.
  • Duas casas para frente.

Desta forma, até que a dupla passe por todas as folhas de jornal deverá sempre jogar o dado, avançar a quantidade de casas indicadas pelo número, retirar um envelope e seguir o comando. Ganhará o jogo a equipe que primeiro conseguir passar todas as duplas pelo tabuleiro.

Ao término desta atividade solicite que os alunos sentem-se em círculo e proponha a conversa sobre a atividade. Pergunte quais foram as dificuldades e as facilidades, bem como a direção que seguiam quando o comando indicava para frente e quando indicava para trás.

Material complementar:

Molde do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Com os alunos ainda sentados, oriente que para retornar à sala de aula você fará duas filas, mas que a montagem das mesmas deverá seguir alguns comandos e que os mesmos devem ficar atentos.

Comece chamando um aluno, por exemplo o aluno “Pedro”, em seguida chame outro aluno, ”José” e dê o comando: José você deverá ficar a frente de “Pedro”, chame mais um aluno, dê outro comando, por exemplo “Você deverá ficar atrás de José” e assim por diante até que as duas fileira sejam organizadas e você retorne para a sala. Ao chegar à sala, solicitem que desenhe no caderno o amigo que estava a sua frente na fila e o que estava atrás. Permita também que escrevam os nomes dos amigos. Verifique se estão realizando os desenhos conforme a orientação e se conseguiram perceber e guardar a posição frente e atrás da vivência que participaram.

Por fim possibilite que observem a sala de aula e considerando o corpo deles como referência respondam alguns questionamentos: “o que tem na frente da sala de aula”, “e atrás”. Com respostas divergentes, visto que cada um senta-se em um ponto da sala de aula, conclua dizendo que temos que nos posicionar sempre a partir do nosso corpo e campo de visão para compreendermos a posição frente a trás. Para finalizar, solicite aos alunos que desenhem no caderno um objeto da sala de aula que esteja a frente e um que esteja atrás.

Para saber mais: Leia o artigo “Orientação espacial e movimentos corporais” disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/orientacao-espacial-e-movimentos-corporais/42220

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano inicialmente ocorrerá no espaço da sala de aula, com as mesas e cadeiras dispostas como habitualmente você conduz, contudo a partir do slide 4 é importante que você leve os alunos a um local aberto como pátio, quadra esportiva, sala de dança, etc.

Materiais necessários: 20 folhas de jornal, dado, imagem do slide 3 ou semelhante

Material complementar: Molde do dado disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos foram. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a imagem aos alunos. Permita que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os: Quem provavelmente vencerá a corrida? Por quê?

É provável que os alunos respondam que o menino chegará primeiro, questione o motivo para tal constatação. Possivelmente dirão que isso ocorrerá devido o garoto estar na frente e a menina atrás na disputa.

Como adequar à sua realidade: Se necessário apresente a imagem deste slide impressa. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de ordem como uma corrida esportiva, imagem de uma fila, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou realize a problematização verbalmente mostrando a imagem aos alunos. Para auxiliá-los a pensar na problematização solicite que um ou mais alunos descreva a cena que estão visualizando. Neste momento observe se usam o termo frente, atrás, ao lado, etc., bem como se observam e descrevem a posição dos objetos presentes neste espaço, como os livros, por exemplo. Em seguida lance dois questionamentos:

  • Quantas crianças estão sentadas à frente da professora?
  • O que há atrás da professora?

Ouça atentamente as respostas e volte a problematização refazendo a pergunta. Não antecipe respostas nem conceitos, elas serão construídas ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Informe aos alunos que os mesmos participarão de uma atividade semelhante a um jogo de tabuleiro. Contudo neste jogo o tabuleiro é a quadra da escola (ou o pátio, a sala de dança, etc), as casas serão as folhas de jornal e as peças do tabuleiro serão eles, os alunos. Forme duas fileiras com as folhas de jornal, cada uma com 10 folhas dispostas pelo local em que estão de modo que fiquem com aproximadamente 5 cm de distância uma da outra. Divida a turma em duplas, e peça que estas duplas formem duas equipes, uma atrás de cada fileira de jornal. Solicite que um participante de cada dupla jogue o dado, aquele que tirar o número maior inicia o jogo.

A dupla que iniciar o jogo deverá jogar o dado e andar para frente a quantidade de casas indicadas pelo número. Sempre que terminarem de andar o número de casas estabelecidos pelo dado deverão retirar um envelope que estará sobre o poder do professor que realizará a leitura em voz alta a todos. Nestes envelopes estarão os seguintes comandos:

  • Duas casas para trás
  • Uma casa para frente
  • Três casas para trás
  • Dê um comando para a dupla adversária.
  • Duas casas para frente.

Desta forma, até que a dupla passe por todas as folhas de jornal deverá sempre jogar o dado, avançar a quantidade de casas indicadas pelo número, retirar um envelope e seguir o comando. Ganhará o jogo a equipe que primeiro conseguir passar todas as duplas pelo tabuleiro.

Ao término desta atividade solicite que os alunos sentem-se em círculo e proponha a conversa sobre a atividade. Pergunte quais foram as dificuldades e as facilidades, bem como a direção que seguiam quando o comando indicava para frente e quando indicava para trás.

Material complementar:

Molde do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Com os alunos ainda sentados, oriente que para retornar à sala de aula você fará duas filas, mas que a montagem das mesmas deverá seguir alguns comandos e que os mesmos devem ficar atentos.

Comece chamando um aluno, por exemplo o aluno “Pedro”, em seguida chame outro aluno, ”José” e dê o comando: José você deverá ficar a frente de “Pedro”, chame mais um aluno, dê outro comando, por exemplo “Você deverá ficar atrás de José” e assim por diante até que as duas fileira sejam organizadas e você retorne para a sala. Ao chegar à sala, solicitem que desenhe no caderno o amigo que estava a sua frente na fila e o que estava atrás. Permita também que escrevam os nomes dos amigos. Verifique se estão realizando os desenhos conforme a orientação e se conseguiram perceber e guardar a posição frente e atrás da vivência que participaram.

Por fim possibilite que observem a sala de aula e considerando o corpo deles como referência respondam alguns questionamentos: “o que tem na frente da sala de aula”, “e atrás”. Com respostas divergentes, visto que cada um senta-se em um ponto da sala de aula, conclua dizendo que temos que nos posicionar sempre a partir do nosso corpo e campo de visão para compreendermos a posição frente a trás. Para finalizar, solicite aos alunos que desenhem no caderno um objeto da sala de aula que esteja a frente e um que esteja atrás.

Para saber mais: Leia o artigo “Orientação espacial e movimentos corporais” disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/orientacao-espacial-e-movimentos-corporais/42220

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano