10900
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - O piquenique da direita e esquerda

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre direita e esquerda

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo principal 2. Retomada 3. Atividade Principal 4. Discussão da solução 5. Encerramento 6. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo principal select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de impressão


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor pode projetar o slide, se não for possível pode desenhar as peças de roupa no quadro.

Leia o contexto do slide e em seguida fazer as seguintes perguntas:

Qual peça está do lado esquerdo da calça?

O que está à direita da saia? E a esquerda?

Propósito: Retomar os conceitos em direita e esquerda.

Solução:

A peça que está do lado esquerdo da calça é o tênis.

O que está à direita da saia é o tênis e a esquerda é o vestido.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar o professor pode projetar o slide, se não for possível, leia e envolva as crianças na situação-problema contida no mesmo.

Converse com a turma:

O professor irá conversar com as crianças que os amigos precisam de ajuda para organizar as guloseimas do piquenique, e nessa organização as instruções utilizarão as posições direita e esquerda.

Pode perguntar:

O que precisamos saber para ajudar a organizar as guloseimas? (objeto e ponto de referência).

Será que só falar a guloseima e a posição direita e esquerda é possível determinar onde a guloseima deve ficar?

Propósito: Atentar-se para os elementos essenciais que determinam uma posição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar seria interessante projetar o slide, se não for possível escrever e/ou colar as instruções no quadro para que fique visível.

O professor deve conversar com a turma que para organizar as guloseimas trabalharão em grupo.

Retome que todos devem se atentar para a posição direita e esquerda.

Separe os grupos (tentar garantir que cada grupo tenha uma criança alfabética para fazer o papel de leitor) em seguida distribuir a folha para as crianças contendo as instruções da organização, a toalha e as guloseimas a serem recortadas.

É importante que o professor leia com o grupo as instruções e destaque os nomes das guloseimas para que não haja confusão.

O professor deve andar pelos grupos durante a realização da atividade, observar e se necessário pode intervir perguntando:

  • Por onde vocês podem iniciar a organização das guloseimas?
  • Determinar uma de referência ajudaria?

Propósito: Atender às instruções utilizando a linguagem posicional direita e esquerda.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Agora que os grupos já organizaram as guloseimas, chegou a hora de compartilhar como foi a experiência.

O professor deve recolher as propostas dos grupos e colocar em um local visível.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar aos grupos

  • Todos os grupos colocaram as guloseimas nos mesmos lugares?
  • Porque algumas guloseimas estão colocadas em lugares diferentes?
  • Como vocês chegaram a essa solução?
  • Há somente uma solução correta?

Propósito: Comparar as diferentes formas de atender uma instrução utilizando os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e simular a situação .

Retome que para determinar a direita ou a esquerda é necessário determinar um ponto de referência. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar os conceitos direita e esquerda e a necessidade de determinar um ponto de referência.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

O professor deve conversar com os alunos que agora é hora de cada um colocar em prática o que aprenderam sobre direita e esquerda.

Para iniciar o professor deve ler o contexto da proposta (se possível projetar o slide), em seguida conversar com as crianças sobre o nome de cada brinquedo para que as crianças não se confundam na hora de localizar cada uma.

Entregue uma folha para cada aluno contendo a prateleira de brinquedos e as dicas de localização e explicar que o professor será o leitor das dicas.

A cada dica lida o professor deve dar um tempo para que as crianças localizem o objeto e copie o nome do mesmo, para as crianças com dificuldade na escrita uma opção é que ela desenhe o brinquedo em questão.

Instruções:

  • Qual o brinquedo está à direita do avião?
  • Qual o brinquedo está à esquerda do barco?
  • Qual o brinquedo está à direita do urso?
  • Qual o brinquedo está à esquerda da bola?

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de objetos a partir de informações.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor pode projetar o slide, se não for possível pode desenhar as peças de roupa no quadro.

Leia o contexto do slide e em seguida fazer as seguintes perguntas:

Qual peça está do lado esquerdo da calça?

O que está à direita da saia? E a esquerda?

Propósito: Retomar os conceitos em direita e esquerda.

Solução:

A peça que está do lado esquerdo da calça é o tênis.

O que está à direita da saia é o tênis e a esquerda é o vestido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar o professor pode projetar o slide, se não for possível, leia e envolva as crianças na situação-problema contida no mesmo.

Converse com a turma:

O professor irá conversar com as crianças que os amigos precisam de ajuda para organizar as guloseimas do piquenique, e nessa organização as instruções utilizarão as posições direita e esquerda.

Pode perguntar:

O que precisamos saber para ajudar a organizar as guloseimas? (objeto e ponto de referência).

Será que só falar a guloseima e a posição direita e esquerda é possível determinar onde a guloseima deve ficar?

Propósito: Atentar-se para os elementos essenciais que determinam uma posição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar seria interessante projetar o slide, se não for possível escrever e/ou colar as instruções no quadro para que fique visível.

O professor deve conversar com a turma que para organizar as guloseimas trabalharão em grupo.

Retome que todos devem se atentar para a posição direita e esquerda.

Separe os grupos (tentar garantir que cada grupo tenha uma criança alfabética para fazer o papel de leitor) em seguida distribuir a folha para as crianças contendo as instruções da organização, a toalha e as guloseimas a serem recortadas.

É importante que o professor leia com o grupo as instruções e destaque os nomes das guloseimas para que não haja confusão.

O professor deve andar pelos grupos durante a realização da atividade, observar e se necessário pode intervir perguntando:

  • Por onde vocês podem iniciar a organização das guloseimas?
  • Determinar uma de referência ajudaria?

Propósito: Atender às instruções utilizando a linguagem posicional direita e esquerda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Agora que os grupos já organizaram as guloseimas, chegou a hora de compartilhar como foi a experiência.

O professor deve recolher as propostas dos grupos e colocar em um local visível.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar aos grupos

  • Todos os grupos colocaram as guloseimas nos mesmos lugares?
  • Porque algumas guloseimas estão colocadas em lugares diferentes?
  • Como vocês chegaram a essa solução?
  • Há somente uma solução correta?

Propósito: Comparar as diferentes formas de atender uma instrução utilizando os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e simular a situação .

Retome que para determinar a direita ou a esquerda é necessário determinar um ponto de referência. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar os conceitos direita e esquerda e a necessidade de determinar um ponto de referência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

O professor deve conversar com os alunos que agora é hora de cada um colocar em prática o que aprenderam sobre direita e esquerda.

Para iniciar o professor deve ler o contexto da proposta (se possível projetar o slide), em seguida conversar com as crianças sobre o nome de cada brinquedo para que as crianças não se confundam na hora de localizar cada uma.

Entregue uma folha para cada aluno contendo a prateleira de brinquedos e as dicas de localização e explicar que o professor será o leitor das dicas.

A cada dica lida o professor deve dar um tempo para que as crianças localizem o objeto e copie o nome do mesmo, para as crianças com dificuldade na escrita uma opção é que ela desenhe o brinquedo em questão.

Instruções:

  • Qual o brinquedo está à direita do avião?
  • Qual o brinquedo está à esquerda do barco?
  • Qual o brinquedo está à direita do urso?
  • Qual o brinquedo está à esquerda da bola?

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de objetos a partir de informações.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula
  • Para os Alunos
  • Documento

    Atividade Principal

  • Documento

    Raio X

  • Documento

    Atividade Complementar

  • Para o Professor
  • Documento

    Resolução da Atividade Principal

  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução do Raio X

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Longe ou perto?

AULA 02

Organizando as frutas (longe ou perto?)

AULA 03

A loja de Ana (em cima e embaixo)

AULA 04

Na fazenda do João

AULA 05

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em ci...

AULA 06

Dentro e fora da caixa misteriosa

AULA 07

Brincando de dentro e fora

AULA 08

Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e lon...

AULA 09

Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomb...

AULAS DE Geometria do 1º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Vértices e lados

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de dentro e fora

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Características de cubo e bloco retangular

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Quantas são? Quais são as faces?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Dentro e fora da caixa misteriosa

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde estão os vértices?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo as características das formas não planas por meio do tato

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Tem vértices ou não tem?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos brincar de vértices e lados?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto.

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo O piquenique da direita e esquerda

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Lados e vértices com barbante

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Ajudando no Mercado

1º ano / Matemática / Geometria

Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Mais comprido ou mais alto?

1º ano / Matemática / Geometria

Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Fui à feira, não sabia o que comprar

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Vértices e lados

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantas cédulas

1º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Números

Comparando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Contando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Números

Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Os dias da semana

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Porta moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA11 da BNCC

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Geometria

Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Geometria

Brincando de dentro e fora

1º ano / Matemática / Geometria

Dentro e fora da caixa misteriosa

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto.

1º ano / Matemática / Geometria

O piquenique da direita e esquerda

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba

1º ano / Matemática / Geometria

A loja de Ana (em cima e embaixo)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA12 da BNCC

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Geometria

Dentro e fora da caixa misteriosa

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto.

1º ano / Matemática / Geometria

O piquenique da direita e esquerda

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann