Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO10
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está à direita ou à esquerda, dependendo de um ponto de referência. Envie explicações, a imagem (digital ou impressa) do slide e as questões das orientações, para que respondam.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade e, se receberem impressas ou conseguirem imprimir, solicite que recortem as guloseimas e realizem utilizando a toalha de piquenique impressa; caso contrário, podem somente utilizar a imagem para referência e desenhar as guloseimas numa folha, de acordo com as pistas. Um familiar pode auxiliar na leitura, se necessário. Peça que te encaminhem a atividade realizada. Escreva orientações às famílias.
Aula síncrona: Envie com antecedência a imagem da atividade para que imprimam e recortem as guloseimas, se for possível. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula para que possam ter orientação e realizar a proposta individualmente, desenhando cada guloseima do piquenique numa folha, conforme as instruções. Eles deverão fazer individualmente na impossibilidade de formarem grupos como na proposta original. Peça que te enviem a atividade realizada (podem enviar por meio digital).
Discussão das soluções e Encerramento
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado no slide de encerramento do plano de aula.
Aula síncrona: Realize as propostas de discussão e encerramento conforme apresentada no plano de aula, proporcionando a troca de ideias sobre as pistas. Se alguns alunos conseguirem mostrar suas atividades, será ótimo.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.