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Plano de aula - O piquenique da direita e esquerda

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_08GEO10

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre direita e esquerda

 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de impressão


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor pode projetar o slide, se não for possível pode desenhar as peças de roupa no quadro.

Leia o contexto do slide e em seguida fazer as seguintes perguntas:

Qual peça está do lado esquerdo da calça?

O que está à direita da saia? E a esquerda?

Propósito: Retomar os conceitos em direita e esquerda.

Solução:

A peça que está do lado esquerdo da calça é o tênis.

O que está à direita da saia é o tênis e a esquerda é o vestido.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar o professor pode projetar o slide, se não for possível, leia e envolva as crianças na situação-problema contida no mesmo.

Converse com a turma:

O professor irá conversar com as crianças que os amigos precisam de ajuda para organizar as guloseimas do piquenique, e nessa organização as instruções utilizarão as posições direita e esquerda.

Pode perguntar:

O que precisamos saber para ajudar a organizar as guloseimas? (objeto e ponto de referência).

Será que só falar a guloseima e a posição direita e esquerda é possível determinar onde a guloseima deve ficar?

Propósito: Atentar-se para os elementos essenciais que determinam uma posição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar seria interessante projetar o slide, se não for possível escrever e/ou colar as instruções no quadro para que fique visível.

O professor deve conversar com a turma que para organizar as guloseimas trabalharão em grupo.

Retome que todos devem se atentar para a posição direita e esquerda.

Separe os grupos (tentar garantir que cada grupo tenha uma criança alfabética para fazer o papel de leitor) em seguida distribuir a folha para as crianças contendo as instruções da organização, a toalha e as guloseimas a serem recortadas.

É importante que o professor leia com o grupo as instruções e destaque os nomes das guloseimas para que não haja confusão.

O professor deve andar pelos grupos durante a realização da atividade, observar e se necessário pode intervir perguntando:

  • Por onde vocês podem iniciar a organização das guloseimas?
  • Determinar uma de referência ajudaria?

Propósito: Atender às instruções utilizando a linguagem posicional direita e esquerda.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Agora que os grupos já organizaram as guloseimas, chegou a hora de compartilhar como foi a experiência.

O professor deve recolher as propostas dos grupos e colocar em um local visível.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar aos grupos

  • Todos os grupos colocaram as guloseimas nos mesmos lugares?
  • Porque algumas guloseimas estão colocadas em lugares diferentes?
  • Como vocês chegaram a essa solução?
  • Há somente uma solução correta?

Propósito: Comparar as diferentes formas de atender uma instrução utilizando os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e simular a situação .

Retome que para determinar a direita ou a esquerda é necessário determinar um ponto de referência. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar os conceitos direita e esquerda e a necessidade de determinar um ponto de referência.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

O professor deve conversar com os alunos que agora é hora de cada um colocar em prática o que aprenderam sobre direita e esquerda.

Para iniciar o professor deve ler o contexto da proposta (se possível projetar o slide), em seguida conversar com as crianças sobre o nome de cada brinquedo para que as crianças não se confundam na hora de localizar cada uma.

Entregue uma folha para cada aluno contendo a prateleira de brinquedos e as dicas de localização e explicar que o professor será o leitor das dicas.

A cada dica lida o professor deve dar um tempo para que as crianças localizem o objeto e copie o nome do mesmo, para as crianças com dificuldade na escrita uma opção é que ela desenhe o brinquedo em questão.

Instruções:

  • Qual o brinquedo está à direita do avião?
  • Qual o brinquedo está à esquerda do barco?
  • Qual o brinquedo está à direita do urso?
  • Qual o brinquedo está à esquerda da bola?

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de objetos a partir de informações.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de impressão

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor pode projetar o slide, se não for possível pode desenhar as peças de roupa no quadro.

Leia o contexto do slide e em seguida fazer as seguintes perguntas:

Qual peça está do lado esquerdo da calça?

O que está à direita da saia? E a esquerda?

Propósito: Retomar os conceitos em direita e esquerda.

Solução:

A peça que está do lado esquerdo da calça é o tênis.

O que está à direita da saia é o tênis e a esquerda é o vestido.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar o professor pode projetar o slide, se não for possível, leia e envolva as crianças na situação-problema contida no mesmo.

Converse com a turma:

O professor irá conversar com as crianças que os amigos precisam de ajuda para organizar as guloseimas do piquenique, e nessa organização as instruções utilizarão as posições direita e esquerda.

Pode perguntar:

O que precisamos saber para ajudar a organizar as guloseimas? (objeto e ponto de referência).

Será que só falar a guloseima e a posição direita e esquerda é possível determinar onde a guloseima deve ficar?

Propósito: Atentar-se para os elementos essenciais que determinam uma posição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientações:

Para iniciar seria interessante projetar o slide, se não for possível escrever e/ou colar as instruções no quadro para que fique visível.

O professor deve conversar com a turma que para organizar as guloseimas trabalharão em grupo.

Retome que todos devem se atentar para a posição direita e esquerda.

Separe os grupos (tentar garantir que cada grupo tenha uma criança alfabética para fazer o papel de leitor) em seguida distribuir a folha para as crianças contendo as instruções da organização, a toalha e as guloseimas a serem recortadas.

É importante que o professor leia com o grupo as instruções e destaque os nomes das guloseimas para que não haja confusão.

O professor deve andar pelos grupos durante a realização da atividade, observar e se necessário pode intervir perguntando:

  • Por onde vocês podem iniciar a organização das guloseimas?
  • Determinar uma de referência ajudaria?

Propósito: Atender às instruções utilizando a linguagem posicional direita e esquerda.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Agora que os grupos já organizaram as guloseimas, chegou a hora de compartilhar como foi a experiência.

O professor deve recolher as propostas dos grupos e colocar em um local visível.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar aos grupos

  • Todos os grupos colocaram as guloseimas nos mesmos lugares?
  • Porque algumas guloseimas estão colocadas em lugares diferentes?
  • Como vocês chegaram a essa solução?
  • Há somente uma solução correta?

Propósito: Comparar as diferentes formas de atender uma instrução utilizando os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e simular a situação .

Retome que para determinar a direita ou a esquerda é necessário determinar um ponto de referência. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar os conceitos direita e esquerda e a necessidade de determinar um ponto de referência.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

O professor deve conversar com os alunos que agora é hora de cada um colocar em prática o que aprenderam sobre direita e esquerda.

Para iniciar o professor deve ler o contexto da proposta (se possível projetar o slide), em seguida conversar com as crianças sobre o nome de cada brinquedo para que as crianças não se confundam na hora de localizar cada uma.

Entregue uma folha para cada aluno contendo a prateleira de brinquedos e as dicas de localização e explicar que o professor será o leitor das dicas.

A cada dica lida o professor deve dar um tempo para que as crianças localizem o objeto e copie o nome do mesmo, para as crianças com dificuldade na escrita uma opção é que ela desenhe o brinquedo em questão.

Instruções:

  • Qual o brinquedo está à direita do avião?
  • Qual o brinquedo está à esquerda do barco?
  • Qual o brinquedo está à direita do urso?
  • Qual o brinquedo está à esquerda da bola?

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de objetos a partir de informações.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de impressão


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