Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivos específicos:
Utilizar a linguagem posicional direita e esquerda.
Conceito-chave:
direita e esquerda
Materiais Necessários:
- folha de impressão
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor pode projetar o slide, se não for possível pode desenhar as peças de roupa no quadro.
Leia o contexto do slide e em seguida fazer as seguintes perguntas:
Qual peça está do lado esquerdo da calça?
O que está à direita da saia? E a esquerda?
Propósito: Retomar os conceitos em direita e esquerda.
Solução:
A peça que está do lado esquerdo da calça é o tênis.
O que está à direita da saia é o tênis e a esquerda é o vestido.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Para iniciar o professor pode projetar o slide, se não for possível, leia e envolva as crianças na situação-problema contida no mesmo.
Converse com a turma:
O professor irá conversar com as crianças que os amigos precisam de ajuda para organizar as guloseimas do piquenique, e nessa organização as instruções utilizarão as posições direita e esquerda.
Pode perguntar:
O que precisamos saber para ajudar a organizar as guloseimas? (objeto e ponto de referência).
Será que só falar a guloseima e a posição direita e esquerda é possível determinar onde a guloseima deve ficar?
Propósito: Atentar-se para os elementos essenciais que determinam uma posição.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientações:
Para iniciar seria interessante projetar o slide, se não for possível escrever e/ou colar as instruções no quadro para que fique visível.
O professor deve conversar com a turma que para organizar as guloseimas trabalharão em grupo.
Retome que todos devem se atentar para a posição direita e esquerda.
Separe os grupos (tentar garantir que cada grupo tenha uma criança alfabética para fazer o papel de leitor) em seguida distribuir a folha para as crianças contendo as instruções da organização, a toalha e as guloseimas a serem recortadas.
É importante que o professor leia com o grupo as instruções e destaque os nomes das guloseimas para que não haja confusão.
O professor deve andar pelos grupos durante a realização da atividade, observar e se necessário pode intervir perguntando:
- Por onde vocês podem iniciar a organização das guloseimas?
- Determinar uma de referência ajudaria?
Propósito: Atender às instruções utilizando a linguagem posicional direita e esquerda.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Agora que os grupos já organizaram as guloseimas, chegou a hora de compartilhar como foi a experiência.
O professor deve recolher as propostas dos grupos e colocar em um local visível.
Discuta com a turma:
O professor deve perguntar aos grupos
- Todos os grupos colocaram as guloseimas nos mesmos lugares?
- Porque algumas guloseimas estão colocadas em lugares diferentes?
- Como vocês chegaram a essa solução?
- Há somente uma solução correta?
Propósito: Comparar as diferentes formas de atender uma instrução utilizando os conceitos de direita e esquerda.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
O professor deve projetar o slide, se não for possível ler o contexto e simular a situação .
Retome que para determinar a direita ou a esquerda é necessário determinar um ponto de referência. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.
Propósito: Retomar os conceitos direita e esquerda e a necessidade de determinar um ponto de referência.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
O professor deve conversar com os alunos que agora é hora de cada um colocar em prática o que aprenderam sobre direita e esquerda.
Para iniciar o professor deve ler o contexto da proposta (se possível projetar o slide), em seguida conversar com as crianças sobre o nome de cada brinquedo para que as crianças não se confundam na hora de localizar cada uma.
Entregue uma folha para cada aluno contendo a prateleira de brinquedos e as dicas de localização e explicar que o professor será o leitor das dicas.
A cada dica lida o professor deve dar um tempo para que as crianças localizem o objeto e copie o nome do mesmo, para as crianças com dificuldade na escrita uma opção é que ela desenhe o brinquedo em questão.
Instruções:
- Qual o brinquedo está à direita do avião?
- Qual o brinquedo está à esquerda do barco?
- Qual o brinquedo está à direita do urso?
- Qual o brinquedo está à esquerda da bola?
Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de objetos a partir de informações.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares: