Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Para realizar o aquecimento é necessário que o professor providencie tiras de papel crepom vermelhas e tiras amarelas (uma para cada aluno).
Leia o contexto do slide, se possível projete.
Pergunte para as crianças se eles sabem qual é a mão direita e qual a mão esquerda.
Depois de ouvir as crianças distribua uma tira de crepom amarelo e uma tira de crepom vermelho para cada aluno.
Pergunte para à turma:
Qual a mão direita? (pedir para que amarrem a tira vermelha na mão direita).
Qual a mão esquerda? (pedir para que amarrem a tira amarela na mão esquerda).
As tiras servem para o aluno utilizar como apoio durante a aula.
Propósito: Introduzir os conceitos de direita e esquerda.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos
O que é necessário:
Orientações:
Leia o contexto do slide, se possível projete.
Converse com os alunos que essa será uma brincadeira que envolverá os conceitos de direita e esquerda.
Pergunte para a turma:
Vocês acham fácil ou difícil localizar a direita e a esquerda?
Como vocês diferenciam a direita da esquerda?
Explique para os alunos que a brincadeira é composta de dois desarmadores de bomba, algumas bombas e uma bomba a ser desarmada. Os alunos, em determinado momento, serão bombas. Em outro, serão os desarmadores.
Instruções da brincadeira:
As crianças serão organizadas em círculo, o professor escolherá dois alunos para serem os desarmadores de bomba (eles é que irão localizar a bomba a ser desarmada) e estes deverão sair da sala.
Enquanto os desarmadores estiverem fora da sala, o resto da turma com a ajuda do professor escolherá quem será a bomba a ser desarmada.
O professor deve combinar com o grupo que uma criança será a bomba a ser desarmada (essa não pode imitar o som da bomba) e os outros irão explodir (imitando o som de bomba).
Depois de decidido os desarmadores devem voltar para a sala e posicionar-se no centro da roda e devem ficar de mãos dadas.
A brincadeira se inicia quando o professor começar as instruções para levá-los até a bomba ser desarmada.
Exemplo de instruções:
Vire um pouco para a esquerda
Dê alguns passos para a esquerda
Agora vire um pouco para direita
Continue andando para a direita
As instruções devem levar os desarmadores a bomba a ser desarmada.
Se o desarmador tocar em um aluno que não é a bomba a ser desarmada ele explode (imitando o som de bomba).
O professor deve continuar orientando até os desarmadores conseguirem encontrar a bomba a ser desarmada.
Ao término desta rodada recomeçar a brincadeira com outros desarmadores.
Propósito: Atender às instruções de direita e esquerda.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.
Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.
Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.
Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.
Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?
Discuta com a turma:
Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:
O que você achou difícil?
Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?
Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?
O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?
Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?
Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?
Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.
Discussão da solução (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.
Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.
Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.
Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.
Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?
Discuta com a turma:
Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:
O que você achou difícil?
Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?
Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?
O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?
Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?
Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?
Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.
Tempo sugerido: 2 minutos
Conceito principal: direita e esquerda
Orientações:
Projete o slide e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.
Converse com o alunos que para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda. É importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?
Propósito: Sistematizar os conceitos de direita e esquerda e destacar a necessidade de um ponto de referência.
Indicação de material para leitura:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia o contexto do slide (se possível projetar) e retome os conceitos direita e esquerda. Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.
Propósito: Retomar o conceito da aula direita e esquerda.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Para essa atividade o professor precisará de espaço para organizar as crianças sentadas em círculo.
Entregue uma folha de sulfite em branco para cada criança. Em seguida peça que elas desenhem quem está à sua direita e quem está à sua esquerda (para este momento será reservado 3 minutos).
Após as crianças desenharem é importante que o professor pergunte a cada criança quem está à sua direita ou à sua esquerda, para que possa perceber o que aprenderam sobre essa noção de direção.
Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar quem está à sua direita e à sua esquerda.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar