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Plano de aula - Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_08GEO09

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre direita e esquerda

 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Conhecer e/ou reconhecer as noções direita e esquerda

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de papel crepom amarela e vermelha;

- folha de sulfite;

- lápis de escrever ou lápis de cor.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Para realizar o aquecimento é necessário que o professor providencie tiras de papel crepom vermelhas e tiras amarelas (uma para cada aluno).

Leia o contexto do slide, se possível projete.

Pergunte para as crianças se eles sabem qual é a mão direita e qual a mão esquerda.

Depois de ouvir as crianças distribua uma tira de crepom amarelo e uma tira de crepom vermelho para cada aluno.

Pergunte para à turma:

Qual a mão direita? (pedir para que amarrem a tira vermelha na mão direita).

Qual a mão esquerda? (pedir para que amarrem a tira amarela na mão esquerda).

As tiras servem para o aluno utilizar como apoio durante a aula.

Propósito: Introduzir os conceitos de direita e esquerda.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos

O que é necessário:

Orientações:

Leia o contexto do slide, se possível projete.

Converse com os alunos que essa será uma brincadeira que envolverá os conceitos de direita e esquerda.

Pergunte para a turma:

Vocês acham fácil ou difícil localizar a direita e a esquerda?

Como vocês diferenciam a direita da esquerda?

Explique para os alunos que a brincadeira é composta de dois desarmadores de bomba, algumas bombas e uma bomba a ser desarmada. Os alunos, em determinado momento, serão bombas. Em outro, serão os desarmadores.

Instruções da brincadeira:

As crianças serão organizadas em círculo, o professor escolherá dois alunos para serem os desarmadores de bomba (eles é que irão localizar a bomba a ser desarmada) e estes deverão sair da sala.

Enquanto os desarmadores estiverem fora da sala, o resto da turma com a ajuda do professor escolherá quem será a bomba a ser desarmada.

O professor deve combinar com o grupo que uma criança será a bomba a ser desarmada (essa não pode imitar o som da bomba) e os outros irão explodir (imitando o som de bomba).

Depois de decidido os desarmadores devem voltar para a sala e posicionar-se no centro da roda e devem ficar de mãos dadas.

A brincadeira se inicia quando o professor começar as instruções para levá-los até a bomba ser desarmada.

Exemplo de instruções:

Vire um pouco para a esquerda

Dê alguns passos para a esquerda

Agora vire um pouco para direita

Continue andando para a direita

As instruções devem levar os desarmadores a bomba a ser desarmada.

Se o desarmador tocar em um aluno que não é a bomba a ser desarmada ele explode (imitando o som de bomba).

O professor deve continuar orientando até os desarmadores conseguirem encontrar a bomba a ser desarmada.

Ao término desta rodada recomeçar a brincadeira com outros desarmadores.

Propósito: Atender às instruções de direita e esquerda.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (Slides 5 e 6) select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.

Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.

Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.

Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Discuta com a turma:

Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:

O que você achou difícil?

Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?

Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?

O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?

Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?

Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?

Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.

Discussão da solução (Slides 5 e 6) select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.

Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.

Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.

Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Discuta com a turma:

Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:

O que você achou difícil?

Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?

Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?

O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?

Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?

Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?

Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.

Tempo sugerido: 2 minutos select-down

Conceito principal: direita e esquerda

Orientações:

Projete o slide e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Converse com o alunos que para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda. É importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Propósito: Sistematizar os conceitos de direita e esquerda e destacar a necessidade de um ponto de referência.

Indicação de material para leitura:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Tempo sugerido: 2 minutos select-down

Orientações:

Leia o contexto do slide (se possível projetar) e retome os conceitos direita e esquerda. Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar o conceito da aula direita e esquerda.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Para essa atividade o professor precisará de espaço para organizar as crianças sentadas em círculo.

Entregue uma folha de sulfite em branco para cada criança. Em seguida peça que elas desenhem quem está à sua direita e quem está à sua esquerda (para este momento será reservado 3 minutos).

Após as crianças desenharem é importante que o professor pergunte a cada criança quem está à sua direita ou à sua esquerda, para que possa perceber o que aprenderam sobre essa noção de direção.

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar quem está à sua direita e à sua esquerda.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Conhecer e/ou reconhecer as noções direita e esquerda

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de papel crepom amarela e vermelha;

- folha de sulfite;

- lápis de escrever ou lápis de cor.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Para realizar o aquecimento é necessário que o professor providencie tiras de papel crepom vermelhas e tiras amarelas (uma para cada aluno).

Leia o contexto do slide, se possível projete.

Pergunte para as crianças se eles sabem qual é a mão direita e qual a mão esquerda.

Depois de ouvir as crianças distribua uma tira de crepom amarelo e uma tira de crepom vermelho para cada aluno.

Pergunte para à turma:

Qual a mão direita? (pedir para que amarrem a tira vermelha na mão direita).

Qual a mão esquerda? (pedir para que amarrem a tira amarela na mão esquerda).

As tiras servem para o aluno utilizar como apoio durante a aula.

Propósito: Introduzir os conceitos de direita e esquerda.

Tempo sugerido: 18 minutos

O que é necessário:

Orientações:

Leia o contexto do slide, se possível projete.

Converse com os alunos que essa será uma brincadeira que envolverá os conceitos de direita e esquerda.

Pergunte para a turma:

Vocês acham fácil ou difícil localizar a direita e a esquerda?

Como vocês diferenciam a direita da esquerda?

Explique para os alunos que a brincadeira é composta de dois desarmadores de bomba, algumas bombas e uma bomba a ser desarmada. Os alunos, em determinado momento, serão bombas. Em outro, serão os desarmadores.

Instruções da brincadeira:

As crianças serão organizadas em círculo, o professor escolherá dois alunos para serem os desarmadores de bomba (eles é que irão localizar a bomba a ser desarmada) e estes deverão sair da sala.

Enquanto os desarmadores estiverem fora da sala, o resto da turma com a ajuda do professor escolherá quem será a bomba a ser desarmada.

O professor deve combinar com o grupo que uma criança será a bomba a ser desarmada (essa não pode imitar o som da bomba) e os outros irão explodir (imitando o som de bomba).

Depois de decidido os desarmadores devem voltar para a sala e posicionar-se no centro da roda e devem ficar de mãos dadas.

A brincadeira se inicia quando o professor começar as instruções para levá-los até a bomba ser desarmada.

Exemplo de instruções:

Vire um pouco para a esquerda

Dê alguns passos para a esquerda

Agora vire um pouco para direita

Continue andando para a direita

As instruções devem levar os desarmadores a bomba a ser desarmada.

Se o desarmador tocar em um aluno que não é a bomba a ser desarmada ele explode (imitando o som de bomba).

O professor deve continuar orientando até os desarmadores conseguirem encontrar a bomba a ser desarmada.

Ao término desta rodada recomeçar a brincadeira com outros desarmadores.

Propósito: Atender às instruções de direita e esquerda.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.

Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.

Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.

Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Discuta com a turma:

Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:

O que você achou difícil?

Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?

Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?

O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?

Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?

Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?

Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Converse com os alunos que agora é hora deles contarem um pouco sobre a brincadeira.

Divida os alunos em grupos e distribua uma folha de sulfite para cada. Peça que conversem sobre o que gostaram da brincadeira e o que não gostaram e, em seguida, registrem suas impressões através da escrita ou desenho.

Recolha os registros e fixe em um local visível à todos.

Ao final, projete o slide 6 e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Mostre aos alunos que, para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda, é importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Discuta com a turma:

Peça que os grupos falem sobre os seus registros e como forma de potencializar as discussões pergunte:

O que você achou difícil?

Quais elementos foram necessários para determinar a direita e a esquerda?

Precisa de ponto de referência para determinar essa localização?

O que você acha que poderia ter feito para conseguir utilizar a direita e a esquerda com mais facilidade?

Se orientar utilizando a direita e esquerda foi fácil?

Quais estratégias podemos utilizar para facilitar a localização da direita e da esquerda?

Propósito: Discutir os conceitos de direita e esquerda.

Conceito principal: direita e esquerda

Orientações:

Projete o slide e leia o seu contexto. Se não for possível, simule a situação contida nele.

Converse com o alunos que para localizar pessoas ou objetos a direita ou a esquerda. É importante perguntar: Está a direita ou esquerda do quê? Ou de quem?

Propósito: Sistematizar os conceitos de direita e esquerda e destacar a necessidade de um ponto de referência.

Indicação de material para leitura:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Orientações:

Leia o contexto do slide (se possível projetar) e retome os conceitos direita e esquerda. Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar o conceito da aula direita e esquerda.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Para essa atividade o professor precisará de espaço para organizar as crianças sentadas em círculo.

Entregue uma folha de sulfite em branco para cada criança. Em seguida peça que elas desenhem quem está à sua direita e quem está à sua esquerda (para este momento será reservado 3 minutos).

Após as crianças desenharem é importante que o professor pergunte a cada criança quem está à sua direita ou à sua esquerda, para que possa perceber o que aprenderam sobre essa noção de direção.

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar quem está à sua direita e à sua esquerda.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Conhecer e/ou reconhecer as noções direita e esquerda

Conceito-chave:

direita e esquerda

Materiais Necessários:

- folha de papel crepom amarela e vermelha;

- folha de sulfite;

- lápis de escrever ou lápis de cor.


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