Plano de Aula
Plano de aula: Explorando jogos de percurso
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos para aprender números
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade, é necessário que as crianças já conheçam a dinâmica do jogo de percurso.
Materiais:
Organize algumas cartelas de percurso previamente trabalhado. Considere que elas não tenham indicações numéricas. Separe um dado por grupo e um marcador para cada criança, que podem ser tampinhas, botões, entre outros.
Espaços:
A atividade começará com o grande grupo reunido em roda. Depois, em pequenos grupos com 4 componentes cada. Os grupos serão acomodados nas mesas e, ao final, todos devem retornar a roda.
Para compor os grupos, considere a diversidade dos conhecimentos relativos à contagem e identificação número/quantidade entre as crianças. Agrupe as que têm mais autonomia com contagem numérica com aquelas que necessitam de mais apoio. Dessa forma, uma criança poderá ajudar a outra.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 01 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como está sendo a interação das crianças enquanto jogam? Elas respeitam as regras do jogo? Esperam a sua vez? Respeitam os outros jogadores? Ajudam uns aos outros?
2. As crianças relacionam a quantidade do dado com a quantidade de casas que devem andar?
3. Quais estratégias utilizam para Identificar quem está na frente, atrás e quanto falta para finalizar o percurso?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Sugira alternativas para a contribuição individual e coletiva, traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.
O que fazer durante?
1
Chame as crianças para se sentarem em roda com você. Diga que irão jogar o jogo de percurso e que, para isso, se organizarão em grupos de até 4 componentes. Mostre o percurso, o dado e os marcadores. Pergunte se elas lembram das regras fazendo algumas perguntas, a fim de rememorar com todo o grupo as formas de se jogar.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês se lembram como se joga? Onde devemos colocar os marcadores para começar o jogo? Como fazemos para andar as casas? Quando termina o jogo?
2
Convide as crianças a se organizarem nos pequenos grupos. Diga que chamará os nomes individualmente para a composição dos grupos. Ao chamar cada um, indique o local para se acomodarem. Terminada a organização das crianças, peça que uma de cada grupo pegue o percurso, o dado e os marcadores para seu grupo.
3
Conte para as crianças que, para iniciar o jogo, elas precisam entrar em um acordo sobre quem irá começar. Nesse momento, observe quais estratégias as crianças estão traçando. Se perceber que algum grupo necessita do seu apoio, ajude-o, de forma que entrem em consenso para dar início a partida.
Possíveis falas do professor e da criança neste momento: Pessoal, como vamos resolver quem irá começar o jogo? Como podemos decidir de uma forma justa?
Ao observar que um grupo não entra em acordo, aproxime-se e sugira:
Quem sabe se vocês tentarem a sorte? Que tal jogar o dado e, aquele que tirar o maior número, começa?
4
Circule pelas mesas e faça observações sobre como as crianças estão construindo estratégias para jogar. Você pode, por exemplo, observar: como as crianças contam as bolinhas do dado (com os dedos ou mentalmente); como iniciam a contagem para andar no jogo; se partem da casa seguinte ou da mesma casa que estão; se permanecem até o final da partida; como lidam com a possibilidade de perder; se apoiam os amigos que, porventura, enfrentam alguma dificuldade ao jogar. Considere fazer algumas mediações, tendo em vista a ampliação de suas observações.
Caso você observe que um dos grupos está enfrentando um conflito, pois umas das crianças avançou mais casas do que a indicada pelo dado, aproxime-se e diga: O que aconteceu? Como podemos fazer para ajudá-lo? Você não quer voltar para onde estava antes e fazer a contagem de forma mais lenta? Dizendo o próximo número apenas quando andar com seu marcador?
5
Conforme as crianças vão terminando de jogar, solicite que guardem os percursos, os dados e os marcadores em um lugar estipulado. Diga que, enquanto esperam os colegas terminarem de jogar, podem ler livros no espaço de leitura da sala.
Para finalizar:
Quando todos os grupos terminarem de jogar, reúna as crianças em roda e converse sobre como foi o jogo. Estimule a falarem sobre quais problemas encontraram ao jogar e quais soluções traçaram para resolver. Após essa conversa, convide-as para a próxima atividade do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS