Plano de Aula

Plano de aula: Explorando jogos de percurso

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos para aprender números

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade, é necessário que as crianças já conheçam a dinâmica do jogo de percurso.

Materiais:

Organize algumas cartelas de percurso previamente trabalhado. Considere que elas não tenham indicações numéricas. Separe um dado por grupo e um marcador para cada criança, que podem ser tampinhas, botões, entre outros.

Espaços:

A atividade começará com o grande grupo reunido em roda. Depois, em pequenos grupos com 4 componentes cada. Os grupos serão acomodados nas mesas e, ao final, todos devem retornar a roda.

Para compor os grupos, considere a diversidade dos conhecimentos relativos à contagem e identificação número/quantidade entre as crianças. Agrupe as que têm mais autonomia com contagem numérica com aquelas que necessitam de mais apoio. Dessa forma, uma criança poderá ajudar a outra.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como está sendo a interação das crianças enquanto jogam? Elas respeitam as regras do jogo? Esperam a sua vez? Respeitam os outros jogadores? Ajudam uns aos outros?

2. As crianças relacionam a quantidade do dado com a quantidade de casas que devem andar?

3. Quais estratégias utilizam para Identificar quem está na frente, atrás e quanto falta para finalizar o percurso?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Sugira alternativas para a contribuição individual e coletiva, traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Chame as crianças para se sentarem em roda com você. Diga que irão jogar o jogo de percurso e que, para isso, se organizarão em grupos de até 4 componentes. Mostre o percurso, o dado e os marcadores. Pergunte se elas lembram das regras fazendo algumas perguntas, a fim de rememorar com todo o grupo as formas de se jogar.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês se lembram como se joga? Onde devemos colocar os marcadores para começar o jogo? Como fazemos para andar as casas? Quando termina o jogo?


2

Convide as crianças a se organizarem nos pequenos grupos. Diga que chamará os nomes individualmente para a composição dos grupos. Ao chamar cada um, indique o local para se acomodarem. Terminada a organização das crianças, peça que uma de cada grupo pegue o percurso, o dado e os marcadores para seu grupo.


3

Conte para as crianças que, para iniciar o jogo, elas precisam entrar em um acordo sobre quem irá começar. Nesse momento, observe quais estratégias as crianças estão traçando. Se perceber que algum grupo necessita do seu apoio, ajude-o, de forma que entrem em consenso para dar início a partida.

Possíveis falas do professor e da criança neste momento: Pessoal, como vamos resolver quem irá começar o jogo? Como podemos decidir de uma forma justa?

Ao observar que um grupo não entra em acordo, aproxime-se e sugira:

Quem sabe se vocês tentarem a sorte? Que tal jogar o dado e, aquele que tirar o maior número, começa?


4

Circule pelas mesas e faça observações sobre como as crianças estão construindo estratégias para jogar. Você pode, por exemplo, observar: como as crianças contam as bolinhas do dado (com os dedos ou mentalmente); como iniciam a contagem para andar no jogo; se partem da casa seguinte ou da mesma casa que estão; se permanecem até o final da partida; como lidam com a possibilidade de perder; se apoiam os amigos que, porventura, enfrentam alguma dificuldade ao jogar. Considere fazer algumas mediações, tendo em vista a ampliação de suas observações.

Caso você observe que um dos grupos está enfrentando um conflito, pois umas das crianças avançou mais casas do que a indicada pelo dado, aproxime-se e diga: O que aconteceu? Como podemos fazer para ajudá-lo? Você não quer voltar para onde estava antes e fazer a contagem de forma mais lenta? Dizendo o próximo número apenas quando andar com seu marcador?


5

Conforme as crianças vão terminando de jogar, solicite que guardem os percursos, os dados e os marcadores em um lugar estipulado. Diga que, enquanto esperam os colegas terminarem de jogar, podem ler livros no espaço de leitura da sala.


Para finalizar:

Quando todos os grupos terminarem de jogar, reúna as crianças em roda e converse sobre como foi o jogo. Estimule a falarem sobre quais problemas encontraram ao jogar e quais soluções traçaram para resolver. Após essa conversa, convide-as para a próxima atividade do dia.

Conteúdos relacionados