Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo a música indígena

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas de diferentes povos

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Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade, pesquise sobre o instrumento maracá, os materiais utilizados para confeccioná-lo e seu uso nas expressões culturais ligadas à música dos diferentes povos indígenas. Mantenha o foco na sonoridade e riqueza cultural do instrumento e não no uso religioso ou ritualístico. Cuidado com estereótipos e generalizações. Você poderá obter informações nos seguintes sites:

http://www.ccta.ufpb.br/intrum/contents/categorias/idiofones/maraca

http://www.cantosdafloresta.com.br/musicas-indigenas/

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo a música indígena através do Maracá. (link)

Cultura sonora indígena.(link)

O canto indígena. (link)

Sonorizando um conto indígena. (link)

Compartilhando a cultura sonora indígena. (link)

Materiais:

Maracá, instrumento indígena: se tiver em variedade e quantidade é interessante para maior exploração do grupo. Materiais para desenho: folhas e riscantes como giz de cera e canetinhas. Equipamento para reproduzir áudios, podendo ser o celular.

Espaços:

Esta proposta pode ocorrer na sala de atividades ou em outro espaço agradável que o grupo escolher como a área externa. Garanta o acesso ao equipamento de reprodução de áudio e espaço para movimentação.

Tempo sugerido:

Tempo médio de aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

Como acontece a exploração dos ritmos nas diferentes possibilidades musicais, canções infantis do cotidiano e canções indígenas?

Quais as hipóteses levantadas pelas crianças com relação aos materiais usados na fabricação do maracá?

De que maneiras as crianças expressam suas descobertas, dúvidas e hipóteses? Fazem isso em diferentes agrupamentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Aproveite para explorar as diversas possibilidades sensoriais, como a textura da cabaça e a sonoridade do instrumento. Faça combinados prévios para que todos explorem o instrumento respeitando o tempo do colega. Você pode sugerir que uma criança descreva para outra, se necessário, como são os materiais usados ou com o que se parece o som produzido pelo maracá.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para sentarem na grande roda com você. Diga que irão conhecer novos sons e estimule que elas apresentem hipóteses, que podem ser de algum instrumento, sons de pessoas, animais etc. Você pode trazer o maracá guardado em uma caixa para ser um elemento surpresa. Pergunte que música querem cantar. Diga que usarão apenas a voz nesse momento.


2

Comecem a cantar a música escolhida pelas crianças. Após um tempo, pegue o maracá e comece a tocar acompanhando o ritmo da música. Observe a reação das crianças e aproveite o momento para brincar com a música, mudando algumas vezes o ritmo com que ela é cantada. Dessa forma, as crianças poderão perceber as mudanças. Troque de música, garantindo outras melodias e ritmos. É possível que as crianças se levantem, se movimentem e desejem mexer no instrumento. Este é um momento importante para explorações e descobertas. Se tiver outros maracás, traga-os para a roda. Se for apenas um, deixe que as crianças o manipulem, em revezamento.

Junto com as crianças, pense em combinados para a utilização do instrumento, isso facilitará a fluidez da proposta.


3

Enquanto as crianças cantam, tocam e se movimentam, insira o novo elemento canções indígenas, reproduzindo alguns áudios do site indicado no Contextos Prévios. A sugestão são os áudios que utilizam do Maracá e outros chocalhos para marcação do ritmo, como o áudio 2 - Ñande Mbaraete´i Katu – Guarani Mbya – Kyringue Arandu Miri (SP) e áudio 4 - Daro Wihã – Canto de iniciação Wapté – Xavante (MT).

A mudança de música provocará novas reações, movimentos e manifestações das crianças. Observe e participe com elas desse momento, onde individualmente e em pequenos grupos podem criar alguns passos e pequenas coreografias. Você pode incentivar que dancem em roda, que sigam uns aos outros (como trem) formando um caracol e explorando o espaço a partir da marcação do maracá e dos áudios.


4

Após um tempo de dança e exploração do instrumento, convide as crianças a sentarem novamente em roda no grande grupo. Como elas já tiveram oportunidade de manusear o instrumento, pergunte como imaginam que seja o nome dele e quem será que o fez. Dependendo da região do Brasil em que você está, as crianças terão diferentes hipóteses de nomes, como, por exemplo, o chocalho. A partir delas, amplie a conversa e as informações que elas têm sobre instrumentos e músicas indígenas, dizendo o nome no instrumento: Maracá. Vocês podem conversar sobre a história do maracá, como ele é feito e quando é usado. Se tiverem diferentes maracás, proponha que observem suas semelhanças e diferenças, aproveitando a oportunidade para ampliar as descobertas sobre a relação dos materiais e sonoridade.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos escutar com atenção o som produzido pelo maracá. Se os povos indígenas usam elementos da natureza para construir seus instrumentos, o que vocês acham que foi colocado aqui dentro?

5

Propicie mais um tempo para as crianças ampliarem as experiências com os sons de diferentes culturas. É fundamental que elas manipulem o instrumento. Se tiver possibilidade, amplie a exploração das crianças acrescentando instrumentos similares, como o Chocalho de pé ou o Pau de chuva.

As crianças ficam livres para manuseio e movimentação, que poderão acontecer individualmente, em pares ou pequenos grupos, reproduzir novamente os áudios ou cantarem suas músicas preferidas. Enquanto isso, aproveite para observar e registrar como as crianças interagem com o instrumento, se acompanham o ritmo com movimentos corporais, se reagem aos sons produzidos e como expressam suas descobertas. Em outro canto da sala, organize os demais materiais (papéis e elementos riscantes). Dessa forma, as criançasque não desejarem continuar na exploração da música indígena ou que esperam os colegas manipularem o maracá têm a opção de desenhar. Incentive que incorporem em suas produções as descobertas e brincadeiras do dia, como desenharem o maracá, as crianças ou índios dançando e tocando etc.


Para finalizar:

Convide novamente as crianças para a grande roda e proponha uma canção de despedida. Uma criança inicia tocando o maracá, os versos são cantados por todas e o maracá passa para as mãos de outra criança. Elas devem fazer esse movimento sucessivamente até que todas tenham participado. Você pode seguir essa sugestão ou incluir outra brincadeira cantada;

“Já vou embora

vou deixar meu maracá,

Para (nome da criança)

ele vai ficar”.

Quando completar a roda, diga às crianças que em outro momento poderão tocar o maracá novamente. As que realizaram o desenho podem mostrar e falar de sua produção aos demais colegas e, juntos, guardarem os materiais utilizados.

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