Plano de Aula
Plano de aula: Manuseio de livros
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias
O que fazer antes?
Contextos prévios:
É importante que alguns dos livros apresentados às crianças sejam de histórias que elas já conhecem, por já terem sido contadas ou lidas pelo professor.Fique atento à qualidade das narrativas, das ilustrações e à adequação dos livros à faixa etária. Certifique-se que não reforçam estereótipos e preconceitos. (Sugestão de leitura: "Como escolher boa literatura para crianças?" da Revista Emília).
Materiais:
Separe diversos livros numa quantidade maior do que a de crianças. É interessante que haja histórias que elas conhecem e outras que não. Garanta que esses livros sejam adequados à faixa etária e a todas as crianças, com ilustrações que chamem a atenção, fáceis de folhear. Alguns podem ser táteis. Você pode disponibilizar os livros em algumas mesas (adequadas ao tamanho das crianças), em caixas ou cestos. Para o espaço, use materiais como almofadas, tapetes, cadeiras, colchonetes e tecidos. Providencie um aparelho de som ou seu celular para colocar música, um caderno, uma caneta para anotações, alguns jogos e brinquedos.Separe papel para cartaz, canetinha e uma máquina fotográfica ou celular para tirarfotos da atividade - para o item Engajando as famílias.
Espaços:
Crie um ambiente aconchegante na sala. Disponibilize almofadas, colchonetes e tapetes, delimitando alguns espaços. Coloque também cadeiras e mesas (adequadas ao tamanho das crianças) em um outro espaço. Em um dos cantos da sala, monte uma cabana com tecidos, se for uma prática conhecida das crianças. Distribua os livros por esses espaços, oportunizando que as crianças se organizem em pequenos grupos ao escolher os locais em que querem ficar e os livros que querem ler.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças manuseiam os livros (posição do livro, folheiam as páginas, observam as ilustrações, tentam ler o texto)? Elas demonstram interesse em manuseá-los?
2. Como as crianças contam/recontam suas histórias? Lembram-se de algumas partes ou personagens?
3. Como são as conversas das crianças sobre as histórias? Quais suas estratégias para responder questões sobre a narrativa? Que tipos de comentários ou indicações sobre a história elas fazem?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento às crianças que precisam de alguma ajuda para se locomover ou se comunicar, verbalize o que elas expressam por meio de gestos, de sons, de expressões ou apontando algo. Se alguma criança tiver dificuldade para segurar ou virar as páginas do livro, ajude-a durante a atividade. Procure incentivar todas a participar, mas respeite se alguma preferir só observar.
O que fazer durante?

1
Reúna as crianças e conte que hoje irão ler os livros que você trouxe. Caminhepelo espaço com elas, mostre os diferentes cantos organizados na sala e as caixas ou cestos com livros. Explique que há obras que elas já conhecem e outras que vocês ainda não leram juntos, mas que poderão ler depois. Pegue alguns exemplos desses livros, mostre a capa, leia o título, pergunte quem lembra daquela história, quem gostaria de ler o livro. Fique atento aos comentários e às perguntas das crianças, verbalize o que elas comunicam por meio de gestos, expressões ou apontando algo.
2
Deixe as crianças à vontade para explorar, escolher os livros, onde querem ler (mesa, chão, almofada, colchonete, cabana) e como querem ler (individualmente, em pequenos grupos, com um adulto). Ajude as que tiverem dificuldade para pegar o livro ou para se locomover pelo espaço. Coloque uma música baixa e tranquila de fundo para deixar o ambiente ainda mais agradável.
Possíveis falas do professor neste momento: Se tiver uma criança que não pegou nenhum livro, convide-a a ver um com você, dizendo: Você se lembra daquela história que você gosta, dos Três Porquinhos? Será que a gente encontra esse livro? Você já viu essa história? Acho que vai gostar. Ou convide-a a ouvir a história que outro amigo está contando.
3
Fique atento à interação das crianças com os livros. Observe se elas os seguram na posição certa, se conseguem folheá-los, se recontam uma história que memorizaram, se criam histórias com as ilustrações. Aproveite para escrever suas observações ao longo de toda a atividade e registrá-las por meio de fotos.
Possíveis ações das crianças neste momento: Algumas crianças podem pegar os livros e usá-los como brinquedo, para empilhar, por exemplo. Deixe que os explorem, depois pegue uma obra para folhear próximo a elas e convide-as para ver o livro com você. Se ainda não quiserem, respeite o tempo delas.
4
Interaja com as crianças, convide-as para contar uma parte da história usando as ilustrações como base e ajude-as a lembrar de certos acontecimentos. Peça que apontem os personagens, as situações e outros pontos da história que possam identificar no livro e/ou recordar de quando vocês o leram. Fique atento às diversas formas de expressão da criança: pela fala, pelos gestos, pelas expressões, pelas atitudes, apontando etc. Converse sobre suas preferências, peça que mostrem seu livro favorito ou um que gostem muito, diga que percebeu que elas gostam bastante de certo livro, porque o escolheram de novo. Registre por escrito essas preferências.
Possíveis falas e ações do professor e das crianças neste momento: Você gosta bastante desse livro, né? Como é que ele começa? O que esse lobo aprontou? (Criança abre a boca.) Ele comeu a vovó? Você achou aquela história que nós lemos? O que acontece com a joaninha? (Criança diz caiu) Isso mesmo, ela desmaiou. Eu não lembrava desse livro. O que acontece com o menino? Esse livro a gente ainda não leu. Do que será que ele fala? Por que você gosta desse livro? (Criança aponta para um leão.) Você gosta de histórias com leões? Será que tem outro livro com leões para você ver?
5
Observe como as crianças interagem umas com as outras, se preferem ler o livro sozinhas ou em pequenos grupos, se preferem contar a história para os amigos ou ouvir quando alguém conta. Observe como conversam entre elas sobre o livro e sobre suas preferências. Folheie uma obra também e esteja disponível para lê-la para as que pedirem, para observar o que te mostram, escutar as que quiserem contar a história, fazer comentários, verbalizar o que elas apontam no livro.
6
Se houver conflitos por um livro ou por um espaço e houver necessidade de uma intervenção, converse com a criança e ajude-a a encontrar uma solução: ler junto, trocar de livro, encontrar outro livro com a mesma história ou aguardar enquanto a outra criança termina a leitura. Aproveite para anotar quais são os livros mais disputados, essa informação te ajudará a identificar as preferências do grupo e a preparar a atividade novamente, caso queira repeti-la. Se as crianças demonstrarem um grande interesse por algum espaço, construa mais de um igual a ele quando for repetir a atividade.
7
Algumas crianças podem rasgar ou amassar os livros, pois ainda estão aprendendo a manuseá-los. Se tiver sido sem querer, não é necessário repreendê-las, ajude-as a terminar de ver o livro e depois deixe-o separado para que possa ser consertado. Se rasgarem propositalmente, converse sobre a importância de cuidar dos livros, para que possam ler e reler a história. Mostre alternativas para o uso mais adequado do livro, tanto com exemplos dados por você como com outros que ela pode observar no comportamento das outras crianças.
Para finalizar:
Em um canto da sala, disponibilize brinquedos e jogos como uma opção de atividade para as crianças que terminarem de manusear os livros antes das outras.Quando notar que o interesse da maioria está diminuindo, avise que a atividade acabará em dez minutos. Avise-as novamente quando faltarem cinco minutos. Ao fim desse tempo, convide-as para guardar os livros e arrumar os espaços. Neste momento, cante uma música que já usa nos momentos de arrumação ou coloque "Arrumar a Bagunceira", da Palavra Cantada, disponível aqui. Sugira que os pequenos organizem os livros e o local enquanto dançam ao ritmo da música. Se tiver montado a cabana, ela pode servir como espaço permanente de leitura, de aconchego ou de privacidade para as crianças.
Desdobramentos
Caso queira explorar ainda maisesta atividade, ela pode ser realizada com frequência, assim as crianças podem se apropriar cada vez mais desse comportamento leitor, além de exercitar a autonomia na escolha dos livros e ter a oportunidade de expressar preferências. Peça que, depois do manuseio, as crianças escolham um livro para você ler. Elas podem sugerir as obras dizendo o nome delas, apontando-as ou levando-as até você. Faça um sorteio ou uma votação para escolher um livro dentre as sugestões dadas.
Engajando as famílias
Faça um painel com fotos desse momento e uma lista com alguns dos livros favoritos da turma. Peça que os pais complementem-na com outras histórias favoritas das crianças. Se tiverem o livro em casa, peça que emprestem para que você o leia para a turma. Durante uma semana, no momento de chegada e saída das crianças, prepare um espaço para o manuseio de livros (pode ser no hall de entrada, na biblioteca, em um canto da sala etc) e convide as famílias (avise-as com antecedência) para compartilhar esse espaço e ler histórias com as crianças. Deixe diversos livros disponíveis e espaços onde os adultos e as crianças possam se sentar juntos para lê-los.
Manuseio de livros
Apresente a proposta
Nesta atividade, os pequenos irão explorar e manusear obras já conhecidas dispostas em algum espaço da casa. Grave um áudio para as famílias explicando como a atividade pode acontecer. Explique que o momento do manuseio dos livros é importante para que as crianças tenham contato com diversas histórias e portadores de textos, permitindo que façam as leituras do próprio modo.
Adaptações necessárias
A atividade sugere que as crianças possam manusear diversos livros de história. Caso as famílias não disponham de livros infantis em casa, sugira opções, como: pedir livros emprestado aos familiares ou vizinhos que tenham crianças e possam disponibilizar alguns (lembrando que é fundamental higienizá-los antes e depois do uso); explorar outros portadores de texto que possam ser utilizados pelas crianças, como encartes de jogos, livros de receita, papéis de supermercados, folders de lojas etc.
Sugira às famílias
Durante a exploração, oriente os familiares a deixarem as crianças à vontade para explorarem, escolherem os livros ou outros portadores de texto, como sugerido acima, o local em que querem ler (mesa, chão, almofada, colchonete, cabana) e como querem ler. Oriente que é importante que fiquem atentos às interações das crianças com os materiais, que observem se elas os seguram na posição certa, se conseguem folheá-los, se recontam uma história que memorizaram e criam histórias com as ilustrações.
Diante das observações, convide-os a interagirem com as crianças, demonstrando interesse pelas explorações delas e participando da atividade.
Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que registrem com fotos o momento de exploração dos livros e outros portadores de texto. Peça para te enviarem esse material via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, para que você possa acompanhar o processo de descoberta das crianças. Ao receber os registros, dê devolutivas para as famílias, parabenizando o engajamento e incentivando que possam fazer esse tipo de exploração mais vezes.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Helena Cristina Cintra Eher
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: De 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
Abordagem didática: Ler diariamente possibilita que as crianças desenvolvam o prazer pelo mundo fantástico dos livros. Explorar as obras com os pequenos permite a eles se aproximarem da linguagem escrita. Observando a capa, eles podem construir hipóteses sobre o que e onde está escrito e identificar informações como o nome do autor, o título etc. Dentro do livro, outros conhecimentos são importantes, como diferenciar a ilustração da escrita, antecipar textos e acontecimentos com base na ilustração, entre outros. A própria narrativa, com seus personagens e cenários, pode ser aproveitada para a realização de boas conversas com e entre as crianças.