Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF03LP24 : Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP25 : Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF15LP10 : Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF03LP26 : Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP14 : Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

EF35LP17 : Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

Plano 01 de 15

Lendo texto científico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa JordãoTítulo da aula: Lendo texto científico Finalidade da aula: Ler textos científicos, co...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Lendo protocolos científicos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Lendo protocolos científicos Finalidade da aula: Ler para compreender um pr...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP24

EF35LP17

Plano 03 de 15

Ler textos científicos para conhecer um tema

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Ler textos científicos para conhecer um tema Finalidade da aula: Ler texto ...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP04

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP24

EF35LP17

Plano 04 de 15

Entendendo a estrutura e a composição dos relatos de experim...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Entendendo a estrutura e a composição dos relatos de experi...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 05 de 15

Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Estrutura e composição dos relatos de Observaç&atild...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 06 de 15

Organizando relatos de observação e pesquisa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Organizando relatos de observação e pesquisa Finalidade da ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 07 de 15

Verbos de ação nos protocolos e relatos de experimentos cien...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francislene Vilela DouradoMentor: Sidicleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Verbos de ação nos protocolos e relatos de experimentos científicos Fi...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 08 de 15

Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos cient...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidicleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos científicos Fina...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 09 de 15

Adequar o relato utilizando o verbo na sua flexão correta

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Adequar o relato utilizando o verbo na sua flexão correta. Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP26

Plano 10 de 15

Analisando exposições orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Analisando exposições orais Finalidade da aula: Analisar as condiç...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP10

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejando uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejando uma exposição oral Finalidade da aula: Planejar uma exposi&c...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP10

EF15LP13

Plano 12 de 15

Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Expondo oralmente relatos e protocolos científicos Finalidade da aula: Produzir...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP10

EF15LP13

Plano 13 de 15

Organizando as ideias da pré-escrita de um relato de experim...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Organizando as ideias da pré-escrita de um relato de experimento científico F...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP05

EF03LP25

Plano 14 de 15

Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científic...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científico Finalidade...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF03LP25

EF35LP14

Plano 15 de 15

Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Renata da Silva GonçalvesMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científico  Finalida...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07