Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF06LP01 : Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

EF06LP02 : Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF06LP03 : Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF06LP11 : Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

EF67LP01 : Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

EF67LP02 : Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

EF67LP03 : Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

EF67LP09 : Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

EF69LP03 : Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

EF67LP10 : Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

EF69LP06 : Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Plano 01 de 15

A notícia de esportes e suas marcas linguísticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A notícia de esportes e suas marcas linguísticas Finalidade da aula: Ler e comp...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP01

EF06LP01

EF06LP02

Plano 02 de 15

Notícia de esportes: impresso versus digital

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Notícia de esportes: impresso versus digital Finalidade da aula: Comparar uma not&iac...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP03

EF06LP03

EF69LP03

Plano 03 de 15

Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando come...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitore...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP02

Plano 04 de 15

A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: A notícia de esportes e seus elementos constituintes Finalidade da aula: Ler no...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 05 de 15

Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os e...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o g&...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 06 de 15

A organização e a reescrita de uma notícia de esportes, para...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 07 de 15

A imparcialidade em notícias de esportes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: A imparcialidade em notícias de esportes Finalidade da aula: Analisar marcas li...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 08 de 15

Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialida...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 09 de 15

Parcialidade na notícia de esportes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Parcialidade na notícia de esportes Finalidade da aula: Exercitar a identifica&...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 10 de 15

Oralidade em programas de esportes no rádio e na televisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Oralidade em programas de esportes no rádio e na televisão Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

Plano 11 de 15

O planejamento de notícias orais de esportes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: O planejamento de notícias orais de esportes Finalidade da aula: Planejar not&...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 12 de 15

Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato a...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: José Gilson Franco Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato audiovisual. Final...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 13 de 15

O planejamento da escrita de notícias de esportes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O planejamento da escrita de notícias de esportes Finalidade da aula: Planejar a produçã...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP09

EF69LP06

Plano 14 de 15

Produção escrita de notícias de esportes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula:Produção escrita de notícias de esportes Finalidade da aula:Realizar a escrita das not&ia...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP10

EF69LP07

Plano 15 de 15

Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: José Gilson FrancoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos Finalidade da aula: Revisar e reescrever as...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP08

EF06LP11