19242
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Combinados e acordos: um caminho para o protagonismo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Definir, de forma colaborativa e consensual, os combinados e acordos que nortearão a participação dos estudantes nas atividades escolares e avaliá-los.

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: a aula está prevista para acontecer em 50 minutos. Em uma plenária, os alunos discutem e aprovam ou não os combinados e acordos elaborados, em grupos, na aula anterior. Em um ambiente de cooperação, serão criados grupos mediadores responsáveis por dialogar com os alunos que não os estão cumprindo. Por fim, estabelecerão paradas para avaliar se os combinados estão sendo respeitados ou se precisam de ajustes.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente, respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Materiais necessários: cartolina ou papel kraft, caneta hidrográfica, fita adesiva, filipetas.

Sugestão de registro disponível nos materiais complementares. Acesso em: 26 de março de 2020.

Ação prévia: confeccionar uma urna.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia, flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo juvenil.

Gestão democrática da escola: como inserir essa ideia entre os alunos. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que cada grupo vai compartilhar os combinados elaborados na aula anterior e, por meio de uma votação, decidirão se a sugestão dada comporá os combinados e acordos da turma. Peça para os alunos se organizarem em grupos, revisitarem os combinados elaboradoras na aula anterior e identificarem se precisam de algum ajuste que os deixe claros para toda a turma. Avalie se os combinados já estruturados limitam ou impedem a participação e a aprendizagem de todos os estudantes da escola. Por exemplo, o aluno que chega atrasado à aula não poderá assisti-la. Explique que o combinado não pode gerar exclusão ou inviabilizar a permanência e a aprendizagem na escola.

Ao serem colocados na urna, os combinados tornam-se produções da turma e os grupos não necessitam fazer explicações ou justificativas, se assim desejarem. Entretanto, eles têm a liberdade de discutir e defender as ideias. Na Educação Empreendedora, avaliar e reavaliar são ações permanentes. Essa é uma forma de valorizar a iniciativa, a capacidade de criar e inovar a partir de ideias individuais e coletivas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: leia os combinados discutidos em grupo com toda a turma, para que, assim, construam de maneira colaborativa os combinados e acordos. A partir das situações discutidas na aula anterior, os alunos não constroem somente combinados, mas novos valores dentro da complexa e heterogênea comunidade escolar. Afastam-se do conformismo e tornam-se agentes de mudança da própria vida e da coletividade.

Peça para os alunos escreverem cada combinado em uma filipeta e depositarem em uma urna. Misture bem a urna e, aleatoriamente, peça para os alunos retirarem uma filipeta. A cada sorteio, escreva no quadro o combinado sorteado, leia e pergunte se alguém quer se posicionar, perguntar, fazer alguma observação. Por meio de uma votação, decida com a turma se todos concordam com o combinado e estabeleça os mais importantes. Antes de estabelecer os mais importantes, apague os combinados que não foram aprovados. Para decidir os mais importantes, peça para que cada estudante vote em três combinados e contabilize.

Apresente uma devolutiva sobre os combinados propostos pelos estudantes: problematize as propostas, dê exemplos, explique a importância de cada um e indique ajustes se necessário. Uma situação, como a importância de manter os ambientes limpos, por exemplo, remete a questões de saúde, higiene e proliferação de bactérias e pequenos animais, respeito ao trabalho dos funcionários da limpeza, à convivência entre toda a comunidade escolar e à preocupação com o meio ambiente. Essa sequência de exemplos necessita de ações específicas, como aumentar o número de lixeiras e o uso delas, buscar parcerias com organizações de reciclagem, recolher o próprio lixo, elaborar campanhas que estimulem outras turmas a manter o espaço limpo e organizado. As mudanças comportamentais são reveladas quando os alunos estão em um ambiente livre da cultura da obediência e do autoritarismo, por isso, quanto mais autonomia e corresponsabilidade, mais inovação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: estabeleça com os estudantes as medidas que serão adotadas caso o combinado seja descumprido. Para isso, ressalte que as medidas não podem nem gerar exclusão nem impactar na limitação da aprendizagem. Explique que os combinados fazem parte de um contrato social, por isso, romper com eles será um espaço para refletir, reparar e construir estratégias de negociação. O diálogo entre eles é fonte que gera criatividade coletiva e cooperação e uma forma de descobrir que há muitos problemas em comum, é ressaltar o aluno como cidadão humanizado.

Estabeleça um grupo diferente a cada mês para ser o mediador dos combinados. Explique que esse grupo terá a responsabilidade de dialogar com os estudantes que estão descumprindo. Explique que as medidas não são punitivas, mas um momento para identificar problemas e gerar soluções. Fale que é importante que o grupo mediador incentive a turma a cumprir os combinados. Esse incentivo dependerá das estratégias do grupo. Lembre-se de que as respostas a todos os questionamentos são dadas pelos estudantes. Na proposta empreendedora, assuma um papel problematizador, que apoia os estudantes na construção de respostas e soluções.

Peça aos alunos mediadores do mês que redijam as ações realizadas e quais estudantes envolvidos. Leia e apresente uma devolutiva escrita ou por meio de um diálogo com o grupo. Esse registro não é um recurso de crítica, mas de identificar o problema e propor solução e possibilita avaliar quais regras estão ou não sendo cumpridas, além de discutir o que faz com que essas regras sejam ou não cumpridas. Por isso, peça para os grupos guardarem-no. O registro pode ser dividido em quatro partes: combinado descumprido, pessoas envolvidas, ações realizadas e resultado. No último item, resultado, os alunos avaliam se o problema foi resolvido ou se ainda precisa de outras mediações.

Sugestão para o registro disponível nos materiais complementares.

Explique que, se houver necessidade, o grupo mediador deve acionar você para ajudá-los em qualquer situação. Peça para um grupo ou um integrante de cada elaborar um cartaz com os combinados no horário extraclasse. Escreva no cartaz os combinados por ordem de relevância. O cartaz deve ser fixado em um lugar visível a todos os estudantes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a avaliação é uma maneira de reduzir a distância entre os problemas discutidos, a motivação e as ações decididas. Os combinados construídos de maneira coletiva geram mudanças comportamentais e estimulam a confiança em si e no próximo, a perseverança, a paixão em fazer da melhor forma, além de romper com modelos estabelecidos socialmente. Faça algumas paradas para avaliar se os combinados estão sendo respeitados ou se precisam de ajustes. Nessas paradas, outros combinados podem surgir e outros podem ser retirados.

Decida com os estudantes a primeira parada para o mês seguinte. Explique que as paradas devem acontecer de acordo com as necessidades da turma, mas, pelo menos, uma a cada trimestre. Os registros elaborados pelos grupos mediadores impulsionam a definição dos propósitos, os caminhos e a capacidade investigativa. Compartilhe as situações descritas com a turma durante essas paradas.

Incentive a autoavaliação. Ela é um meio de desenvolver a autogestão, a responsabilidade, o senso crítico, a cidadania. A cada combinado lido, peça para os alunos avaliarem: Eu cumpri/Eu não cumpri/Eu cumpri algumas vezes. Use perguntas para estimular a avaliação. Enfatize que não é o momento de apontar erros e achar culpados, mas encontrar oportunidades de melhoria.

1. Por que conseguimos cumprir alguns combinados e outros não?

2. Quais fatores positivos e negativos ajudaram ou dificultaram o cumprimento?

Confeccione um novo cartaz a cada reunião, se houver alteração. Lembre-se que você é um exemplo e um motivador de mudanças. Relembre os combinados sempre que puder. Para finalizar esse plano, pergunte aos alunos o quanto eles se sentem comprometidos com os combinados e acordos construídos pela turma. Quanto mais mexer com as emoções dos alunos, mais eles terão compromisso com o local e com a melhoria da vida das pessoas. Por isso, é relevante que todos observem esta avaliação para motivar aqueles que necessitam de mais apoio.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: a sugestão aqui descrita é um desdobramento que potencializa a atividade ao estabelecer diálogos com a equipe de gestão. Por ser uma sugestão complementar, sua realização é optativa.

Uma escola empreendedora precisa estimular o olhar reflexivo para os pontos de melhora da convivência social. No diálogo com distintas pessoas de diferentes funções e hierarquias, os alunos constroem senso crítico, gestão coletiva, interdependência, iniciativa, autoria, cooperação, responsabilidade, empatia.

Explique aos alunos que os combinados da turma podem compor o Regimento Escolar ou um projeto da escola. Para isso acontecer, é necessário que os estudantes compartilhem os desafios encontrados, as ações concretizadas, as dificuldades enfrentadas e superadas com a gestão da escola, com os professores e com o conselho de escola.

Visto que muitas das coisas que os alunos possam querer mudar na organização/regras do espaço escolar dependerá de consenso, maioria, negociação, dialogue sobre a importância do sistema de representatividade política para que os alunos pensem sobre representantes de classes e relatores. Fale para a turma eleger um grupo representante para dialogar com a equipe gestora e apresentar todas as ações já realizadas, os resultados obtidos e os objetivos ainda não alcançados. Os registros mensais de cada grupo ajudarão a compor o documento que será apresentado pelo grupo representante.

Combine com a equipe gestora uma data para a devolutiva de todos os apontamentos levantados pela turma. É muito importante que a equipe gestora e os outros professores acolham os apontamentos dos estudantes de maneira respeitosa e valorizem a construção e vivência dos combinados. A relação hierárquica não pode diminuir a autonomia dos estudantes e impedir o protagonismo de cada um.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: a aula está prevista para acontecer em 50 minutos. Em uma plenária, os alunos discutem e aprovam ou não os combinados e acordos elaborados, em grupos, na aula anterior. Em um ambiente de cooperação, serão criados grupos mediadores responsáveis por dialogar com os alunos que não os estão cumprindo. Por fim, estabelecerão paradas para avaliar se os combinados estão sendo respeitados ou se precisam de ajustes.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente, respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Materiais necessários: cartolina ou papel kraft, caneta hidrográfica, fita adesiva, filipetas.

Sugestão de registro disponível nos materiais complementares. Acesso em: 26 de março de 2020.

Ação prévia: confeccionar uma urna.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia, flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo juvenil.

Gestão democrática da escola: como inserir essa ideia entre os alunos. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que cada grupo vai compartilhar os combinados elaborados na aula anterior e, por meio de uma votação, decidirão se a sugestão dada comporá os combinados e acordos da turma. Peça para os alunos se organizarem em grupos, revisitarem os combinados elaboradoras na aula anterior e identificarem se precisam de algum ajuste que os deixe claros para toda a turma. Avalie se os combinados já estruturados limitam ou impedem a participação e a aprendizagem de todos os estudantes da escola. Por exemplo, o aluno que chega atrasado à aula não poderá assisti-la. Explique que o combinado não pode gerar exclusão ou inviabilizar a permanência e a aprendizagem na escola.

Ao serem colocados na urna, os combinados tornam-se produções da turma e os grupos não necessitam fazer explicações ou justificativas, se assim desejarem. Entretanto, eles têm a liberdade de discutir e defender as ideias. Na Educação Empreendedora, avaliar e reavaliar são ações permanentes. Essa é uma forma de valorizar a iniciativa, a capacidade de criar e inovar a partir de ideias individuais e coletivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: leia os combinados discutidos em grupo com toda a turma, para que, assim, construam de maneira colaborativa os combinados e acordos. A partir das situações discutidas na aula anterior, os alunos não constroem somente combinados, mas novos valores dentro da complexa e heterogênea comunidade escolar. Afastam-se do conformismo e tornam-se agentes de mudança da própria vida e da coletividade.

Peça para os alunos escreverem cada combinado em uma filipeta e depositarem em uma urna. Misture bem a urna e, aleatoriamente, peça para os alunos retirarem uma filipeta. A cada sorteio, escreva no quadro o combinado sorteado, leia e pergunte se alguém quer se posicionar, perguntar, fazer alguma observação. Por meio de uma votação, decida com a turma se todos concordam com o combinado e estabeleça os mais importantes. Antes de estabelecer os mais importantes, apague os combinados que não foram aprovados. Para decidir os mais importantes, peça para que cada estudante vote em três combinados e contabilize.

Apresente uma devolutiva sobre os combinados propostos pelos estudantes: problematize as propostas, dê exemplos, explique a importância de cada um e indique ajustes se necessário. Uma situação, como a importância de manter os ambientes limpos, por exemplo, remete a questões de saúde, higiene e proliferação de bactérias e pequenos animais, respeito ao trabalho dos funcionários da limpeza, à convivência entre toda a comunidade escolar e à preocupação com o meio ambiente. Essa sequência de exemplos necessita de ações específicas, como aumentar o número de lixeiras e o uso delas, buscar parcerias com organizações de reciclagem, recolher o próprio lixo, elaborar campanhas que estimulem outras turmas a manter o espaço limpo e organizado. As mudanças comportamentais são reveladas quando os alunos estão em um ambiente livre da cultura da obediência e do autoritarismo, por isso, quanto mais autonomia e corresponsabilidade, mais inovação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: estabeleça com os estudantes as medidas que serão adotadas caso o combinado seja descumprido. Para isso, ressalte que as medidas não podem nem gerar exclusão nem impactar na limitação da aprendizagem. Explique que os combinados fazem parte de um contrato social, por isso, romper com eles será um espaço para refletir, reparar e construir estratégias de negociação. O diálogo entre eles é fonte que gera criatividade coletiva e cooperação e uma forma de descobrir que há muitos problemas em comum, é ressaltar o aluno como cidadão humanizado.

Estabeleça um grupo diferente a cada mês para ser o mediador dos combinados. Explique que esse grupo terá a responsabilidade de dialogar com os estudantes que estão descumprindo. Explique que as medidas não são punitivas, mas um momento para identificar problemas e gerar soluções. Fale que é importante que o grupo mediador incentive a turma a cumprir os combinados. Esse incentivo dependerá das estratégias do grupo. Lembre-se de que as respostas a todos os questionamentos são dadas pelos estudantes. Na proposta empreendedora, assuma um papel problematizador, que apoia os estudantes na construção de respostas e soluções.

Peça aos alunos mediadores do mês que redijam as ações realizadas e quais estudantes envolvidos. Leia e apresente uma devolutiva escrita ou por meio de um diálogo com o grupo. Esse registro não é um recurso de crítica, mas de identificar o problema e propor solução e possibilita avaliar quais regras estão ou não sendo cumpridas, além de discutir o que faz com que essas regras sejam ou não cumpridas. Por isso, peça para os grupos guardarem-no. O registro pode ser dividido em quatro partes: combinado descumprido, pessoas envolvidas, ações realizadas e resultado. No último item, resultado, os alunos avaliam se o problema foi resolvido ou se ainda precisa de outras mediações.

Sugestão para o registro disponível nos materiais complementares.

Explique que, se houver necessidade, o grupo mediador deve acionar você para ajudá-los em qualquer situação. Peça para um grupo ou um integrante de cada elaborar um cartaz com os combinados no horário extraclasse. Escreva no cartaz os combinados por ordem de relevância. O cartaz deve ser fixado em um lugar visível a todos os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a avaliação é uma maneira de reduzir a distância entre os problemas discutidos, a motivação e as ações decididas. Os combinados construídos de maneira coletiva geram mudanças comportamentais e estimulam a confiança em si e no próximo, a perseverança, a paixão em fazer da melhor forma, além de romper com modelos estabelecidos socialmente. Faça algumas paradas para avaliar se os combinados estão sendo respeitados ou se precisam de ajustes. Nessas paradas, outros combinados podem surgir e outros podem ser retirados.

Decida com os estudantes a primeira parada para o mês seguinte. Explique que as paradas devem acontecer de acordo com as necessidades da turma, mas, pelo menos, uma a cada trimestre. Os registros elaborados pelos grupos mediadores impulsionam a definição dos propósitos, os caminhos e a capacidade investigativa. Compartilhe as situações descritas com a turma durante essas paradas.

Incentive a autoavaliação. Ela é um meio de desenvolver a autogestão, a responsabilidade, o senso crítico, a cidadania. A cada combinado lido, peça para os alunos avaliarem: Eu cumpri/Eu não cumpri/Eu cumpri algumas vezes. Use perguntas para estimular a avaliação. Enfatize que não é o momento de apontar erros e achar culpados, mas encontrar oportunidades de melhoria.

1. Por que conseguimos cumprir alguns combinados e outros não?

2. Quais fatores positivos e negativos ajudaram ou dificultaram o cumprimento?

Confeccione um novo cartaz a cada reunião, se houver alteração. Lembre-se que você é um exemplo e um motivador de mudanças. Relembre os combinados sempre que puder. Para finalizar esse plano, pergunte aos alunos o quanto eles se sentem comprometidos com os combinados e acordos construídos pela turma. Quanto mais mexer com as emoções dos alunos, mais eles terão compromisso com o local e com a melhoria da vida das pessoas. Por isso, é relevante que todos observem esta avaliação para motivar aqueles que necessitam de mais apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: a sugestão aqui descrita é um desdobramento que potencializa a atividade ao estabelecer diálogos com a equipe de gestão. Por ser uma sugestão complementar, sua realização é optativa.

Uma escola empreendedora precisa estimular o olhar reflexivo para os pontos de melhora da convivência social. No diálogo com distintas pessoas de diferentes funções e hierarquias, os alunos constroem senso crítico, gestão coletiva, interdependência, iniciativa, autoria, cooperação, responsabilidade, empatia.

Explique aos alunos que os combinados da turma podem compor o Regimento Escolar ou um projeto da escola. Para isso acontecer, é necessário que os estudantes compartilhem os desafios encontrados, as ações concretizadas, as dificuldades enfrentadas e superadas com a gestão da escola, com os professores e com o conselho de escola.

Visto que muitas das coisas que os alunos possam querer mudar na organização/regras do espaço escolar dependerá de consenso, maioria, negociação, dialogue sobre a importância do sistema de representatividade política para que os alunos pensem sobre representantes de classes e relatores. Fale para a turma eleger um grupo representante para dialogar com a equipe gestora e apresentar todas as ações já realizadas, os resultados obtidos e os objetivos ainda não alcançados. Os registros mensais de cada grupo ajudarão a compor o documento que será apresentado pelo grupo representante.

Combine com a equipe gestora uma data para a devolutiva de todos os apontamentos levantados pela turma. É muito importante que a equipe gestora e os outros professores acolham os apontamentos dos estudantes de maneira respeitosa e valorizem a construção e vivência dos combinados. A relação hierárquica não pode diminuir a autonomia dos estudantes e impedir o protagonismo de cada um.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano