Atividade para impressão - Modelo de ata
Modelo de ata
Plano de Aula
Por: Ariane Previde Paz
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, se exercita a capacidade de argumentar oralmente e se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, abrangem, não somente o interior da escola, mas ampliam-se à comunidade externa.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft; Canetas hidrográficas; Folha de sulfite ou folha pautada; Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Dificuldades para respeitar os turnos de fala; Revelar medo ou vergonha de expor as ideias; Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas; Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho; Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la; Não empregar linguagem respeitosa; Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente; Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia; Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia; Não conter a ansiedade nas participações; Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro; Sugerir soluções amplas demais; Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente; Não compreender a diferença entre direitos e deveres; Distinguir argumentos válidos de inválidos; Apresentar argumentos baseados no senso comum; Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação; Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em: 20 de dez de 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de Dezembro de 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
Sensibilização:
1º Momento
1. 1. Quais são os direitos dos alunos dentro da escola?
2. 2. Quais são os deveres dos alunos dentro da escola?
3. 3. Quais são os direitos dos professores dentro da escola?
4. 4. Quais são os deveres dos professores dentro da escola?
5. 5. Quais são os direitos dos demais funcionários da escola: cozinheiros, porteiro, funcionários da limpeza, inspetor, coordenador pedagógico, diretor, secretário? – Liste todas as profissões presentes na escola.
6. 6. Quais são os deveres dos demais funcionários da escola: cozinheiros, porteiro, funcionários da limpeza, inspetor, coordenador pedagógico, diretor, secretário? – Liste todas as profissões presentes na escola.
7. 7. Quais são os deveres da família dos alunos?
8. 8. Quais são os direitos da família dos alunos?
9. 9. Quais são os direitos da comunidade ao redor da escola?
10. Quais são os deveres da comunidade ao redor da escola?
11. Quais são os direitos do governo em relação à escola?
12. Quais são os deveres do governo em relação à escola?
1.Todos os direitos e deveres apresentados aqui são respeitados? Por quê?
2. Existem práticas que são consideradas normais pela frequência com que acontecem?
3. Vocês conhecem algum documento oficial que auxilia na compreensão dos deveres e dos direitos dos alunos, funcionários, família e governo?
1. Quem aqui é criança?
Provavelmente, muitos não se consideram crianças. Então, leia o artigo 2º do ECA: “considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos”.
2. Os pais são obrigados a matricular os filhos na escola?
3. Quem já ouviu falar sobre conselho tutelar?
2º Momento
3º Momento
Elaboração da pauta
1. Situação aluno-aluno.
1.1. São situações que envolvem diretamente os alunos. Pode ter sido mediada por um funcionário, mas ainda não foi esclarecida.
2. Situação aluno-funcionário.
2.1. São situações que envolvem, além dos alunos, qualquer funcionário da escola.
2.2. Se o funcionário não puder comparecer à Assembleia, o grupo organizador precisa dialogar com o funcionário para esclarecer a situação para a sala ouvindo ambas as partes.
3. Situação família-escola.
3.1. São situações de esclarecimento ou de proximidade entre família e escola.
4. Situação externas.
4.1. Qualquer situação que está além dos muros da escola, mas contribui para a interação da escola com a comunidade escolar, por exemplo, solicitar ao posto de saúde uma visita à escola, organizar um passeio cultural, propor um momento de interação escola-creche-asilo.
1. Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.
2. Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.
3. Organizador da ordem das falas - responsável em sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.
4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.
Orientações: Assembleia
Tempo sugerido: 15 minutos
1. ESPAÇO ABERTO
Tempo sugerido: 25 minutos
2. PAUTA DE HOJE·
1. O que causou tal situação?
2. Qual foi a consequência da situação?
3. Poderia ter sido evitada?
4. As consequências afetam os alunos, os funcionários, a família, a comunidade?
1. Quem presenciou?
2. Quem já vivenciou tal situação? Foi confortável?
3. Normalmente, quem são envolvidos? Há algum estereótipo?
4. A escola contribui para que a situação aconteça?
5. Acontece somente dentro da escola?
6. Há alguma ideia para preveni-la?
Felicitações
Tempo sugerido: 10 minutos
3. RESPONSABILIDADES
Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento dela é extremamente importante, caso precise retomá-la.
ASSEMBLEIA
Escola: nome completo da escola
Data: data da reunião
Grupo responsável: nome de todos os integrantes do grupo organizador daquela reunião.
Criticamos: é o registro da pauta de acordo com o agrupamento realizado. No dia da Assembleia, esse campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para assuntos que podem ser sugeridos.
Sugerimos: registros das conclusões decididas no dia da Assembleia. Caso algum aluno tenha registrado antecipadamente na pauta alguma sugestão, ela só poderá constituir a ata se for aprovada pelos alunos na Assembleia.
Parabenizamos: Todas as felicitações são registradas neste campo, entretanto, deixe algumas linhas para elogios que aconteçam durante a reunião. Aponte o nome e a ação positiva.
Assinaturas: Todos os presentes assinam a ata.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Autoavaliação
Orientações:
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ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Orientações:
2. Explique aos alunos que o Estatuto é um documento que regulamenta as relações humanas em sociedade. Assista ao vídeo com a turma e discuta:
3. Encerrada a discussão, esclareça aos alunos que, se eles desejarem, podem acrescentar o problemas discutidos na pauta da Assembleia.
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Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
A proposta da aula é realizar uma Assembleia adaptada a esta situação de isolamento social. Faça um vídeo aos alunos explicando, em linhas gerais (com exemplos, imagens), o que é uma Assembleia. Aproveite os links e orientações oferecidas pelo Plano para preparar esse vídeo. Diga, no final do vídeo, que não poderão fazer uma assembleia nos moldes tradicionais devido ao isolamento social, mas que farão uma adaptação.
Solicite que se organizem em grupos de 4 alunos, de forma que consigam se comunicar. Cada grupo deve ter um coordenador, eleito por todos, que será o interlocutor do grupo. Avise que a primeira tarefa do grupo é listar 3 assuntos/pautas importantes para serem discutidos na Assembleia. Estipule um prazo para que decidam. Os assuntos devem ser listados pelo coordenador de cada grupo em um Documento Colaborativo compartilhado com todos. Cada grupo pode ter uma cor e escrever no Documento sempre com a mesma cor.
Assim que todos os assuntos forem listados, verifique os que se repetiram, os que podem ser unidos em um só e os que podem ser cortados por não terem tanta urgência, e proponha a Pauta. Verifique se todos os grupos estão de acordo (via áudio no WhatsApp) e passe para a próxima etapa.
Desenvolvimento
Cada grupo deve discutir sobre os assuntos da Pauta e tirar as seguintes definições sobre cada um: Eu critico/ Eu felicito/ Eu sugiro. Por exemplo, vamos supor que a pauta seja “atividades remotas durante a pandemia”. “Eu critico” poderia ser “atividades sem exemplos”; “Eu felicito” poderia ser “atividades com vídeos” e “Eu sugiro” poderia ser “atividades com mais exemplos e vídeos”. Estabeleça um prazo para cada coordenador postar no Documento Compartilhado as definições de seu grupo. Podem acrescentar comentários e registrar posições de minoria, caso queiram, mas oriente-os a não se alongarem demais nos textos. Tendo isso pronto, é hora da discussão coletiva. É possível realizar a Assembleia no Google Meet ou no Zoom. No início da atividade, é importante estabelecer quem será o relator (você deverá orientá-lo a como fazer a ata), as regras de mediação, tempo das falas e tempo para cada pauta.
Caso não seja possível realizar a Assembleia dessa forma, crie um grupo no WhatsApp somente com os Coordenadores do grupo, e marquem um dia para realizar a discussão através de áudios. Para tanto, estabeleça o tempo para os áudios e medie o número de áudios para cada coordenador, para ninguém se sobrepor a ninguém. Além disso, uma discussão dessa forma deve ser bastante objetiva, portanto, oriente os alunos para que sejam sucintos em suas falas.
Fechamento
Depois desse processo, envie a Ata aos alunos para que os grupos avaliem e aprovem (ou não). Caso não, peça que apontem os problemas e verifique se os demais coordenadores concordam com as alterações. No Documento Colaborativo criado, faça uma tabela com as responsabilidades que cada aluno tomou para si no processo decisório com relação às pautas, com prazos para que as ações sejam executadas.
Convite às famílias
O auxílio das famílias neste Plano é fundamental para que a Assembleia funcione. Podem apoiar desde a escolha das pautas até as propostas para resolver os problemas levantados pelos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Assembleia
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade / Leitura / Produção de textos
Dinâmica: Em cada sessão, serão desenvolvidas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1.Sensibilização. 2.Elaboração da pauta 3.Organização do espaço. 4.Revisão dos combinados da sessão anterior 4.Leitura, discussão e conclusão/sugestão da pauta. 5. Votação e registro das conclusões 6. Finalização e leitura da ATA 7. Apresentação do novo grupo organizador.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP20/EF69LP22/EF69LP23/EF69LP25/EF69LP26
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, se exercita a capacidade de argumentar oralmente e se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, abrangem, não somente o interior da escola, mas ampliam-se à comunidade externa.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft; Canetas hidrográficas; Folha de sulfite ou folha pautada; Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Dificuldades para respeitar os turnos de fala; Revelar medo ou vergonha de expor as ideias; Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas; Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho; Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la; Não empregar linguagem respeitosa; Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente; Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia; Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia; Não conter a ansiedade nas participações; Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro; Sugerir soluções amplas demais; Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente; Não compreender a diferença entre direitos e deveres; Distinguir argumentos válidos de inválidos; Apresentar argumentos baseados no senso comum; Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação; Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em: 20 de dez de 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de Dezembro de 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
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