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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre assembleia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Assembleia

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Mensal

Prática de linguagem priorizada: Oralidade / Leitura / Produção de textos

Dinâmica:Em cada sessão, serão desenvolvidas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1.Sensibilização. 2.Elaboração da pauta 3.Organização do espaço. 4.Revisão das ações 4.Leitura, discussão e conclusão/sugestão da pauta. 5 Votação e registro das conclusões 6. Finalização e leitura da ata.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP20 EF69LP22 EF69LP23 EF69LP25 EF69LP26

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.

Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

Folha de sulfite ou folha pautada;

Lápis.

Dificuldades antecipadas:

Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;

Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;

Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;

Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;

Não empregar linguagem respeitosa;

Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;

Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;

Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;

Não conter a ansiedade nas participações;

Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;

Sugerir soluções amplas demais;

Distinguir argumentos válidos de inválidos.

Apresentar argumentos baseados no senso comum;

Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;

Desmotivar por causa das burocracias.

Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005


Código: LPO8_04ATP01

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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