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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Assembleia

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.

Justificativa: Diante da necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a Assembleia é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Regimento escolar, abrangem não somente o interior da escola mas ampliam para a comunidade externa.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft, canetas hidrográficas, folha de sulfite ou folha pautada, lápis.

Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Revelar medo ou vergonha de expor as ideias. Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas.

Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho. Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la. Não empregar linguagem respeitosa. Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente. Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia. Não conter a ansiedade nas participações. Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro. Sugerir soluções amplas demais. Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente. Não compreender a diferença entre direitos e deveres. Distinguir argumentos válidos de inválidos. Apresentar argumentos baseados no senso comum. Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação. Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Sensibilização:

  • É o momento em que os alunos compreendem o objetivo de uma Assembleia relacionando a discussão a um documento oficial, no caso do sétimo ano, o regimento escolar.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as reuniões periódicas, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É dividida em três momentos.

1º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Solicite que cada grupo apresente uma regra utilizada na escola, por exemplo, horário da escola.
  • Estabeleça 10 minutos para que os grupos discutam.
  • Peça que cada grupo apresente a regra para o restante do grupo.
  • Anote em um espaço visível a todos, por exemplo, no quadro, cada regra dita pelos grupos.
  • Pergunte aos grupos se eles concordam que as regras existem e se todos a obedecem.
  • Após todos os apontamentos dos alunos, pergunte novamente de maneira geral:

1. De quem é a escola?

2. Como sabemos as regras da escola?

3. Quem determina estas regras?

4. As regras são iguais em todas as escolas? Por quê?

5 5. Para que servem as regras?

6. Para quem são as regras na escola?

7. As regras da escola interferem na comunidade ao redor?

8. Como elaborar um regra na escola?

  • Terminada a reflexão e a discussão sobre as questões acima, apresente o Regimento escolar.
  • Explique que o regimento escolar é um documento que estrutura, define, normatiza e regula as ações da escola.
  • Pergunte a eles:
  • Alguém conhece este documento?
  • Como vocês conheceram? Por que vocês não conhecem?
  • Retire do Regimento uma regra cuja discussão é polêmica, por exemplo, o uso do celular na sala de aula. Com base na regra pergunte:
  • Vocês usam celular na sala de aula?
  • Quem permite e por quê?
  • Vocês acham que o uso é adequado ou não?
  • Após a discussão, leia o que diz o Regimento escolar sobre o assunto.
  • Pergunte se os alunos concordam ou não com o que está escrito justificando a resposta.
  • Fortaleça a democracia esclarecendo que o Regimento escolar é um documento que todos devem ter acesso, pois regulariza a vida de todas as pessoas da comunidade escolar.

2º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Recapitule o documento Regimento escolar apresentado no primeiro momento.
  • Explique o Regimento escolar não pode ferir nenhum documento oficial como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Entregue uma cópia para cada grupo das normas de convívio.
  • Se necessário, divida as normas para que cada grupo discuta, questione e esclareça as suas dúvidas.
  • Peça aos alunos que compartilhem impressões, dúvidas, opiniões, sentimentos sobre a leitura feita.
  • Esclareça todas as dúvidas, se possível. Leia a variação 1 para auxiliar neste momento.
  • É importante que o aluno compreenda que o convívio escolar não abrange somente o espaço interior da escola mas contempla, também, as relações
    vividas na comunidade fora da escola.
  • Deixe uma cópia do documento para que os alunos possam consultá-los quando acharem necessário.

3º momento

  • Mas o que é uma Assembleia?
  • Esclareça aos alunos que a Assembleia é um momento democrático em que se discutem diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para esclarecer, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam ser levadas à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência.
  • Explique que a Assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, que obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas.
  • Preparação: Antecede a reunião, e cada grupo será responsável por uma sessão. É o momento também em que a pauta será elaborada por todos os alunos da turma.
  • O dia da reunião: É o exato momento em que a pauta é discutida.
  • Comprometimento: As responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.
  • Periodicidade: Apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões.
  • Divida a turmas em grupos com, no mínimo, quatro alunos.
  • Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso construa com os alunos alguns combinados que facilitem o diálogo, por exemplo:
  • Respeitar os turnos de fala.
  • Evitar fofocas.
  • Ser claro, objetivo e sucinto.
  • Respeitar a pluralidade de opinião.
  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para toda a turma.

Elaboração da pauta

  • A pauta é a ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da Assembleia.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados à comunidade escolar: com base nos direitos e deveres de cada um, os alunos discutem, sugerem e intervêm em diferentes situações de forma ampla, autônoma e singular.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Eu critico/Eu felicito/Eu sugiro.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • No campo EU CRITICO, os alunos registram as situações que precisam ser discutidas.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo EU SUGIRO.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo EU FELICITO para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços. É importante que os alunos sintam-se respeitados e valorizados.
  • Estimule os alunos diagnosticar as causas e consequências de diferentes ações, sugestões e decisões.
  • Não aceite a resposta: “Sempre foi assim”.
  • Solicite aos alunos que leiam e reflitam sobre a pauta durante o mês.
  • Faltando aproximadamente quatro dias para a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situação aluno-aluno.

1.1. São situações que envolvem diretamente os alunos. Podem ter sido mediadas por um funcionário, mas ainda não foram esclarecidas.

2. Situação aluno-funcionário.

2.1. São situações que envolvem, além dos alunos, qualquer funcionário da escola.

2.2. Se o funcionário não puder comparecer à Assembleia, o grupo organizador precisa dialogar com o funcionário para esclarecer a situação para a sala ouvindo ambas as partes.

3. Situação família-escola.

3.1. São situações de esclarecimento ou de proximidade entre família e escola.

4. Situações externas.

4.1. Qualquer situação que está além dos muros da escola mas contribui para a interação da escola com a comunidade escolar, por exemplo, se a escola é para todos, como um aluno que se locomove por meio de cadeira de rodas pode realizar as atividades no laboratório de informática que fica no segundo andar e a escola não tem elevador nem rampa?

  • Decida com o grupo em que ordem os agrupamentos serão expostos na Assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ata cujo modelo está anexado.
  • A pauta precisa estar visível para a turma, por isso ou confeccione um cartaz com a pauta ou distribua uma cópia para cada grupo.
  • Observe e pontue com o grupo as sugestões dadas no campo EU SUGIRO, entretanto, só poderão compor a ata após aprovação na Assembleia.
  • Associe as situações ou sugestões ao Regimento Escolar cujo alunos pensem nas necessidades do grupo escolar.
  • Todos alunos podem consultar a legislação para sugerir soluções.
  • Nenhuma sugestão pode infringir os documentos legais.
  • O contato com documentos legais amplia a visão de democracia de maneira autônoma e singular.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1. Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2. Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3. Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas com mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

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Slide Plano Aula

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 15 minutos.

1. Reavaliar nossas ações:

  • O grupo responsável organiza a sala para receber os colegas e garantir os exercícios do diálogo.
  • A organização da sala precisa favorecer a formação de uma roda de conversa.
  • Deixe a pauta visível para todos.
  • O aluno responsável lê os tópicos principais da pauta.
  • Outro aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na última sessão.
  • A cada combinado, questione se ele foi cumprido, se está em processo ou se precisa ser discutido novamente.
  • Após a votação contabilizada, um aluno anota os assuntos que precisam ser discutidos.
  • Caso haja tempo disponível, discuta os assuntos na própria reunião. Caso contrário, farão parte da pauta da reunião seguinte.
  • Incentive a argumentação por meio de atitudes solidárias:
  • Qual foi a proposta? Quem cumpriu?
  • Não cumpri-la prejudicou alguém ou me prejudicou?
  • Como eu me sinto quando eu não cumpro com o combinado?
  • Como eu me sinto quando eu cumpro o combinado?

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Tempo sugerido: 25 minutos.

2. Discutir é nosso direito:·

  • Inicie a leitura da pauta respeitando os agrupamentos e a ordem estabelecida.
  • Após a leitura da situação descrita na pauta, pergunte para a turma se os alunos que colocaram tal situação gostariam de se posicionar.
  • Aguarde o posicionamento e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Ressalte se a questão envolvida está atrelada ao Regimento escolar. Se estiver, leia aos alunos o que o Regimento escolar explica sobre a situação.
  • Valide todos os apontamentos por meio de uma escuta qualificada, ou seja, verifique se todos compreenderam a situação.
  • Leia as sugestões registradas na pauta no campo EU SUGIRO relacionada ao assunto discutido, se houver.
  • Peça sugestão e conclusão do assunto discutido.
  • Ressalte a importância de escutar com atenção todas as falas sem julgamentos.
  • Solicite que cada um pense em como transformar uma reclamação em uma ação.
  • Discordar faz parte da discussão, mas é necessário que as ideias não sejam rebatidas, mas discutidas.
  • Incentive o emprego de expressões modalizadoras: por favor, é possível, talvez, infelizmente, felizmente.
  • Leve o aluno a compreender a diferença entre tese (opinião) e argumento (justificativa).
  • Explore as expressões usadas para:
  • Concordar e justificar - Eu concordo… porque… por exemplo.
  • Discordar e justificar - Eu não concordo...porque. Eu penso um pouco diferente.
  • Para contestar ou refutar uma ideia, incentive os alunos a usar as expressões: ao contrário, em vez de.
  • Para completar uma ideia: mas faltou falar sobre… precisamos considerar também.
  • Para concordar parcialmente, peça aos alunos que usem: é verdade em alguns casos; é possível, mas; por outro lado.
  • Enfatize a importância de refletir sobre as causa e as consequências das atitudes, das ideias e sugestões.
  • Esclareça que a argumentação está ligada à emoção e à razão.
  • É muito importante ter o conhecimento da causa para argumentar, contra-argumentar, exemplificar e encaminhar para a conclusão.
  • Explique aos alunos que é importante defender o seu ponto de vista, mas reconhecer a validade de todos os argumentos apresentados evita bate-boca, insulto e ironia.
  • Anote no quadro ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos pelos grupos.
  • Analise com a turma as implicações de cada sugestão e estabeleça comparações.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas, por isso, estimule-os a pensar antes de falar.
  • Os acordos tornam-se legítimos quando são aprovados pela maioria a partir de uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • A votação é individual.
  • Questione as situações:

1. O que causou tal situação?

2. Qual foi a consequência da situação?

3. Poderia ter sido evitada?

4. As consequências afetam os alunos, os funcionários, a família, a comunidade?

  • Se a pauta estiver vinculada a uma cena de violência, discriminação, bullying, acrescente ao debate questões que façam com que os alunos se coloquem no lugar do outro e entender determinado comportamento diante da situação:

1. Quem presenciou?

2. Quem já vivenciou tal situação? Foi confortável?

3. Normalmente, quem são os envolvidos? Há algum estereótipo?

4. A escola contribui para que a situação aconteça?

5. Acontece somente na escola?

6. Há alguma ideia para preveni-la?

  • As decisões são anotadas na ata pelo aluno relator.
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes dos alunos que desejam falar, respeitando a ordem de levantar a mão. Esta ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia.
  • As sugestões aprovadas que necessitem de autorização ou validação de uma autoridade na escola devem constar na ata, entretanto, será necessária a presença de uma autoridade, diretor, coordenador pedagógico, assistente de diretor, para legitimá-la ou não.
  • O mediador tem um papel importante na articulação e organização de toda a reunião, por isso, amplie e facilite a participação do aluno mediador sem negar, contudo, a responsabilidade de um educador.
  • As questões que envolvem mudanças do Regimento escolar devem ser anotadas como sugestões na ata para ser discutidas com a comunidade escolar em uma reunião destinada a isso. Estas mudanças não competem à Assembleia.

Felicitações

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações.
  • Proporcione um ambiente para que os alunos sintam-se respeitados e valorizados.
  • Resgate a autoimagem positiva por meio da valorização das ações positivas.
  • Ressalte a importância de elogiar também pessoas que fizeram a diferença, mas não estão presentes na reunião, por exemplo, funcionários, alunos de outras turmas, família, comunidade.
  • Convide as diferentes pessoas que foram citadas para compartilhar este momento agradável.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

3. CONTRATO FIRMADO

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator finaliza rapidamente a ata.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável por registrar todos os acordos, regras e combinados na ata.
  • É importante que o aluno relator compreenda que o registro deve ser neutro, sucinto e claro.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • Um aluno lê a ata.
  • O aluno organizador solicita a assinatura de todos efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento dela é extremamente importante, caso precise retomá-la.

  • Oriente o relator quanto aos seguintes pontos:
  • Datas ou números devem ser representados por extenso.
  • Não usar sigla e abreviaturas.
  • Não nomear, nos campos SUGERIMOS E DECIDIMOS, as pessoas na ata. Usar expressões: Foi discutido, foi falado, declararam, disseram.
  • Passar um risco em todas as linhas que não foram utilizadas.
  • Em uma folha, estruture a ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma sugestão disponível para a impressão no link aqui - Acesso em 20 de dez de 2018

ASSEMBLEIA

Escola: Nome completo da escola

Data: Data da reunião

Grupo responsável: Nome de todos os integrantes do grupo organizador daquela reunião.

Sugerimos que: É o registro da pauta de acordo com o agrupamento realizado. No dia da Assembleia, este campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para assuntos que podem ser sugeridos.

Decidimos que: Registros das conclusões decididas no dia da Assembleia. Caso algum aluno tenha registrado antecipadamente na pauta alguma sugestão, ela só poderá constituir a ata se for aprovada pelos alunos na Assembleia.

Parabenizamos: Todas as felicitações são registradas neste campo, entretanto, deixe algumas linhas para elogios que aconteçam durante a reunião. Aponte o nome e a ação positiva.

Propostas para o Regimento escolar: Registro de todas as sugestões dadas para repensar o Regimento escolar que serão discutidas com a comunidade escolar em uma reunião específica decidida pelo Conselho de Escola.

Assinaturas: Todos os presentes assinam a ata.

  • É importante que a ata seja concluída no mesmo dia da reunião.

4. NOSSAS RECOMENDAÇÕES:

  • Solicite que os alunos do grupo responsável apontem pontos positivos e negativos que possam ajudar e orientar o novo grupo.

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

CONVITE

Orientações:

No segundo momento da sensibilização em que os alunos discutem sobre o Regimento escolar, convite uma autoridade da gestão escolar para auxiliá-lo a esclarecer as dúvidas.

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Regimento escolar

Orientações:

  • As mudanças e sugestões sobre o Regimento escolar têm um espaço especial na ata.
  • Após encerrar todas as sessões da Assembleia, organize uma reunião para discutir somente as ideias em relação ao Regimento escolar.
  • Leia as mudanças e sugestões de cada ata e pergunte aos alunos se devem permanecer ou retirar.
  • Construa uma nova ata que organize todas as ideias.
  • Um grupo eleito pelos alunos da turma dialoga com a gestão escolar sobre as mudanças.
  • Lembre-se: as mudanças no regimento escolar competem ao Conselho de Escola e não à Assembleia. Este é um momento de sugestões.

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AVALIAÇÃO DA REUNIÃO

Orientações:

  • Encerrada a reunião, faça uma breve avaliação daquela sessão.
  • Pergunte:
  • Os turnos de fala foram respeitados?
  • Argumentamos de maneira respeitosa?
  • Justificamos nossa opinião com argumentos válidos que favorecem o coletivo?
  • Nos mantivemos atentos a toda a discussão?
  • Nos apropriamos do Regimento escolar para auxiliar nas discussões?
  • A comunidade escolar está contemplada nas decisões tomadas?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.

Justificativa: Diante da necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a Assembleia é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Regimento escolar, abrangem não somente o interior da escola mas ampliam para a comunidade externa.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft, canetas hidrográficas, folha de sulfite ou folha pautada, lápis.

Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Revelar medo ou vergonha de expor as ideias. Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas.

Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho. Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la. Não empregar linguagem respeitosa. Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente. Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia. Não conter a ansiedade nas participações. Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro. Sugerir soluções amplas demais. Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente. Não compreender a diferença entre direitos e deveres. Distinguir argumentos válidos de inválidos. Apresentar argumentos baseados no senso comum. Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação. Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Slide Plano Aula

Sensibilização:

  • É o momento em que os alunos compreendem o objetivo de uma Assembleia relacionando a discussão a um documento oficial, no caso do sétimo ano, o regimento escolar.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as reuniões periódicas, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É dividida em três momentos.

1º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Solicite que cada grupo apresente uma regra utilizada na escola, por exemplo, horário da escola.
  • Estabeleça 10 minutos para que os grupos discutam.
  • Peça que cada grupo apresente a regra para o restante do grupo.
  • Anote em um espaço visível a todos, por exemplo, no quadro, cada regra dita pelos grupos.
  • Pergunte aos grupos se eles concordam que as regras existem e se todos a obedecem.
  • Após todos os apontamentos dos alunos, pergunte novamente de maneira geral:

1. De quem é a escola?

2. Como sabemos as regras da escola?

3. Quem determina estas regras?

4. As regras são iguais em todas as escolas? Por quê?

5 5. Para que servem as regras?

6. Para quem são as regras na escola?

7. As regras da escola interferem na comunidade ao redor?

8. Como elaborar um regra na escola?

  • Terminada a reflexão e a discussão sobre as questões acima, apresente o Regimento escolar.
  • Explique que o regimento escolar é um documento que estrutura, define, normatiza e regula as ações da escola.
  • Pergunte a eles:
  • Alguém conhece este documento?
  • Como vocês conheceram? Por que vocês não conhecem?
  • Retire do Regimento uma regra cuja discussão é polêmica, por exemplo, o uso do celular na sala de aula. Com base na regra pergunte:
  • Vocês usam celular na sala de aula?
  • Quem permite e por quê?
  • Vocês acham que o uso é adequado ou não?
  • Após a discussão, leia o que diz o Regimento escolar sobre o assunto.
  • Pergunte se os alunos concordam ou não com o que está escrito justificando a resposta.
  • Fortaleça a democracia esclarecendo que o Regimento escolar é um documento que todos devem ter acesso, pois regulariza a vida de todas as pessoas da comunidade escolar.

2º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Recapitule o documento Regimento escolar apresentado no primeiro momento.
  • Explique o Regimento escolar não pode ferir nenhum documento oficial como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Entregue uma cópia para cada grupo das normas de convívio.
  • Se necessário, divida as normas para que cada grupo discuta, questione e esclareça as suas dúvidas.
  • Peça aos alunos que compartilhem impressões, dúvidas, opiniões, sentimentos sobre a leitura feita.
  • Esclareça todas as dúvidas, se possível. Leia a variação 1 para auxiliar neste momento.
  • É importante que o aluno compreenda que o convívio escolar não abrange somente o espaço interior da escola mas contempla, também, as relações
    vividas na comunidade fora da escola.
  • Deixe uma cópia do documento para que os alunos possam consultá-los quando acharem necessário.

3º momento

  • Mas o que é uma Assembleia?
  • Esclareça aos alunos que a Assembleia é um momento democrático em que se discutem diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para esclarecer, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam ser levadas à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência.
  • Explique que a Assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, que obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas.
  • Preparação: Antecede a reunião, e cada grupo será responsável por uma sessão. É o momento também em que a pauta será elaborada por todos os alunos da turma.
  • O dia da reunião: É o exato momento em que a pauta é discutida.
  • Comprometimento: As responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.
  • Periodicidade: Apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões.
  • Divida a turmas em grupos com, no mínimo, quatro alunos.
  • Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso construa com os alunos alguns combinados que facilitem o diálogo, por exemplo:
  • Respeitar os turnos de fala.
  • Evitar fofocas.
  • Ser claro, objetivo e sucinto.
  • Respeitar a pluralidade de opinião.
  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para toda a turma.

Elaboração da pauta

  • A pauta é a ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da Assembleia.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados à comunidade escolar: com base nos direitos e deveres de cada um, os alunos discutem, sugerem e intervêm em diferentes situações de forma ampla, autônoma e singular.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Eu critico/Eu felicito/Eu sugiro.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • No campo EU CRITICO, os alunos registram as situações que precisam ser discutidas.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo EU SUGIRO.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo EU FELICITO para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços. É importante que os alunos sintam-se respeitados e valorizados.
  • Estimule os alunos diagnosticar as causas e consequências de diferentes ações, sugestões e decisões.
  • Não aceite a resposta: “Sempre foi assim”.
  • Solicite aos alunos que leiam e reflitam sobre a pauta durante o mês.
  • Faltando aproximadamente quatro dias para a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situação aluno-aluno.

1.1. São situações que envolvem diretamente os alunos. Podem ter sido mediadas por um funcionário, mas ainda não foram esclarecidas.

2. Situação aluno-funcionário.

2.1. São situações que envolvem, além dos alunos, qualquer funcionário da escola.

2.2. Se o funcionário não puder comparecer à Assembleia, o grupo organizador precisa dialogar com o funcionário para esclarecer a situação para a sala ouvindo ambas as partes.

3. Situação família-escola.

3.1. São situações de esclarecimento ou de proximidade entre família e escola.

4. Situações externas.

4.1. Qualquer situação que está além dos muros da escola mas contribui para a interação da escola com a comunidade escolar, por exemplo, se a escola é para todos, como um aluno que se locomove por meio de cadeira de rodas pode realizar as atividades no laboratório de informática que fica no segundo andar e a escola não tem elevador nem rampa?

  • Decida com o grupo em que ordem os agrupamentos serão expostos na Assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ata cujo modelo está anexado.
  • A pauta precisa estar visível para a turma, por isso ou confeccione um cartaz com a pauta ou distribua uma cópia para cada grupo.
  • Observe e pontue com o grupo as sugestões dadas no campo EU SUGIRO, entretanto, só poderão compor a ata após aprovação na Assembleia.
  • Associe as situações ou sugestões ao Regimento Escolar cujo alunos pensem nas necessidades do grupo escolar.
  • Todos alunos podem consultar a legislação para sugerir soluções.
  • Nenhuma sugestão pode infringir os documentos legais.
  • O contato com documentos legais amplia a visão de democracia de maneira autônoma e singular.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1. Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2. Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3. Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas com mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

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Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 15 minutos.

1. Reavaliar nossas ações:

  • O grupo responsável organiza a sala para receber os colegas e garantir os exercícios do diálogo.
  • A organização da sala precisa favorecer a formação de uma roda de conversa.
  • Deixe a pauta visível para todos.
  • O aluno responsável lê os tópicos principais da pauta.
  • Outro aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na última sessão.
  • A cada combinado, questione se ele foi cumprido, se está em processo ou se precisa ser discutido novamente.
  • Após a votação contabilizada, um aluno anota os assuntos que precisam ser discutidos.
  • Caso haja tempo disponível, discuta os assuntos na própria reunião. Caso contrário, farão parte da pauta da reunião seguinte.
  • Incentive a argumentação por meio de atitudes solidárias:
  • Qual foi a proposta? Quem cumpriu?
  • Não cumpri-la prejudicou alguém ou me prejudicou?
  • Como eu me sinto quando eu não cumpro com o combinado?
  • Como eu me sinto quando eu cumpro o combinado?

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Tempo sugerido: 25 minutos.

2. Discutir é nosso direito:·

  • Inicie a leitura da pauta respeitando os agrupamentos e a ordem estabelecida.
  • Após a leitura da situação descrita na pauta, pergunte para a turma se os alunos que colocaram tal situação gostariam de se posicionar.
  • Aguarde o posicionamento e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Ressalte se a questão envolvida está atrelada ao Regimento escolar. Se estiver, leia aos alunos o que o Regimento escolar explica sobre a situação.
  • Valide todos os apontamentos por meio de uma escuta qualificada, ou seja, verifique se todos compreenderam a situação.
  • Leia as sugestões registradas na pauta no campo EU SUGIRO relacionada ao assunto discutido, se houver.
  • Peça sugestão e conclusão do assunto discutido.
  • Ressalte a importância de escutar com atenção todas as falas sem julgamentos.
  • Solicite que cada um pense em como transformar uma reclamação em uma ação.
  • Discordar faz parte da discussão, mas é necessário que as ideias não sejam rebatidas, mas discutidas.
  • Incentive o emprego de expressões modalizadoras: por favor, é possível, talvez, infelizmente, felizmente.
  • Leve o aluno a compreender a diferença entre tese (opinião) e argumento (justificativa).
  • Explore as expressões usadas para:
  • Concordar e justificar - Eu concordo… porque… por exemplo.
  • Discordar e justificar - Eu não concordo...porque. Eu penso um pouco diferente.
  • Para contestar ou refutar uma ideia, incentive os alunos a usar as expressões: ao contrário, em vez de.
  • Para completar uma ideia: mas faltou falar sobre… precisamos considerar também.
  • Para concordar parcialmente, peça aos alunos que usem: é verdade em alguns casos; é possível, mas; por outro lado.
  • Enfatize a importância de refletir sobre as causa e as consequências das atitudes, das ideias e sugestões.
  • Esclareça que a argumentação está ligada à emoção e à razão.
  • É muito importante ter o conhecimento da causa para argumentar, contra-argumentar, exemplificar e encaminhar para a conclusão.
  • Explique aos alunos que é importante defender o seu ponto de vista, mas reconhecer a validade de todos os argumentos apresentados evita bate-boca, insulto e ironia.
  • Anote no quadro ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos pelos grupos.
  • Analise com a turma as implicações de cada sugestão e estabeleça comparações.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas, por isso, estimule-os a pensar antes de falar.
  • Os acordos tornam-se legítimos quando são aprovados pela maioria a partir de uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • A votação é individual.
  • Questione as situações:

1. O que causou tal situação?

2. Qual foi a consequência da situação?

3. Poderia ter sido evitada?

4. As consequências afetam os alunos, os funcionários, a família, a comunidade?

  • Se a pauta estiver vinculada a uma cena de violência, discriminação, bullying, acrescente ao debate questões que façam com que os alunos se coloquem no lugar do outro e entender determinado comportamento diante da situação:

1. Quem presenciou?

2. Quem já vivenciou tal situação? Foi confortável?

3. Normalmente, quem são os envolvidos? Há algum estereótipo?

4. A escola contribui para que a situação aconteça?

5. Acontece somente na escola?

6. Há alguma ideia para preveni-la?

  • As decisões são anotadas na ata pelo aluno relator.
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes dos alunos que desejam falar, respeitando a ordem de levantar a mão. Esta ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia.
  • As sugestões aprovadas que necessitem de autorização ou validação de uma autoridade na escola devem constar na ata, entretanto, será necessária a presença de uma autoridade, diretor, coordenador pedagógico, assistente de diretor, para legitimá-la ou não.
  • O mediador tem um papel importante na articulação e organização de toda a reunião, por isso, amplie e facilite a participação do aluno mediador sem negar, contudo, a responsabilidade de um educador.
  • As questões que envolvem mudanças do Regimento escolar devem ser anotadas como sugestões na ata para ser discutidas com a comunidade escolar em uma reunião destinada a isso. Estas mudanças não competem à Assembleia.

Felicitações

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações.
  • Proporcione um ambiente para que os alunos sintam-se respeitados e valorizados.
  • Resgate a autoimagem positiva por meio da valorização das ações positivas.
  • Ressalte a importância de elogiar também pessoas que fizeram a diferença, mas não estão presentes na reunião, por exemplo, funcionários, alunos de outras turmas, família, comunidade.
  • Convide as diferentes pessoas que foram citadas para compartilhar este momento agradável.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

3. CONTRATO FIRMADO

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator finaliza rapidamente a ata.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável por registrar todos os acordos, regras e combinados na ata.
  • É importante que o aluno relator compreenda que o registro deve ser neutro, sucinto e claro.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • Um aluno lê a ata.
  • O aluno organizador solicita a assinatura de todos efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento dela é extremamente importante, caso precise retomá-la.

  • Oriente o relator quanto aos seguintes pontos:
  • Datas ou números devem ser representados por extenso.
  • Não usar sigla e abreviaturas.
  • Não nomear, nos campos SUGERIMOS E DECIDIMOS, as pessoas na ata. Usar expressões: Foi discutido, foi falado, declararam, disseram.
  • Passar um risco em todas as linhas que não foram utilizadas.
  • Em uma folha, estruture a ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma sugestão disponível para a impressão no link aqui - Acesso em 20 de dez de 2018

ASSEMBLEIA

Escola: Nome completo da escola

Data: Data da reunião

Grupo responsável: Nome de todos os integrantes do grupo organizador daquela reunião.

Sugerimos que: É o registro da pauta de acordo com o agrupamento realizado. No dia da Assembleia, este campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para assuntos que podem ser sugeridos.

Decidimos que: Registros das conclusões decididas no dia da Assembleia. Caso algum aluno tenha registrado antecipadamente na pauta alguma sugestão, ela só poderá constituir a ata se for aprovada pelos alunos na Assembleia.

Parabenizamos: Todas as felicitações são registradas neste campo, entretanto, deixe algumas linhas para elogios que aconteçam durante a reunião. Aponte o nome e a ação positiva.

Propostas para o Regimento escolar: Registro de todas as sugestões dadas para repensar o Regimento escolar que serão discutidas com a comunidade escolar em uma reunião específica decidida pelo Conselho de Escola.

Assinaturas: Todos os presentes assinam a ata.

  • É importante que a ata seja concluída no mesmo dia da reunião.

4. NOSSAS RECOMENDAÇÕES:

  • Solicite que os alunos do grupo responsável apontem pontos positivos e negativos que possam ajudar e orientar o novo grupo.

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

CONVITE

Orientações:

No segundo momento da sensibilização em que os alunos discutem sobre o Regimento escolar, convite uma autoridade da gestão escolar para auxiliá-lo a esclarecer as dúvidas.

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Regimento escolar

Orientações:

  • As mudanças e sugestões sobre o Regimento escolar têm um espaço especial na ata.
  • Após encerrar todas as sessões da Assembleia, organize uma reunião para discutir somente as ideias em relação ao Regimento escolar.
  • Leia as mudanças e sugestões de cada ata e pergunte aos alunos se devem permanecer ou retirar.
  • Construa uma nova ata que organize todas as ideias.
  • Um grupo eleito pelos alunos da turma dialoga com a gestão escolar sobre as mudanças.
  • Lembre-se: as mudanças no regimento escolar competem ao Conselho de Escola e não à Assembleia. Este é um momento de sugestões.
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AVALIAÇÃO DA REUNIÃO

Orientações:

  • Encerrada a reunião, faça uma breve avaliação daquela sessão.
  • Pergunte:
  • Os turnos de fala foram respeitados?
  • Argumentamos de maneira respeitosa?
  • Justificamos nossa opinião com argumentos válidos que favorecem o coletivo?
  • Nos mantivemos atentos a toda a discussão?
  • Nos apropriamos do Regimento escolar para auxiliar nas discussões?
  • A comunidade escolar está contemplada nas decisões tomadas?

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