17976
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Queimadas no Cerrado e na Amazônia

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no cerrado e na Amazônia. Para isso, será proposto que os alunos elaborem um jogo de tabuleiro que apresentem obstáculos, como perguntas, desafios, situações-problema, relacionados à temática proposta para que solucionem e avancem casas para vencerem o jogo.

Materiais necessários: Solicite que os alunos providenciem, em grupos, os materiais que utilizarão para elaborarem seu jogo. Sugestões: papel cartolina, papel americano, régua, tesoura sem ponta, cola branca, canetinhas hidrocor, dados, e bonecos ou pinos diversos (plástico, borracha etc.) para representar os personagens do jogo, dados.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf.

Ação propositiva - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.

Ação propositiva - Molde para perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.

Ação propositiva - Dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcfBVTcR64nwT3SQrwX6tGGm33FeC7qbGGJEbXtXGnPM4c9zBg3FvftmWgW7/geo6-11und08-acao-propositiva-dado.pdf .

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

Entenda os prejuízos causados pelo fogo na fauna e na flora das Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/08/entenda-os-prejuizos-causados-pelo-fogo-na-fauna-e-na-flora-das-unidades-de-conservacao>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam o conceito de biomas e as características dos biomas brasileiros.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. Para tanto, explique-os que será proposta uma atividade de confecção de jogos de tabuleiro e a validação dos mesmos entre os alunos acerca do tema proposto.

Como adequar à sua realidade: Ao longo do plano, sempre que possível, utilize exemplos de queimadas realizadas próximo à escola ou do bairro para contextualização do tema proposto. Caso sua comunidade escolar fique em um das regiões citadas, os exemplos cotidianos serão ainda mais ricos se exemplificados em sala de aula.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento acerca das principais características dos biomas do Cerrado e Amazônico.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.

Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.

Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.

Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.

Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.

Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.

Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: No momento da problematização, organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Oriente-os a discutir as questões do slide 5 em grupo. Espera-se que os alunos possam chegar à conclusão de que as queimadas são prejudiciais à qualidade do solo, destroem ecossistemas, matam animais e que aumentam a emissão de gases poluentes na atmosfera. Espera-se também que os alunos possam discutir sobre a importância de preservar os dois maiores biomas do Brasil, com rica biodiversidade, garantindo que esses ecossistemas sobrevivam para gerações futuras.

Caso sinta necessidade, realize uma breve discussão acerca do que os alunos colocaram como respostas e direcione-os para pensar nas possibilidades de consequências das queimadas e a importância de preservação desses ecossistemas.

Não sendo possível projetar os slides, registre as questões no quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso haja incidência de queimadas em sua região, adapte as questões para tais ocasiões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.

Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.

Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.

Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.

Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.

As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.

Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.

Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.

Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.

Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.

Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.

Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.

As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.

Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.

Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Esta etapa será destinada para que cada grupo jogue seu próprio jogo buscando identificar algum problema e realizar ajustes necessários. Os alunos devem ser informados previamente de providenciarem seus avatares por meio de brinquedos pequenos, como bonequinhos ou pinos de plástico, borracha etc.

Em uma aula posterior, é importante que os alunos, com os jogos já finalizados, toquem seus tabuleiros para que os joguem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no cerrado e na Amazônia. Para isso, será proposto que os alunos elaborem um jogo de tabuleiro que apresentem obstáculos, como perguntas, desafios, situações-problema, relacionados à temática proposta para que solucionem e avancem casas para vencerem o jogo.

Materiais necessários: Solicite que os alunos providenciem, em grupos, os materiais que utilizarão para elaborarem seu jogo. Sugestões: papel cartolina, papel americano, régua, tesoura sem ponta, cola branca, canetinhas hidrocor, dados, e bonecos ou pinos diversos (plástico, borracha etc.) para representar os personagens do jogo, dados.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf.

Ação propositiva - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.

Ação propositiva - Molde para perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.

Ação propositiva - Dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcfBVTcR64nwT3SQrwX6tGGm33FeC7qbGGJEbXtXGnPM4c9zBg3FvftmWgW7/geo6-11und08-acao-propositiva-dado.pdf .

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

Entenda os prejuízos causados pelo fogo na fauna e na flora das Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/08/entenda-os-prejuizos-causados-pelo-fogo-na-fauna-e-na-flora-das-unidades-de-conservacao>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam o conceito de biomas e as características dos biomas brasileiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. Para tanto, explique-os que será proposta uma atividade de confecção de jogos de tabuleiro e a validação dos mesmos entre os alunos acerca do tema proposto.

Como adequar à sua realidade: Ao longo do plano, sempre que possível, utilize exemplos de queimadas realizadas próximo à escola ou do bairro para contextualização do tema proposto. Caso sua comunidade escolar fique em um das regiões citadas, os exemplos cotidianos serão ainda mais ricos se exemplificados em sala de aula.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento acerca das principais características dos biomas do Cerrado e Amazônico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.

Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.

Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.

Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.

Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.

Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.

Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: No momento da problematização, organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Oriente-os a discutir as questões do slide 5 em grupo. Espera-se que os alunos possam chegar à conclusão de que as queimadas são prejudiciais à qualidade do solo, destroem ecossistemas, matam animais e que aumentam a emissão de gases poluentes na atmosfera. Espera-se também que os alunos possam discutir sobre a importância de preservar os dois maiores biomas do Brasil, com rica biodiversidade, garantindo que esses ecossistemas sobrevivam para gerações futuras.

Caso sinta necessidade, realize uma breve discussão acerca do que os alunos colocaram como respostas e direcione-os para pensar nas possibilidades de consequências das queimadas e a importância de preservação desses ecossistemas.

Não sendo possível projetar os slides, registre as questões no quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso haja incidência de queimadas em sua região, adapte as questões para tais ocasiões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.

Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.

Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.

Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.

Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.

As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.

Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.

Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.

Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.

Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.

Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.

Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.

As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.

Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.

Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.

Para você saber mais:

BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Esta etapa será destinada para que cada grupo jogue seu próprio jogo buscando identificar algum problema e realizar ajustes necessários. Os alunos devem ser informados previamente de providenciarem seus avatares por meio de brinquedos pequenos, como bonequinhos ou pinos de plástico, borracha etc.

Em uma aula posterior, é importante que os alunos, com os jogos já finalizados, toquem seus tabuleiros para que os joguem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano