17970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os movimentos de rotação e translação da Terra

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Diferenciar os movimentos de rotação e translação da Terra e caracterizá-los quanto à direção, duração, velocidade e consequências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_03UND03
GEO6_03UND04
GEO6_03UND05

Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula

Essa é uma sequência de aula que se refere aos planos GEO6_03UND03, GEO6_03UND04 e GEO6_03UND05. Esses planos estão totalmente conectados, já que tratam da mesma sequência de conteúdos: os movimentos da Terra (rotação e translação) e as consequências e adaptações da vida feita pela sociedade (as estações do ano e o ano bissexto). Como se trata de uma sequência que aborda 3 conteúdos, organize a atividade para desenvolvê-la em um prazo mais longo. Durante a sequência, serão solicitadas atividades intermediárias para manter o contato e o interesse dos estudantes. Para apresentar a temática e estimular o interesse dos estudantes, anuncie o tema da aula em perguntas que podem ser enviadas aos estudantes por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, como: “Você sabe porque o dia possui 24h e o ano 365 dias? Você já reparou que esse ano tivemos o dia 29 de fevereiro no calendário? Pergunte aos seus familiares sobre o que significa esses dias”. Diga aos estudantes que essas perguntas serão respondidas ao longo dessa sequência de aula.

Contextualização

Para iniciar e contextualizar a sequência didática, envie aos estudantes o vídeo sobre eclipses e movimento da Terra (disponível aqui). Trata-se de uma animação que aborda conceitos fundamentais dessa sequência: os movimentos da Terra e o ano bissexto. O vídeo aborda, também, os eclipses solar e lunar. Apesar de não ser um tema apresentado nos planos de aula, trata-se de um conteúdo que deriva dos movimentos, portanto, vamos incluí-lo na sequência. Peça aos estudantes que depois de assistirem, escrevam um parágrafo explicando o que entenderam sobre cada um dos conceitos: movimento de rotação, movimento de translação; ano bissexto e eclipses lunar e solar. Peça que enviem esse parágrafo por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Esse material será importante para identificar até que ponto os estudantes compreenderam a correlação entre os 3 fenômenos (movimentos, ano bissexto e eclipses). Individualmente, e caso considere necessário, de acordo com os parágrafos produzidos pelos estudantes, é possível enviar outros materiais. Segue algumas sugestões:

- Movimentos da Terra:
Vídeo 1 (disponível aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
- Ano bissexto:
Vídeo 1 (acesse aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
Vídeo 3 (disponível aqui)

Ação propositiva

A ação propositiva dessa sequência de aulas será dividida em três momentos, que estão totalmente conectados e que vão aprofundando a relação entre os movimentos da Terra, as estações do ano e o ano bissexto. Nos três momentos, os estudantes estarão construindo etapas do mapa conceitual que será sistematizado ao final dessa sequência. Assim, em cada momento será apontado algumas perguntas focais para serem respondidas com a produção de etiquetas (como está no modelo da aula GEO6_03UND04) e posterior sistematização de todas essas etiquetas em um mapa conceitual. Não há uma quantidade limite de etiquetas para cada momento, mas diga aos estudantes que não podem ser muito variadas pois elas terão que ser usadas depois na construção do mapa conceitual. Diga, ainda, que a cada momento essas etiquetas precisam ser guardadas. Elas podem ser tanto impressas, como construídas em editores de texto, como o Google Docs, por exemplo.

Momento 01
Primeiramente, vamos aprofundar um pouco mais sobre os movimentos da Terra (rotação e translação). Para isso, será usada uma adaptação da ação propositiva do plano sobre os movimentos (GEO6_03UND04) e esse primeiro momento será individual. Envie aos estudantes o link do vídeo e da atividade que está no plano de aula. A adaptação da atividade original do plano é que não será solicitada, por enquanto, a construção do mapa conceitual, mas sim, apenas das etiquetas relacionadas a esse conteúdo. O produto dessa atividade, as etiquetas, serão utilizadas na sistematização dessa sequência. Assim, oriente os estudantes que as reservem em casa com eles. As perguntas focais para as etiquetas são: O que é o movimento de rotação da Terra? Quais são as características do movimento de Translação da Terra? Há alguma relação entre os dois movimentos?

Momento 02
O momento 2 será destinado a relacionar o ano bissexto com o movimento de translação da Terra. Com o uso das etiquetas (enviadas no momento 1), peça aos estudantes que criem palavras-chave para explicarem a relação entre a existência do ano bissexto, a cada 4 anos, e a translação. Caso considere necessário aprofundar esse conteúdo com a turma, sugere-se o envio dos dois vídeos apontados acima ou o envio deste texto (acesse aqui). As perguntas focais desse momento são: O que é um ano bissexto? Qual a relação entre o movimento de translação e o ano bissexto?

Momento 03
O momento 03 é destinado a conectar o movimento de translação da Terra com as estações do ano e a definição dos fenômenos de solstício e equinócio. Para estimular o interesse nesse momento, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica as 4 fotografias que estão na contextualização do plano de aula GEO03_03UND03, seguida da pergunta que explica a diferença de tonalidade da árvore representada. Deixe um momento para os estudantes responderem livremente. Depois, envie o vídeo disponível neste link, que explica através de imagens bem didáticas as estações do ano. Estabeleça um período de tempo para que os estudantes assistam ao vídeo e solicite que enviem as dúvidas por e-mail, WhatsApp ou mensagem em ambientes virtuais de aprendizagem. Após a resolução das dúvidas, peça aos estudantes a elaboração das etiquetas com as seguintes perguntas focais: Quais são as características das estações do ano? O que são solstícios e equinócios? Qual a relação entre as estações do ano e os solstícios/equinócios com os movimentos da Terra?

Sistematização

A sistematização é a produção de um mapa conceitual com as etiquetas construídas ao longo da sequência. Caso seja a primeira vez que a turma constrói um mapa conceitual, é importante oferecer um material de apoio para a atividade. No material complementar da aula GEO6_03UND04 há dois importantes links: um vídeo tutorial do mapa conceitual e outro com exemplos de mapas conceituais. Caso envie os links aos estudantes, oriente os familiares a acompanharem o vídeo e os exemplos. Durante o período em que os estudantes estão construindo o mapa conceitual, estabeleça um contato frequente com os alunos e familiares por e-mail ou WhatsApp para auxiliá-los em dúvidas pontuais. Findo o prazo dado aos estudantes, peça que eles compartilhem a produção deles com a turma toda, a partir do envio de uma imagem ou do arquivo do mapa conceitual.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem aos vídeos selecionados para essa sequência de aulas. São vídeos que aprofundam os conceitos abordados na sequência. Envie também o link (acesse aqui) de um jogo online sobre as estações do ano. Recomenda-se jogarem sob supervisão dos familiares.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_03UND04

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas