Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula serão abordados os fatores que levam ao desmatamento da floresta e as consequências desse problema.
Materiais necessários: Folha de sulfite e cópia das imagens (uma para cada grupo formado).
Material complementar:
Imagens Ação Propositiva (para impressão): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MRfRfqyUGq8eZjsg4QNRmtjPa5HZ278MHQyR4V7NM3K8mFzPc29uSSuCXCNB/geo6-11und03-atividade-em-grupo-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
FARIA, Caroline. Desmatamento na Amazônia. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/>. Acesso em: 15 abr 2019.
Maior aumento de desmatamento da Amazônia em dez anos. WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?68662/maior-aumento-desmatamento-amazonia-dez-anos>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam algumas características da Floresta Amazônica e que já saibam o conceito de desmatamento e algumas consequências deste problema num contexto geral. Esta aula tem o objetivo específico de discutir a questão da Amazônia.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e aproveite este momento para destacar que conhecerão um pouco sobre um dos problemas que afeta a maior floresta equatorial do mundo, com a maior bacia hidrográfica e com uma grande biodiversidade. Comente que eles irão analisar imagens e relacionar com as causas do desmatamento da Amazônia e, em seguida. elaborar uma propaganda sobre a preservação da floresta.
Como adequar à sua realidade: Se estiver na região Norte, aproveite e pergunte aos alunos suas impressões sobre a Floresta Amazônica.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Floresta Amazônica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/floresta-amazonica.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens que retratam a floresta e o seu desmatamento. Peça para os alunos prestarem muita a atenção e pergunte à turma:
- Quais as características da Amazônia você observa na primeira imagem?
- Qual a importância da Amazônia para o Brasil?
- Quais as formas de desmatamento?
Neste momento da aula, é importante que ocorra uma discussão sobre as principais características da Amazônia: é a maior floresta equatorial do mundo, destacando que a floresta é fechada, com árvores grandes e conta com a presença do maior rio do mundo, o rio Amazonas. Destaque que a floresta é importante para o Brasil e para o mundo, pois apresenta uma grande biodiversidade, portanto, pode ser considerada uma riqueza natural e econômica (diga aos alunos que a Floresta Amazônica não é apenas brasileira, ela ultrapassa as fronteiras do Brasil, porém a maior parte da floresta está em território brasileiro).
No segundo slide, é possível perceber que as principais formas de desmatamento na Amazônia são as madeireiras (que comercializam a madeira das árvores para diversas atividades, dentre elas a fabricação de móveis) e as queimadas que, em sua maioria, são feitas para limpar o terreno para a pastagem.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens que retratam a floresta e o seu desmatamento. Peça para os alunos prestarem muita a atenção e pergunte à turma:
- Quais as características da Amazônia você observa na primeira imagem?
- Qual a importância da Amazônia para o Brasil?
- Quais as formas de desmatamento?
Neste momento da aula, é importante que ocorra uma discussão sobre as principais características da Amazônia: é a maior floresta equatorial do mundo, destacando que a floresta é fechada, com árvores grandes e conta com a presença do maior rio do mundo, o rio Amazonas. Destaque que a floresta é importante para o Brasil e para o mundo, pois apresenta uma grande biodiversidade, portanto, pode ser considerada uma riqueza natural e econômica (diga aos alunos que a Floresta Amazônica não é apenas brasileira, ela ultrapassa as fronteiras do Brasil, porém a maior parte da floresta está em território brasileiro).
No segundo slide, é possível perceber que as principais formas de desmatamento na Amazônia são as madeireiras (que comercializam a madeira das árvores para diversas atividades, dentre elas a fabricação de móveis) e as queimadas que, em sua maioria, são feitas para limpar o terreno para a pastagem.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em grupos de quatro pessoas, projete a imagem e peça para que eles observem com atenção o que ela mostra. Após 3 minutos, pergunte aos alunos (escreva no quadro as perguntas):
- Qual a relação da floresta com as chuvas no Sudeste?
- O desmatamento na Amazônia afetará as chuvas no Sudeste? Por que?
Os rios voadores são massas de ar úmidas que são provenientes da floresta. Essas massas se formam devido à intensa evapotranspiração da floresta e por conta dos ventos e do relevo, essa umidade é transportada para as regiões Sul e Sudeste, ocasionando chuvas. É importante ressaltar que com o desmatamento, a evapotranspiração diminui, o que pode afetar consideravelmente as chuvas nas regiões, diminuindo a quantidade de chuvas.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Rios voadores. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rios-voadores.htm>. Acesso: 15 abr 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Mantenha a sala em grupos e peça para que cada grupo liste três causas do desmatamento na Amazônia. Depois, os grupos receberão aleatoriamente uma imagem das que estão disponíveis em:
Neste momento, os grupos deverão relacionar a imagem à qual foi a causa listada e elaborar uma descrição da imagem.
Após esse momento, os grupos devem trocar as imagens até que tenham relacionado e descrito as três causas que haviam indicado.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os grupos deverão utilizar a última imagem que trabalharam na etapa anterior como base para uma propaganda que defenda a preservação da floresta. Para isso, entregue uma folha de sulfite para cada grupo.
Explique aos alunos que a propaganda poderá ser feita com uma frase de impacto, um desenho ou um desenho e frase. O grupo deverá escolher. O importante é que a propaganda passe a ideia da importância da floresta com os conceitos estudados até aqui. Oriente os alunos que uma propaganda deve ser impactante e chamar a atenção das pessoas.
No final da aula, exponha as propagandas pela sala para que todos os alunos possam ver o trabalho um dos outros.