17725
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapa do corpo e as relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás-frente)

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre aplicar princípios das relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente) partindo da representação do corpo humano.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a elaboração dessa aula disponha a sala em semicírculo, deixando um espaço livre para que os alunos possam se locomover para dançar e deitar uma vez que será necessária essa posição do corpo para realização de uma das atividades.

Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, papel manilha, lápis de cor, lápis de escrever, cópia da atividade e da imagem disponível nos materiais complementares.

Material complementar:

Letra da música “Formiguinha”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxckqRnqnA4Y9DyHUxXPf8YHmkufyswz5wtj9FX4JuTuYQa5Up9dnvcMUWJM/geo1-09und05-letra-da-musica-formiguinha.pdf

Atividade Pistas para a formiguinha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBaqtaHbxM8Zgk2Nw8v8RRAxjvDKSXAD8YMs5GYnWpwBHR6RCExfWcFsceh6/geo1-09und05-pistas-para-formiguinha.pdf

Formiguinha - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha DVD 2. Youtube, 2015 (3min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para realização desta atividade é necessário que os alunos já tenham tido contato com os conceitos referentes às relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente). Caso deseje retomar os conceitos poderá trabalhar previamente os planos de aula disponíveis aqui no site da Nova Escola denominados:

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Auxilie os alunos na leitura se julgar necessário. Questione-os se a partir do tema imaginam o que será que realizarão nesta aula. Pergunte também se já escutaram o termo “Mapa”, em que situação isso ocorreu e para que acham que ele serve. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe conceitos, pois ele será construído ao longo do plano.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete este slide ou apresente a imagem. Peça aos alunos que observem e questione-os:

  • Que espaço é este demonstrado nesta imagem? (Caso não compreendam que se trata de uma sala de aula, peça para observarem o que está sendo representado na cena, ou seja as carteiras, o quadro, a mesa do professor levando-os ao entendimento do que se trata essa representação)
  • Como vocês perceberam que era uma sala de aula (caso tenha acertado a questão anterior)
  • Essa é uma sala de aula em tamanho real? Como imaginam que ela foi observada: de lado ou de cima para baixo? Por que acham isso?
  • Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? (Permita que um aluno responda e dê as indicações)

Ouça as respostas atentamente, não dê respostas. O objetivo deste momento é que os alunos percebam que está é uma imagem que representa um espaço e que a partir dela é possível nos orientarmos e guiarmos seguindo as indicações corretas, ou seja, um recurso visual que possibilita compreender a disposição de um determinado espaço.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar a discussão leia o questionamento presente no slide. Permita que os alunos expressem livremente. Em seguida diga aos alunos que para auxiliar na resposta, todos irão cantar/relembrar uma canção popular. Trata-se da música Formiguinha em que esse inseto percorre o corpo de uma criança. Coloque a música no aparelho de som, apresente-a no projetor ou cante-a para a turma. Permita que os alunos acessem o centro da sala e tenham espaço para se movimentar. Deixe que dancem seguindo os comandos da música. Repita a música 1 vez e depois solicite que se sentem. Feito isso questione-os:

  • Quais locais a formiguinha percorreu? (Pé, coxa, mão, bumbum, nariz)
  • Imaginem que outra formiguinha deseje passar pelos mesmos caminhos percorridos pela formiguinha da canção. Como você explicaria para que ela chegasse do pé ao nariz? E do nariz a mão direita?

Neste momento pode ser que os alunos não consigam expressar-se usando os termos referentes às relações projetivas (esquerda - direita, em cima, embaixo, frente - atrás), diante de tal dificuldade diga que na próxima etapa da aula vocês elaborarão um mapa do corpo, para que a formiguinha possa se guiar e chegar aos mesmos órgãos que a sua companheira chegou.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Essa atividade será realizada em duplas. Para a elaboração do mapa do corpo disponha o papel manilha já cortado no tamanho aproximado dos alunos no chão ao centro da sala. Explique que agora um da dupla se deitará sobre o papel e outro colega passará um lápis em todo o contorno do corpo, formando assim uma representação do corpo humano. Depois a dupla se reveza. Feito isso solicite que recortem no entorno. Logo após peça aos alunos que aderecem sua representação seguindo as suas características, ou seja que desenhe seus olhos, nariz, boca, pode desenhar a roupa, etc.

Com todos os mapas elaborados disponha para cada dupla a atividade “Pistas para a Formiguinha”, disponível em nosso material complementar. Há três conjuntos de pistas diferentes, escolha e entregue uma por dupla. Os nomes dos órgãos dos corpos estão escritos, caso necessário auxilie os alunos com a leitura. A diversidade de “lugares” que a formiguinha deverá chegar favorecerá a socialização no momento final da atividade.

De posse de suas pistas os alunos deverão se orientar em suas respectivas representações corporais, ou seja, no mapa do corpo, deverão realizar uma marcação nos órgãos em que a formiguinha partiu e em qual chegará e depois devem verbalizar uns para os outros o trajeto que ela realizará usando o vocabulário: esquerda - direita, frente - atrás, em cima, embaixo.

Oriente-os para o fato de que o boneco funciona também como um espelho e suas posições estão invertidas, ou seja à esquerda do boneco corresponde à direita do aluno e vice-versa. Neste momento percorra a sala de aula, observe as dificuldades e auxilie os alunos a lançar mão do vocabulário específico para se comunicar, bem como oriente-os quanto às relações projetivas se notar dificuldade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize uma exposição dos mapas do corpo colando-os no quadro. Você poderá ordená-los usando a ordenação alfabética a partir dos nomes dos alunos, ordem crescente ou decrescente das alturas, entre outros. O importante é que comunique o critério a turma para que eles também se envolvam na organização.

Feito isso inicialmente peça que observem os mapas alinhados e depois questione:

  • Quem está à direita de __________ (fale o nome de um aluno da sala)?
  • Quem está à esquerda de ___________ (fale o nome de um aluno da sala)?

Em seguida chame as duplas de alunos segundo o conjunto de pistas que pegaram. Peça que socializem para os demais, mostrando no mapa do corpo da onde a formiguinha saiu e como deverá chegar aos órgãos de destino. Permita que as diferentes duplas validem ou complementem o que está sendo exposto e reforçe que sempre deverão usar o vocabulário referente às relações projetivas.

Para finalizar apresente novamente o slide 3 ou sua imagem. Questione os alunos como explicariam a questão lançada na contextualização desse plano: “Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? ” (Permita que os alunos respondam e dê as indicações).

Ouça atentamente as respostas, espera-se que utilizem o vocabulário e o entendimento das relações projetivas.

Conclua dizendo que ao se guiar por uma representação do espaço, ou do corpo, como nesta aula, é importante ter em mente as relações projetivas de direita - esquerda, frente - atrás, em cima - embaixo, partindo da observação e entendimento do próprio corpo, pois somente assim as orientações nos diversos lugares terão êxito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a elaboração dessa aula disponha a sala em semicírculo, deixando um espaço livre para que os alunos possam se locomover para dançar e deitar uma vez que será necessária essa posição do corpo para realização de uma das atividades.

Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, papel manilha, lápis de cor, lápis de escrever, cópia da atividade e da imagem disponível nos materiais complementares.

Material complementar:

Letra da música “Formiguinha”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxckqRnqnA4Y9DyHUxXPf8YHmkufyswz5wtj9FX4JuTuYQa5Up9dnvcMUWJM/geo1-09und05-letra-da-musica-formiguinha.pdf

Atividade Pistas para a formiguinha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBaqtaHbxM8Zgk2Nw8v8RRAxjvDKSXAD8YMs5GYnWpwBHR6RCExfWcFsceh6/geo1-09und05-pistas-para-formiguinha.pdf

Formiguinha - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha DVD 2. Youtube, 2015 (3min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para realização desta atividade é necessário que os alunos já tenham tido contato com os conceitos referentes às relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente). Caso deseje retomar os conceitos poderá trabalhar previamente os planos de aula disponíveis aqui no site da Nova Escola denominados:

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Auxilie os alunos na leitura se julgar necessário. Questione-os se a partir do tema imaginam o que será que realizarão nesta aula. Pergunte também se já escutaram o termo “Mapa”, em que situação isso ocorreu e para que acham que ele serve. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe conceitos, pois ele será construído ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete este slide ou apresente a imagem. Peça aos alunos que observem e questione-os:

  • Que espaço é este demonstrado nesta imagem? (Caso não compreendam que se trata de uma sala de aula, peça para observarem o que está sendo representado na cena, ou seja as carteiras, o quadro, a mesa do professor levando-os ao entendimento do que se trata essa representação)
  • Como vocês perceberam que era uma sala de aula (caso tenha acertado a questão anterior)
  • Essa é uma sala de aula em tamanho real? Como imaginam que ela foi observada: de lado ou de cima para baixo? Por que acham isso?
  • Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? (Permita que um aluno responda e dê as indicações)

Ouça as respostas atentamente, não dê respostas. O objetivo deste momento é que os alunos percebam que está é uma imagem que representa um espaço e que a partir dela é possível nos orientarmos e guiarmos seguindo as indicações corretas, ou seja, um recurso visual que possibilita compreender a disposição de um determinado espaço.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar a discussão leia o questionamento presente no slide. Permita que os alunos expressem livremente. Em seguida diga aos alunos que para auxiliar na resposta, todos irão cantar/relembrar uma canção popular. Trata-se da música Formiguinha em que esse inseto percorre o corpo de uma criança. Coloque a música no aparelho de som, apresente-a no projetor ou cante-a para a turma. Permita que os alunos acessem o centro da sala e tenham espaço para se movimentar. Deixe que dancem seguindo os comandos da música. Repita a música 1 vez e depois solicite que se sentem. Feito isso questione-os:

  • Quais locais a formiguinha percorreu? (Pé, coxa, mão, bumbum, nariz)
  • Imaginem que outra formiguinha deseje passar pelos mesmos caminhos percorridos pela formiguinha da canção. Como você explicaria para que ela chegasse do pé ao nariz? E do nariz a mão direita?

Neste momento pode ser que os alunos não consigam expressar-se usando os termos referentes às relações projetivas (esquerda - direita, em cima, embaixo, frente - atrás), diante de tal dificuldade diga que na próxima etapa da aula vocês elaborarão um mapa do corpo, para que a formiguinha possa se guiar e chegar aos mesmos órgãos que a sua companheira chegou.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Essa atividade será realizada em duplas. Para a elaboração do mapa do corpo disponha o papel manilha já cortado no tamanho aproximado dos alunos no chão ao centro da sala. Explique que agora um da dupla se deitará sobre o papel e outro colega passará um lápis em todo o contorno do corpo, formando assim uma representação do corpo humano. Depois a dupla se reveza. Feito isso solicite que recortem no entorno. Logo após peça aos alunos que aderecem sua representação seguindo as suas características, ou seja que desenhe seus olhos, nariz, boca, pode desenhar a roupa, etc.

Com todos os mapas elaborados disponha para cada dupla a atividade “Pistas para a Formiguinha”, disponível em nosso material complementar. Há três conjuntos de pistas diferentes, escolha e entregue uma por dupla. Os nomes dos órgãos dos corpos estão escritos, caso necessário auxilie os alunos com a leitura. A diversidade de “lugares” que a formiguinha deverá chegar favorecerá a socialização no momento final da atividade.

De posse de suas pistas os alunos deverão se orientar em suas respectivas representações corporais, ou seja, no mapa do corpo, deverão realizar uma marcação nos órgãos em que a formiguinha partiu e em qual chegará e depois devem verbalizar uns para os outros o trajeto que ela realizará usando o vocabulário: esquerda - direita, frente - atrás, em cima, embaixo.

Oriente-os para o fato de que o boneco funciona também como um espelho e suas posições estão invertidas, ou seja à esquerda do boneco corresponde à direita do aluno e vice-versa. Neste momento percorra a sala de aula, observe as dificuldades e auxilie os alunos a lançar mão do vocabulário específico para se comunicar, bem como oriente-os quanto às relações projetivas se notar dificuldade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize uma exposição dos mapas do corpo colando-os no quadro. Você poderá ordená-los usando a ordenação alfabética a partir dos nomes dos alunos, ordem crescente ou decrescente das alturas, entre outros. O importante é que comunique o critério a turma para que eles também se envolvam na organização.

Feito isso inicialmente peça que observem os mapas alinhados e depois questione:

  • Quem está à direita de __________ (fale o nome de um aluno da sala)?
  • Quem está à esquerda de ___________ (fale o nome de um aluno da sala)?

Em seguida chame as duplas de alunos segundo o conjunto de pistas que pegaram. Peça que socializem para os demais, mostrando no mapa do corpo da onde a formiguinha saiu e como deverá chegar aos órgãos de destino. Permita que as diferentes duplas validem ou complementem o que está sendo exposto e reforçe que sempre deverão usar o vocabulário referente às relações projetivas.

Para finalizar apresente novamente o slide 3 ou sua imagem. Questione os alunos como explicariam a questão lançada na contextualização desse plano: “Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? ” (Permita que os alunos respondam e dê as indicações).

Ouça atentamente as respostas, espera-se que utilizem o vocabulário e o entendimento das relações projetivas.

Conclua dizendo que ao se guiar por uma representação do espaço, ou do corpo, como nesta aula, é importante ter em mente as relações projetivas de direita - esquerda, frente - atrás, em cima - embaixo, partindo da observação e entendimento do próprio corpo, pois somente assim as orientações nos diversos lugares terão êxito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano