Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar festas de aniversário em diferentes tempos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Converse com a turma sobre a forma de se comemorar aniversários na atualidade. Levante a seguinte questão, via arquivo de áudio, em momento assíncrono, ou em aula síncrona:
- Quem costuma frequentar festas de aniversário?
- Como são as festas que vocês participam?
- Será que todas as festas de aniversário são iguais?
- Quais são as diferenças existentes entre as festas de aniversário que vocês costumam frequentar?
- Como eram os aniversários quando os pais de vocês eram crianças?
- E no tempo dos avós de vocês, será que era comum comemorar aniversário fazendo festa? Por quê?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio.
Problematização
Previamente, selecione arquivos pessoais, de preferência fotografias de festas de aniversários. Compartilhe-os com os estudantes. Na sequência, peça que analisem as fotografias e resolvam as seguintes questões:
- Quais elementos chamam a atenção de vocês nesta fotografia?
- Existem semelhanças entre a festa de aniversário registrada nesta fotografia e as festas que vocês costumam participar? Quais?
- O que há de diferente entre a festa da fotografia o tipo de festa que vocês têm contato?
- Como era a decoração?
- Será que sempre havia lembrancinhas?
- Como eram as comidas da festa?
- E as músicas, eram as mesma tocadas hoje em dia?
A partir da análise orientada pelas questões acima, peça que os estudantes façam, no caderno, um comparativo entre as festas de hoje e as festas do passado. Você pode compartilhar com eles o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Dê um tempo para que possam responder. Na sequência, eles devem enviar as respostas para o grupo da turma. Se a aula for em momento síncrono, estimule o debate.
Sistematização
Peça que os estudantes produzam um meme. Caso não conheça esse gênero, acesse a reportagem “O que é um meme? (disponível aqui). O meme deve ser de uma situação engraçada relacionada à temática aniversário. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível nos materiais complementares), para que eles observem os exemplos. Dê um tempo para que produzam a atividade. Atente para as respostas e para o feedback a ser enviado aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre aniversário “Festa de aniversário” (disponível aqui), “Aniversário macabro” (disponível aqui) e “A festa de aniversário do Quico” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.