Plano de aula: A história das gotinhas e das agulhadas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Durante esta aula as crianças terão contato com um importante documento de suas vidas (a caderneta de vacinação) que remete à muitas emoções que as crianças precisam trabalhar dentro de si para compreender a importância do ato de se vacinar para a sua saúde e a dos demais. Já na atividade de problematização está prevista uma entrevista com um idoso da comunidade e a produção de um cartaz de conscientização na sistematização da aula.

Materiais necessários: Caderneta de vacinação das crianças, objetos utilizados no posto de vacinação (algodão, seringa vazia, luvas de látex, dentre outros), folhas de cartolina, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Selecione previamente uma pessoa idosa da comunidade que poderá dividir com a turma experiências / histórias sobre a vacinação no passado.

Para você saber mais: Embora a fonte histórica escolhida para ser estudada mais a fundo neste plano tenha sido a fonte escrita / material, através do cartão / caderneta de vacinação, a entrevista proposta na atividade de problematização servirá para que as crianças ampliem a consciência sobre fatos históricos fazendo a comparação entre um objeto comum nos dias atuais, mas que no passado não era, e uma das formas deste passado “conversar” com o presente é através do relato de memórias. Assim as crianças terão condições de analisar as mudanças e permanências, bem com as diferenças e semelhanças sobre a vacinação ao longo do tempo.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula elas irão analisar objetos que remetem ao ato de se vacinar, terão contato com pessoas idosas que não participaram de campanhas de vacinação da mesma forma que elas, e irão produzir um cartaz conscientizando sobre a importância da vacinação.

Para você saber mais:

• Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 19 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA