Imagens para o contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Calendário de aniversariantes da turma
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Elementos ligados a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro etc.); dois calendários grandes - um completo e um só com a divisão dos meses; fichas de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário - elas serão colocadas no calendário dos meses; fita adesiva, data show ou quadro.
Material complementar:
Imagens para o contexto
Fichas das datas comemorativas (completas)
Fichas das datas comemorativas (só imagens)
Fichas das datas comemorativas (só contorno)
Atividade de sistematização
Para você saber mais:
Como e onde foi feito o primeiro calendário
Oito tipos de calendários usados pelo mundo
Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o que é um calendário e mostre o calendário completo (com os meses e dias). Converse com eles sobre para que o calendário serve. Peça que encontrem e marquem o dia em que estão.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Sente com os alunos em roda e mostre uma caixa (sacola, cesto ou baú) com os elementos que remetem a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro, etc.). À medida que for tirando os objetos da caixa, pergunte para eles o que são, para que servem e com que data esses objetos estão relacionados.
Se não tiver a possibilidade de reunir esses materiais, imprima as imagens, recorte os cartões e coloque-os dentro da caixa para, da mesma forma, ir retirando e fazendo os questionamentos aos alunos.
Imagens para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf
Você também pode reunir outras imagens, pedir com antecedência fotos de aniversário dos alunos e até mesmo levar fotos dos seus próprios aniversários para apresentar mais elementos ao longo da conversa.
Os objetos ligados ao aniversário, imagens ou fotos apresentados aos alunos serão as fontes históricas que você usará nesta aula.
Fale com os alunos a respeito da data, instigue-os com perguntas como:
- Como vocês comemoram o aniversário?
- O que vocês mais gostam nesta data?
- Por que comemoramos nosso aniversário?
- Qual a diferença entre comemorar o aniversário em casa e na escola?
- Por que é importante saber a data de aniversário dos colegas?
Durante a discussão, garanta que todos possam se expressar. Valorize suas iniciativas e estimule a participação dos mais tímidos com perguntas, mas respeite quem preferir só escutar. Também é um ótimo momento para que eles treinem a habilidade de ouvir o outro e esperar a vez de falar.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região houver algum tipo de elemento ou tradição específica ligada ao aniversário, não esqueça de abordar esse item com os alunos.
Para você saber mais:
Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Divida os alunos em trios. Faça a divisão colocando no mesmo grupo crianças em diferentes etapas de alfabetização.
Comece mostrando no calendário o dia em que eles estão (e que foi marcado quando vocês conversaram sobre o objetivo da aula). Mostre o calendário que só tem a divisão dos meses (você vai usar apenas ele daqui em diante), peça que identifiquem em que mês estão e que um aluno marque-o no calendário. A partir disso, questione quais são os outros meses do ano, qual o próximo mês e qual foi o anterior. Pergunte se sabem em que mês fazem aniversário e quantos meses faltam para ele chegar. Isso vai ajudar as crianças a pensar na temporalidade atual em um deslocamento para temporalidades futuras.
Entregue uma ficha de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário (o tamanho depende do tamanho do seu calendário, mas elas podem ser, por exemplo, do tamanho de ¼ de sulfite ou retângulos menores).
Tenha um registro com as datas de aniversário de todos os alunos, caso alguns deles não saibam ou não se lembrem, e você precise consultar para informá-los.
Circule entre os trios ajudando quem precisar, tanto na escrita do nome quanto da data. Estimule que os alunos dos trios também colaborem entre si.
Quando todos terminarem, chame um de cada vez para colocar sua ficha no mês do calendário correspondente ao seu aniversário (use a fita adesiva).
Enquanto as crianças realizam esse processo, aproveite para instigá-las com perguntas que permitam que percebam a relação de tempo possível de ser observada no calendário, por exemplo:
- Falta muito para o aniversário dele? Quantos meses?
- O aniversário dele é antes ou depois do dela? (Comparando o aluno que está colocando sua ficha com o que colocou anteriormente.)
- O aniversário dele é no começo ou no fim do ano?
- Tem mais alguém que faz aniversário nesse mesmo mês?
Para você saber mais:
Como e onde foi feito o primeiro calendário
Oito tipos de calendários usados pelo mundo
Problematização
Orientações: Imprima as fichas com as datas comemorativas
(Nessas fichas, as datas que não têm dia fixo, como o Carnaval, estão seguindo o calendário de 2019)
Outras opções:
- Imprimir as fichas que têm apenas imagens para você colocar a data
- Imprimir apenas os contornos e fazer suas próprias fichas
- Em uma aula anterior, você pode fazer com as crianças uma lista das datas comemoradas na escola e pedir que elas confeccionem as fichas com a data, o nome da comemoração e um desenho referente a ela.
Diga aos alunos que o aniversário de cada um é uma data comemorativa pessoal, cada pessoa tem o seu dia para comemorar, e que agora eles vão marcar no calendário datas comemorativas coletivas, ou seja, datas que são significativas para um grupo de pessoas e, por isso, todas essas pessoas a comemoram. É importante que essa ideia fique clara para as crianças ao longo dessa etapa.
Entregue uma ficha por trio. Cada ficha contém uma data e uma imagem referentes a uma comemoração. Peça que os alunos identifiquem a data comemorativa representada na ficha. Quem quiser pode tentar escrever o nome dessa celebração, mas o professor também pode se colocar na posição de escriba do grupo, pedindo que o grupo dite o nome da data para que ele escreva.
Depois, cada trio deve mostrar sua ficha à turma e colocá-la no calendário no mês correspondente (usando fita adesiva). Peça que cada trio fale um pouco sobre a data:
- Ela é comemorada em casa também ou só na escola?
- Vocês já comemoraram essa data em outros anos? Como?
- O que comemoramos nesse dia?
- Por que esse dia é importante?
Como adequar à sua realidade: Acrescente fichas com datas celebradas em sua região, comunidade e/ou em sua escola. Use apenas fichas que têm significado para sua escola, com datas que serão comemoradas com os alunos ao longo do ano.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Entregue uma folha com a atividade de sistematização para cada aluno.
Outra opção é projetar as perguntas no data show ou escrevê-las no quadro e responder coletivamente.
Leia uma pergunta por vez, dê um tempo para que os alunos a respondam, socialize suas respostas e registre-as no quadro. Estimule que consultem o calendário para identificar os meses e as datas.
Na quarta pergunta, deixe que levantem hipóteses e questione suas ideias. É importante que os alunos percebam que essas datas são importantes e têm significado para este grupo, mas que algumas delas não fariam sentido no calendário de outras escolas, no calendário da família ou de outros grupos sociais.
Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode adaptar as questões 2 e 3 usando outras datas mais importantes para seu grupo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar os aniversários e as datas comemorativas no calendário. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, selecione fotografias de festas de aniversário suas ou de sua família. Peça para que os alunos, previamente, compartilhem registros no grupo da escola de festas de aniversário das famílias. Em arquivo de áudio, peça que eles observem as fotografias dos colegas e respondam às seguintes questões:
- Como vocês comemoram o aniversário?
- O que vocês mais gostam nesta data?
- Por que comemoramos nosso aniversário?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de calendário. Peça que localizem no calendário o dia e o mês do próprio aniversário. Talvez seja necessária a ajuda dos pais. Solicite que, em chats privados, os alunos troquem informações e questionem, em relação aos colegas:
- Falta muito para o aniversário dele? Quantos meses?
- O aniversário dele é antes ou depois do seu?
- O aniversário dele é no começo ou no fim do ano?
- Tem mais alguém que faz aniversário nesse mesmo mês?
Eleja um estudante de cada dupla para gravar um relato correspondente às questões propostas. Peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
A partir da análise do calendário, solicite que os estudantes gravem um arquivo de áudio respondendo:
- Quantos meses faltam para o dia do professor?
- Alguém faz aniversário no mês da festa junina? Quem?
- Por que marcamos essas datas no calendário da turma?
Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o calendário, os pais podem assistir com os estudantes o vídeo “Calendário” (disponível aqui). Sobre comemorações, é possível ler o “Livro do macaco” (disponível aqui) e “O lobo que queria uma festa de aniversário” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras Chave: calendário, aniversariantes, aniversários, datas comemorativas