Plano de Aula

Plano de aula: Calendário de aniversariantes da turma

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Elementos ligados a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro etc.); dois calendários grandes - um completo e um só com a divisão dos meses; fichas de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário - elas serão colocadas no calendário dos meses; fita adesiva, data show ou quadro.

Material complementar:

Imagens para o contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf

Fichas das datas comemorativas (completas)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qEcvCHwdQQ4Ae9JPqvFTxTenkBWXJGKs8FPQVSF6M84AVA5NtgzGs3zf668f/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-completas.pdf

Fichas das datas comemorativas (só imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CH8qHr3W6d4ZrXTVBCd7EVWwsxqR2Hz4avwDcXKmWQN97ePzfPDyj4sEcaet/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-imagens.pdf

Fichas das datas comemorativas (só contorno)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSjFJpZ3kkYE9TUaKWyerjfckk59UNBrPqceeMsqEax5QA9uUzaxM7R9mbex/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-contorno.pdf

Atividade de sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZsrXjMGCwdxNEdVEqXnvvs7uPbpusF3UYXFAAJPBkhwvc9jjUBKZdscwJNgK/his1-08und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Como e onde foi feito o primeiro calendário

https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus

Oito tipos de calendários usados pelo mundo

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o que é um calendário e mostre o calendário completo (com os meses e dias). Converse com eles sobre para que o calendário serve. Peça que encontrem e marquem o dia em que estão.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA