Plano de Aula

Plano de aula: Fotografia na escola

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças a partir de uma fotografia estabeleçam comparações entre os estudantes e o direito de estudar ao longo do tempo, representando suas observações através do desenho. Você poderá utilizar as imagens presentes no material complementar para ambientar a sala de aula e receber as crianças. Assim elas terão mais imagens para estabelecer uma base comparativa.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Link para imagens de crianças estudando para ambientar a sala. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djhadUpT4ah5epWXTzGFDjrdV54ndRa8FD5zDZZWFexNHMbpK6hD6XPrSUQp/his2-04und03-imagens-para-ambientacao-da-sala.pdf.

Link para moldura para atividade de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica. Fonte: OLIVEIRA, Rosangela Silva. JUNIOR, Nilton Ferreira Bittencourt. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação: usos, dimensão visual e material, níveis e técnicas de análise. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação. Universidade Federal de MAto Grosso. Cuiabá. 2013. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/03-%20FONTES%20E%20METODOS%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO/A%20FOTOGRAFIA%20COMO%20FONTE%20DE%20PESQUISA%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO.pdf . Acesso 12 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Ao longo da aula as crianças irão observar uma fotografia antiga de uma estudante, buscando pelas semelhanças e diferenças entre a imagem do estudante ao longo do tempo.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 13 de abril de 2019.
  • Sobre o uso de fonte audiovisuais. Fonte: Trabalhando com fontes audiovisuais - fontes históricas. Canal ObrigaHISTÓRIA. PUBLICADO EM 04 DE MAIO DE 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UNMAS4oYRM4&t=210s . Acesso 12 de abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados