Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.
Contexto
Neste plano, o objetivo é representar estudantes em diferentes tempos a partir da exploração de fotografias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização (disponível nos materiais complementares) ou mande print da imagem. Na sequência, envie as seguintes perguntas:
- O que a garota da fotografia está fazendo?
- Esta fotografia é recente ou antiga?
- Onde esta fotografia foi feita?
- Vocês já viram em algum local uma fotografia parecida?
Peça aos estudantes que analisem a fotografia, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Neste momento da aula, as crianças são convidadas a produzir os próprios retratos através de desenhos. Para esta atividade, os estudantes podem fazer os desenhos no arquivo de problematização (disponível aqui). Dê um tempo para que possam produzir o desenho e enviar para o grupo da turma.
Sistematização
Nesta etapa, cada criança irá expor o desenho para a turma, mostrando-o em formato de vídeo e respondendo as seguintes questões:
- O que você achou do seu retrato?
- Relate como foi a experiência.
Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a atividade seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas ou arquivos de áudio. Atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre as fotografias, como “A história da fotografia” (disponível aqui) e “História da fotografia” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.