Plano de Aula

Plano de aula: Vamos assistir um filme?!

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03). Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças conheçam a partir de vídeos, formas de se assistir filmes do passado (recente e antigo) e atualmente, para tecer comparações observando as permanências e mudanças, semelhanças e diferenças desta prática tão cotidiana ao longo do tempo. Vivenciando através da câmara escura, a ideia de como as imagens são captadas e projetadas.

Materiais necessários: Vídeo sobre a história a evolução na forma de assistir filmes das locadoras à Netflix. Fonte: Evolução: da fita vhs à netflix | como se assistia filmes. Canal Mania D:. Publicado em 13 de mai de 2018.

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=KyT3452GKQw .

Caixa de papelão grande suficiente para caber uma criança (para a construção da câmara escura), lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Para cada consigna de atividade a ser realizada pelos alunos, bem como para cada texto e outros materiais que o professor possa imprimir e distribuir a eles, devem ser feitos arquivos no formato Google Docs - um arquivo para cada material. Crie esses documentos e nomeie-os com o código da aula acompanhado de um título referente ao conteúdo do documento.

Em seguida coloque aqui o título desse documento e cole o link abaixo do título. Esses arquivos também serão linkados nas orientações ao professor da etapa em que são demandados.

Lembrando que você não deve colocar o link em uma palavra, mas colar o link inteiro, conforme plano modelo.

Observação: as fontes históricas e as consignas de todas as atividades são materiais complementares obrigatórias dos planos. Caso a fonte que você vá utilizar seja um link para um material externo, ou seja, que não pôde ser copiado para dentro do plano por motivos autorais, não será preciso fazer um documento para ela.

Para você saber mais: Sobre o uso do cinema como fonte histórica. Fonte: Como trabalhar o cinema como fonte. - Fontes históricas. Canal Leitura ObrigaHISTÓRIA. Publicado em 21 de dezembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l2F_DwenNhY . Acesso em 09 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

A partir deste momento as crianças estudarão como surgiu o cinema e perceberão como a forma de assistir filmes mudou ao longo do tempo.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 06 de abril de 2019.
  • Sobre a história do cinema brasileiro você poderá acessar a linha do tempo interativa produzida em Agência Nacional de Cinema - ANCINE. Esta material traz informações desde a instalação da primeira sala de cinema no Rio de Janeiro até os filmes que concorreram ao Oscar, ano a ano.Disponível em https://www.ancine.gov.br/pt-br/timeline . Acesso em 06 de abril de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados