DIFERENTES FORMAS DE ASSISTIR FILMES
Plano de Aula
Plano de aula: Vamos assistir um filme?!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03). Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças conheçam a partir de vídeos, formas de se assistir filmes do passado (recente e antigo) e atualmente, para tecer comparações observando as permanências e mudanças, semelhanças e diferenças desta prática tão cotidiana ao longo do tempo. Vivenciando através da câmara escura, a ideia de como as imagens são captadas e projetadas.
Materiais necessários: Vídeo sobre a história a evolução na forma de assistir filmes das locadoras à Netflix. Fonte: Evolução: da fita vhs à netflix | como se assistia filmes. Canal Mania D:. Publicado em 13 de mai de 2018.
Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=KyT3452GKQw .
Caixa de papelão grande suficiente para caber uma criança (para a construção da câmara escura), lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Material complementar: Para cada consigna de atividade a ser realizada pelos alunos, bem como para cada texto e outros materiais que o professor possa imprimir e distribuir a eles, devem ser feitos arquivos no formato Google Docs - um arquivo para cada material. Crie esses documentos e nomeie-os com o código da aula acompanhado de um título referente ao conteúdo do documento.
Em seguida coloque aqui o título desse documento e cole o link abaixo do título. Esses arquivos também serão linkados nas orientações ao professor da etapa em que são demandados.
Lembrando que você não deve colocar o link em uma palavra, mas colar o link inteiro, conforme plano modelo.
Observação: as fontes históricas e as consignas de todas as atividades são materiais complementares obrigatórias dos planos. Caso a fonte que você vá utilizar seja um link para um material externo, ou seja, que não pôde ser copiado para dentro do plano por motivos autorais, não será preciso fazer um documento para ela.
Para você saber mais: Sobre o uso do cinema como fonte histórica. Fonte: Como trabalhar o cinema como fonte. - Fontes históricas. Canal Leitura ObrigaHISTÓRIA. Publicado em 21 de dezembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l2F_DwenNhY . Acesso em 09 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
A partir deste momento as crianças estudarão como surgiu o cinema e perceberão como a forma de assistir filmes mudou ao longo do tempo.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 06 de abril de 2019.
- Sobre a história do cinema brasileiro você poderá acessar a linha do tempo interativa produzida em Agência Nacional de Cinema - ANCINE. Esta material traz informações desde a instalação da primeira sala de cinema no Rio de Janeiro até os filmes que concorreram ao Oscar, ano a ano.Disponível em https://www.ancine.gov.br/pt-br/timeline . Acesso em 06 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Promova uma roda de conversa sobre as maneiras que as crianças assistem filme hoje em dia, algumas destas questões podem orientar este momento:
- Como vocês assistem filmes hoje em dia?
- Será que os pais de vocês quando eram crianças assistiam filmes da mesma maneira?
- E os avós de vocês, como faziam quando queriam ver um filme?
- O que mudou entre as formas de assistir filmes no passado e no presente?
- Será que algo permaneceu igual entre o hábito de assistir filmes no passado e no presente? O que?
Após a roda de conversa exiba o vídeo sobre a evolução da forma de assistir filmes, presente no link: https://www.youtube.com/watch?v=KyT3452GKQw .
Em seguida, questione:
- O que mais chamou a atenção de vocês neste vídeo?
- Vocês já conheciam as fitas de vídeo?
- E as locadoras?
- Como estes espaços funcionavam?
- Que tipo de mídia sucedeu a fita VHS?
- Vocês já assistiram filmes em DVD?
- O que há de semelhante entre assistir filmes em fitas e em DVDs?
- E quais são as diferenças entre essas duas formas de assistir filmes?
- Segundo o vídeo qual a forma mais popular de assistir vídeos na atualidade?
- O apresentador do vídeo faz um paralelo entre locar fitas de vídeo e assistir filmes na Netflix, para ele qual a semelhança que existe entre esses dois hábitos?
O importante neste momento é as crianças perceberem que o hábito de assistir filmes em casa não é algo atual e que passou por mudanças ao longo do tempo.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir da pergunta norteadora acima inicie um debate sobre as diferentes formas de se assistir filmes ao longo do tempo, mostrando que antes só era possível assistir filmes no cinema. Algumas perguntas poderão nortear o debate:
- Antes de as pessoas poderem assistir filmes em suas casas seja através da locadoras de vídeo ou através da internet, como elas faziam para assistir filmes?
- Vocês já foram ao cinema?
- Qual é a diferença entre assistir filmes no cinema e em casa?
- Será que o cinema que vocês costumam frequentar é semelhante ao que seus avós frequentavam?
- E quanto aos filmes? Quais são as diferenças entre os filmes que vocês assistem para os filmes que seus avós assistiam?
- E quais as semelhanças?
- Algumas coisas permanecem iguais no ato de ir ao cinema hoje e no passado. Quais são elas?
- Quais as principais mudanças que ocorreram nesta atividade ao longo do tempo?
Nesta parte da aula o objetivo é fazê-los perceber que nem sempre as pessoas puderam ter acesso à filmes no conforto de suas casas, e que o cinema foi por muito tempo a única forma de as pessoas terem acesso a filmes.
No segundo slide há a sugestão de uma linha do tempo produzida pela ANCINE sobre a história do cinema no Brasil, neste momento você poderá fazer um pequeno recorte desta linha do tempo e trazer alguns pontos que você julgue que irão chamar a atenção se sua turma.
Para você saber mais: Sobre a história do cinema brasileiro através de um infográfico. Fonte: Portal Brasil - Linha do Tempo. Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/ff/41/a1/ff41a1dc0cca1f09b885caa5a14fb27a.jpg . Acesso em 11 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Na atividade de problematização as crianças perceberam que a forma de assistir filmes mudou ao longo do tempo, embora o cinema permaneça existindo, mesmo após tantas mudanças. Diante disso na atividade de sistematização as crianças farão individualmente um paralelo entre essas descobertas através de desenhos e frases. Há um modelo para esta atividade no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wmrqJYgYdSHrH2PBXesddcQqVRXCq8bQw5ZBrazdZrYgdVnJnTHuQbtBvAcj/diferentes-formas-de-assistir-filmes.pdf
Após a produção das crianças, cole cada produção uma na outra de forma tal a formar uma tira, como uma espécie de rolo de filme em seguida propicie um momento para que elas apresentem seus desenhos e frases para os colegas de turma, você poderá colar esta tira de desenhos na parede e fazê-la “correr” dentro de uma outra folha de papel que teria dois cortes a fim de permitir que essa tira corra, propiciando um foco na produção individual. Ou se preferir poderá montar uma televisão com caixa de papelão e rolos de papel.
Como mostra a imagem neste link: https://www.google.com/search?rlz=1C2CHZL_pt-brBR759BR792&biw=1242&bih=597&tbm=isch&sa=1&ei=91fCXLKYDf7P5OUP6vuL-Ag&q=televis%C3%A3o++atividade&oq=televis%C3%A3o++atividade&gs_l=img.3...58881.95853..96160...0.0..3.474.4797.0j19j4j1j1......2....1..gws-wiz-img.....0..35i39j0j0i67j0i8i30j0i24.yHdNzJABxpk#imgrc=5p2tI2zC6PvOhM: . Acesso em 25 de abril de 2019.
Exponha na sala por pelo menos uma semana.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é analisar a forma de assistir filmes ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Da VHS à Netflix” (disponível aqui) no grupo de Whatsapp da turma. Mande, via arquivo de áudio ou texto, as seguintes questões:
- Vocês já conheciam as fitas de vídeo?
- E as locadoras?
- Como estes espaços funcionavam?
- Que tipo de mídia sucedeu a fita VHS?
- Vocês já assistiram filmes em DVD?
- Quais as semelhanças e diferenças entre VHS e DVD?
- Segundo o vídeo qual a forma mais popular de assistir vídeos na atualidade?
- Na sua opinião, qual a principal diferença entre VHS e Netflix?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Lance a questão para os estudantes:
- Será que sempre foi possível assistir filmes em casa?
- Vocês já foram ao cinema?
- Será que as formas de ver filme sempre foram iguais?
Envie para os estudantes a linha do tempo do cinema (disponível aqui).
Dê um tempo para que acessem os links e pensem sobre as questões. .
Sistematização
A partir do estudo do vídeo e da linha do tempo nas etapas anteriores, os estudantes vão estabelecer um comparativo entre as formas do presente e do passado em relação ao momento de assistir filmes. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que respondam e que solicitem ajuda dos pais ou avós, caso sintam dificuldade. Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a aula seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas.atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre cinemas antigos, como “Os cinemas antigos de Recife” (disponível aqui) e “ A evolução do cinema e 3 minutos” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Palavras Chave: Cinema, vídeo, fonte visual, câmara escura.