Arquivo de Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula as crianças conhecerão algumas brincadeiras do passado que podem ou não ainda estar presentes na atualidade e farão uma análise entre os tipos de brincadeiras existentes ao longo do tempo buscando por semelhanças e diferenças entre as formas de brincar no passado e no presente através de vídeos, um que irão assistir sobre brincadeiras antigas e outro que produzirão sobre uma brincadeira atual.
Materiais necessários: Vídeo sobre brincadeiras antigas, presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ks_EASH8FU8 . Acesso em 03 de abril de 2019 , equipamento para a reprodução do vídeo (TV, caixa de som, ou Data show), equipamento para a produção de um vídeo (câmera digital ou seu próprio smartphone).
Para você saber mais: Sobre o que são fontes históricas e quais os tipos de fontes históricas que existem, bem como o porquê o uso destas auxiliar o estudo da história, você poderá assistir a este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OE0Ii1-JK2Q . Acesso em 03 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula elas terão contato com vídeos sobre brincadeiras para analisarem-nas historicamente.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 03 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Mostre o vídeo de uma criança chamada de repórter mirim, no qual há uma conversa com a avó dela sobre as brincadeiras que fazia quando criança, disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ks_EASH8FU8.
Em seguida realize questionamentos à fonte:
- Vocês gostaram do vídeo?
- Sobre que trata este vídeo?
- Você já brincou de alguma das brincadeiras que aparece no vídeo?
- Há alguma diferença entre a forma com que você brinca e as brincadeiras que você viu no vídeo? Quais?
- Existe algo de semelhante entre as brincadeiras que a avó da menina brincava e as brincadeiras que você brinca?
- O que você percebe que permaneceu igual entre as brincadeiras do tempo da avó e as brincadeiras atuais?
- Quais características das brincadeiras passaram por mudanças ao longo do tempo?
Como adequar à sua realidade: Este vídeo é da cidade de Goiânia - Goiás. Caso você tenha acesso à um vídeo local sobre brincadeiras de antigamente em contraste com as brincadeiras da atualidade, sinta-se à vontade para utilizá-lo.
Para você saber mais: Sobre as diversas formas de se utilizar o vídeo durante a aula de forma a garantir a aprendizagem significativa. Fonte: MORAN, J. M., “O vídeo na sala de aula”. In Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/desafios_pessoais/vidsal.pdf . Acesso em 09 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A proposta para a atividade de problematização é conversar sobre brincadeiras que as crianças costumam brincar na atualidade e produzir com a turma um roteiro para o vídeo que será gravado na atividade de sistematização. Anote no quadro as ideias das crianças, faça um debate problematizando verdadeiramente esta produção, de forma tal que ao final vocês tenham um roteiro para o vídeo da atividade seguinte:
- Em quais locais vocês costumam brincar?
- Quais são a brincadeiras que vocês fazem aqui na escola?
- Vocês brincam na rua/calçada ou em praças perto da casa de vocês?
- Quais brincadeiras vocês praticam nestes locais?
- E na casa de vocês, como vocês brincam?
- Geralmente, em casa vocês brincam sozinhos ou acompanhados?
- Quais são as brincadeiras realizadas dentro de casa?
- Quais as brincadeiras que vocês mais gostam?
- Em qual local vocês mais gostam de brincar?
- Agora que as crianças já debateram sobre suas brincadeiras favoritas realize a escolha da brincadeira que será vivenciada coletivamente.
- Após a escolha da brincadeira, monte com eles o roteiro para o vídeo: quais crianças irão participar e em quais papéis (por exemplo, se a turma escolher vivenciar uma brincadeira de pega-pega, definam previamente quem será o pegador, qual espaço que ocorrerá a brincadeira, quanto tempo a brincadeira durará etc). A ideia é fazer um vídeo que soe espontâneo, mas que as crianças saibam como devem agir e em quais momentos.
- O vídeo deve ter a duração de no mínimo cinco e no máximo dez minutos.
- No vídeo deve constar o planejamento e a organização da brincadeira pelas crianças. Por exemplo: se a brincadeira escolhida foi o pega-pega é importante registrar o processo que as crianças fazem para escolher o pegador, dentre outros momentos que costumam ocorrer antes e depois da brincadeira.
- O importante nesta etapa da aula é as crianças perceberem as brincadeiras que fazem parte da infância na atualidade e que este conhecimento será utilizado para fazer um registro em vídeo.
Para você saber mais: Sobre o uso do vídeo como elemento potencializador do processo de ensino e aprendizagem. Fonte: MENEZES, Lilian. O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem. Universidade Federal do ABC. São Paulo. Disponível em http://proec.ufabc.edu.br/uab/prodvideo/TEXTO%204%20VIDEO%20E%20ENSINO.pdf . Acesso 09 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A partir do roteiro produzido na atividade de problematização organize as crianças para a gravação do vídeo.
- Trabalhem coletivamente as regras da brincadeira escolhida e a divisão de papéis de forma que nenhuma criança fique sem participar.
- Após a produção do vídeo é de extrema importância que as crianças possam ter contato com o material que produziram, este vídeo poderá ser transmitido para a turma ou publicados nas redes sociais da escola.
Após a exibição do vídeo, promova um pequeno debate:
- Quais as semelhanças entre a brincadeira que vivenciamos e as brincadeiras que vimos no primeiro vídeo?
- O que permaneceu igual na forma de brincar entre as brincadeiras atuais e as antigas?
- Houve alguma mudança na forma de brincar? Qual?
- Foi divertido fazer este vídeo?
- Como foi a experiência de participar e de se ver em um vídeo?
Esta atividade proporciona para as crianças a chance de analisar diferentes contextos históricos através de uma recurso midiático que está intimamente relacionado com a contemporaneidade.
Para você saber mais: Nesta etapa do plano, proponho que as crianças produzam um material midiático e que, se possível, veiculem nas redes sociais da escola, pois afinal não podemos mais negar o papel que as mídias têm na educação na atualidade. Para conhecer o que é letramento midiático e sua importância para a educação atual, sugiro a seguinte leitura. Fonte: YOSHIDA, Soraia. Letramento midiático nos ajuda a conectar com o mundo. Publicado pela revista Nova Escola, versão digital em 07 de maio de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11714/vamos-sair-da-bolha-e-nos-conectar-com-o-mundo . Acesso em 05 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar brincadeiras em diferentes tempos através de vídeos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peças aos estudantes que assistam ao vídeo “Brincadeiras antigas” (disponível aqui). Caso não seja possível ver o vídeo, envie prints de tela dos brinquedos da história e conte como tudo acontece. Repasse para eles as seguintes questões:
- Você já conhecia algum desses brinquedos? Quais?
- O que você achou deles?
- Qual você gostou mais?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio.
Problematização
Peça que os estudantes conversem com um adulto do convívio deles. Ele irão fazer uma entrevista com essa pessoa. Compartilhe o arquivo de problematização disponível nos materiais complementares) com eles. Você pode inserir outras questões que achar pertinentes.
Sistematização
Com os dados da entrevista, peça que os alunos desenhem a infância de quem eles entrevistaram. Por exemplo, caso a pessoa relate que brincou de amarelinha, a criança vai desenhar a cena, e assim por diante. Após isso, peça que compartilhem no grupo da escola as produções. Fique atento para dar o feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças alguns vídeos sobre brincadeiras de outros tempos, como o vídeo “Brincadeiras nos tempos da vovó” (disponível aqui) e “Brincadeiras da vovó” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Palavras-Chave: Brincadeiras antigas; brincadeiras atuais; vídeo; fonte histórica visual.