Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula as crianças conhecerão algumas brincadeiras do passado que podem ou não ainda estar presentes na atualidade e farão uma análise entre os tipos de brincadeiras existentes ao longo do tempo buscando por semelhanças e diferenças entre as formas de brincar no passado e no presente através de vídeos, um que irão assistir sobre brincadeiras antigas e outro que produzirão sobre uma brincadeira atual.

Materiais necessários: Vídeo sobre brincadeiras antigas, presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ks_EASH8FU8 . Acesso em 03 de abril de 2019 , equipamento para a reprodução do vídeo (TV, caixa de som, ou Data show), equipamento para a produção de um vídeo (câmera digital ou seu próprio smartphone).

Para você saber mais: Sobre o que são fontes históricas e quais os tipos de fontes históricas que existem, bem como o porquê o uso destas auxiliar o estudo da história, você poderá assistir a este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OE0Ii1-JK2Q . Acesso em 03 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula elas terão contato com vídeos sobre brincadeiras para analisarem-nas historicamente.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 03 de abril de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados