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Plano de aula - Regiões do Brasil - IBGE

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre distinguir as cinco regiões do IBGE.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula, os alunos serão capazes de identificar as cinco regiões brasileiras estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando os principais estados de cada região, bem como identificando a localização do seu estado no mapa. Para que o trabalho seja desenvolvido de forma colaborativa organize a turma em duplas ou trios.

Materiais necessários:

Atlas Escolar ou o livro didático de Geografia que contenha o mapa do Brasil com a divisão regional do IBGE.

Cópias da atividade "Um passeio pelas regiões brasileiras".

Material complementar:

Contextualização - Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Ação Propositiva - O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2tsWq7vJ4bHKWGHHZSfrH3tMgjsaaUAMESjCQsTKT8pudSafChqGCa9Kx6RM/geo4-05und01-mapa-mudo-regioes-brasileiras.pdf

Ação Propositiva - Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GysrQNpE9a5dayPqqCsM4beReJwRrwWfEzNht4NYUaBuy59BRBxG3CVbymB5/geo4-05und01-acao-propositiva-viagem-pelas-regioes-brasileiras.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Comente com os alunos que na aula eles conhecerão uma das formas de dividir em regiões (regionalizar) o Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na qual o país foi dividido em cinco regiões considerando os aspectos naturais, culturais, econômicos e políticos. Comente também que a divisão do Brasil em cinco regiões feita pelo IBGE é frequentemente considerada a oficial por ser utilizada pelo governo brasileiro para administrar o país e elaborar as políticas públicas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa do Brasil - Divisão Regional do IBGE. Explore com a turma alguns dos elementos presentes no mapa, como o título e a legenda. Destaque que o mapa observado, representa uma forma de organizar as unidades federativas brasileiras, em regiões. Conte com a turma, por meio da legenda, quantas são as cores, ou seja, como o Brasil está dividido.

Materiais complementares

O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Fonte: Brasil - Divisão regional IBGE

http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em cinco grupos. Apresente o questionamento no slide. Você pode projetar, escrever no quadro ou apenas perguntar para a turma. Lembre-se de retomar com os alunos unidade federativa deles no mapa das regiões brasileiras. Feito isso, incentive os alunos a responderem como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE chegou naquela divisão. Inicie instigando a turma a pensar no nome de cada uma das regiões.

Retome as direções cardeais, pois o nome das cinco regiões brasileiras foi atribuído a partir da definição de um ponto central no território brasileiro localizado no estado do Goiás. Dessa forma, quando tomamos a região Centro-Oeste como referência temos a definição do nome das demais regiões a partir da observação dos pontos cardeais e colaterais.

O termo unidade federativa será utilizado ao invés de estado para que o Distrito Federal possa ser inserido. Em seguida, permita que eles discutam entre si o que foi considerado para que as regiões recebessem aqueles nomes.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada dupla ou trio um mapa impresso do Brasil Político ou utilize o mapa presente no livro didático. Entregue também uma cópia da folha com os comandos para que cada dupla ou trio realize a viagem e a identificação das regiões brasileiras e registrem as descobertas. Ao final da atividade confira as respostas com a turma.

Materiais complementares

Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GysrQNpE9a5dayPqqCsM4beReJwRrwWfEzNht4NYUaBuy59BRBxG3CVbymB5/geo4-05und01-acao-propositiva-viagem-pelas-regioes-brasileiras.pdf

O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Desafie os alunos a criarem uma dica para que o colega da dupla ou trio identifique qual a região que ele visitará. Incentive os alunos a descreverem a própria região ou alguma outra que tenha visitado ou que conheça alguma curiosidade ou característica marcante. Proporcione um momento para partilha das experiências.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula, os alunos serão capazes de identificar as cinco regiões brasileiras estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando os principais estados de cada região, bem como identificando a localização do seu estado no mapa. Para que o trabalho seja desenvolvido de forma colaborativa organize a turma em duplas ou trios.

Materiais necessários:

Atlas Escolar ou o livro didático de Geografia que contenha o mapa do Brasil com a divisão regional do IBGE.

Cópias da atividade "Um passeio pelas regiões brasileiras".

Material complementar:

Contextualização - Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Ação Propositiva - O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2tsWq7vJ4bHKWGHHZSfrH3tMgjsaaUAMESjCQsTKT8pudSafChqGCa9Kx6RM/geo4-05und01-mapa-mudo-regioes-brasileiras.pdf

Ação Propositiva - Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GysrQNpE9a5dayPqqCsM4beReJwRrwWfEzNht4NYUaBuy59BRBxG3CVbymB5/geo4-05und01-acao-propositiva-viagem-pelas-regioes-brasileiras.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Comente com os alunos que na aula eles conhecerão uma das formas de dividir em regiões (regionalizar) o Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na qual o país foi dividido em cinco regiões considerando os aspectos naturais, culturais, econômicos e políticos. Comente também que a divisão do Brasil em cinco regiões feita pelo IBGE é frequentemente considerada a oficial por ser utilizada pelo governo brasileiro para administrar o país e elaborar as políticas públicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa do Brasil - Divisão Regional do IBGE. Explore com a turma alguns dos elementos presentes no mapa, como o título e a legenda. Destaque que o mapa observado, representa uma forma de organizar as unidades federativas brasileiras, em regiões. Conte com a turma, por meio da legenda, quantas são as cores, ou seja, como o Brasil está dividido.

Materiais complementares

O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Fonte: Brasil - Divisão regional IBGE

http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em cinco grupos. Apresente o questionamento no slide. Você pode projetar, escrever no quadro ou apenas perguntar para a turma. Lembre-se de retomar com os alunos unidade federativa deles no mapa das regiões brasileiras. Feito isso, incentive os alunos a responderem como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE chegou naquela divisão. Inicie instigando a turma a pensar no nome de cada uma das regiões.

Retome as direções cardeais, pois o nome das cinco regiões brasileiras foi atribuído a partir da definição de um ponto central no território brasileiro localizado no estado do Goiás. Dessa forma, quando tomamos a região Centro-Oeste como referência temos a definição do nome das demais regiões a partir da observação dos pontos cardeais e colaterais.

O termo unidade federativa será utilizado ao invés de estado para que o Distrito Federal possa ser inserido. Em seguida, permita que eles discutam entre si o que foi considerado para que as regiões recebessem aqueles nomes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada dupla ou trio um mapa impresso do Brasil Político ou utilize o mapa presente no livro didático. Entregue também uma cópia da folha com os comandos para que cada dupla ou trio realize a viagem e a identificação das regiões brasileiras e registrem as descobertas. Ao final da atividade confira as respostas com a turma.

Materiais complementares

Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GysrQNpE9a5dayPqqCsM4beReJwRrwWfEzNht4NYUaBuy59BRBxG3CVbymB5/geo4-05und01-acao-propositiva-viagem-pelas-regioes-brasileiras.pdf

O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Desafie os alunos a criarem uma dica para que o colega da dupla ou trio identifique qual a região que ele visitará. Incentive os alunos a descreverem a própria região ou alguma outra que tenha visitado ou que conheça alguma curiosidade ou característica marcante. Proporcione um momento para partilha das experiências.

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