Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula, os alunos serão capazes de identificar as cinco regiões brasileiras estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando os principais estados de cada região, bem como identificando a localização do seu estado no mapa. Para que o trabalho seja desenvolvido de forma colaborativa organize a turma em duplas ou trios.
Materiais necessários:
Atlas Escolar ou o livro didático de Geografia que contenha o mapa do Brasil com a divisão regional do IBGE.
Cópias da atividade "Um passeio pelas regiões brasileiras".
Material complementar:
Contextualização - Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6g3Z24sRw3mEW2GjWstY26R2syXVfmvd9PyvQxtA8HrfAQKMMCryMDSz7BT/geo4-05und01-contextualizacao-mapa-brasil-regioes.pdf
Ação Propositiva - O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:
Ação Propositiva - Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Comente com os alunos que na aula eles conhecerão uma das formas de dividir em regiões (regionalizar) o Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na qual o país foi dividido em cinco regiões considerando os aspectos naturais, culturais, econômicos e políticos. Comente também que a divisão do Brasil em cinco regiões feita pelo IBGE é frequentemente considerada a oficial por ser utilizada pelo governo brasileiro para administrar o país e elaborar as políticas públicas.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente para a turma o mapa do Brasil - Divisão Regional do IBGE. Explore com a turma alguns dos elementos presentes no mapa, como o título e a legenda. Destaque que o mapa observado, representa uma forma de organizar as unidades federativas brasileiras, em regiões. Conte com a turma, por meio da legenda, quantas são as cores, ou seja, como o Brasil está dividido.
Materiais complementares
O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:
Fonte: Brasil - Divisão regional IBGE
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma em cinco grupos. Apresente o questionamento no slide. Você pode projetar, escrever no quadro ou apenas perguntar para a turma. Lembre-se de retomar com os alunos unidade federativa deles no mapa das regiões brasileiras. Feito isso, incentive os alunos a responderem como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE chegou naquela divisão. Inicie instigando a turma a pensar no nome de cada uma das regiões.
Retome as direções cardeais, pois o nome das cinco regiões brasileiras foi atribuído a partir da definição de um ponto central no território brasileiro localizado no estado do Goiás. Dessa forma, quando tomamos a região Centro-Oeste como referência temos a definição do nome das demais regiões a partir da observação dos pontos cardeais e colaterais.
O termo unidade federativa será utilizado ao invés de estado para que o Distrito Federal possa ser inserido. Em seguida, permita que eles discutam entre si o que foi considerado para que as regiões recebessem aqueles nomes.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Distribua a cada dupla ou trio um mapa impresso do Brasil Político ou utilize o mapa presente no livro didático. Entregue também uma cópia da folha com os comandos para que cada dupla ou trio realize a viagem e a identificação das regiões brasileiras e registrem as descobertas. Ao final da atividade confira as respostas com a turma.
Materiais complementares
Atividade Uma Viagem pelas regiões brasileiras:
O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE está disponível no link:
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Desafie os alunos a criarem uma dica para que o colega da dupla ou trio identifique qual a região que ele visitará. Incentive os alunos a descreverem a própria região ou alguma outra que tenha visitado ou que conheça alguma curiosidade ou característica marcante. Proporcione um momento para partilha das experiências.