Plano de aula: O papel do Governador e do Prefeito

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar quem são os administradores municipal e estadual e qual o papel deles na gestão do território.

Materiais necessários: Projetor, cópias da atividade da ação propositiva, quadro, giz ou pincel, lápis, borracha, caderno.

Material complementar:

Contextualização – Notícias:

Ação Propositiva - Atividade Os papéis do prefeito e do governador:

Para saber mais:

Na cartilha elaborada pela CGU, você poderá encontrar outros exemplos de serviços prestados pelo presidente, governadores e prefeitos:

BRASIL, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Guia Prático da Cidadania: falando com a Administração Pública. Brasília-DF, CGU, p. 17-19. Disponível em: . Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para facilitar o desenvolvimento da turma nesta aula seria recomendado trabalhar anteriormente a aula GEO4_05UND04 que aborda de forma mais detalhadas as unidades federativas que compõem o Brasil.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da administração das unidades federativas, retome com a turma o conceito de unidades federativas que representam os 26 estados e o Distrito Federal que são administrados pelos governos estaduais, porém estão subordinados ao governo federal.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA