GEO4_07UND01 - Texto de apoio ao professor
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho no campo e na cidade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no mundo do trabalho
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão capazes de identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho, compreendido como as atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo.
Materiais necessários: Cópias uma para cada dupla ou trio caso não seja possível projetar ou escrever no quadro os anúncios; Cópias uma por duplas ou trios para produção do anúncio.
Materiais complementares:
Contextualização - Anúncios
Ação Propositiva - Atividade “O que tem a ver”
Sistematização - Produção de Anúncios
Contextos prévios: Para reconhecer melhor os diferentes tipos de trabalho no campo e na cidade é interessante que os alunos já tenham trabalhado com a descrição, observação e comparação das paisagens do campo e da cidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser escrito no quadro, projetado ou ainda apresentado de forma oral. Ressalte com a turma o conceito de trabalho que trata-se das atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo, em seguida destaque que identificamos essas atividades sendo realizadas no campo e na cidade.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento da aula é importante que a turma já consiga diferenciar o espaço urbano do espaço rural identificando as principais características de cada um.
Para saber mais: No link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZahYJGsVxUttXFuCVsy3t8vfUmyVdV2jP5kT5mfXn7Y6CDjkJj2Z3ZAH9kEY/geo4-07und01-texto-de-apoio-ao-professor.pdf foi disponibilizado trechos que um artigo científico que discute as diferenças entre o rural e o urbano.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS