Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, peça aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, que pesquisem no dicionário a palavra TRABALHO.
Contextualização
De maneira assincrônica, apresente aos alunos o seguinte slide:

Solicite que registrem o que aparece em cada imagem. Faça perguntas como:
- Aparecem pessoas nas imagens?
- O que essas pessoas estão fazendo?
- Essas tarefas estão sendo feitas ou podem ser feitas por crianças, adultos, homens e mulheres?
- Essas tarefas são remuneradas?
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, faça o seguinte questionamento:
“As tarefas apresentadas anteriormente são realizadas por pessoas no campo ou na cidade?
Peça que os alunos reflitam se há tarefas que só são desempenhadas no campo e outras só são desempenhadas na cidade.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva original do plano GEO4_07UND01, disponível aqui. Peça que, com ajuda dos familiares, preencham a tabela destacando primeiro a atividade econômica entre todas as palavras da lista, identifiquem o tipo de trabalho e depois façam um X na coluna, evidenciando se é um tipo de tarefa mais característico do ambiente do campo ou da cidade.
É importante que observem que as palavras da atividade se referem a tarefas desenvolvidas tanto no campo quanto na cidade e diferentes profissões associadas a elas.
Peça ainda que acrescentem mais uma ou duas tarefas que podem ser desenvolvidas em ambos os espaços, como, por exemplo, atividades de comércio (ex: mercado e farmácia) e serviço (ex: posto de saúde e escola).
A fim de refletir sobre o momento peculiar pelo qual todos estamos passando com a pandemia da Covid-19, coloque aos alunos, posteriormente, a seguinte questão:
- Como estão as atividades de trabalho na quarentena, no campo e na cidade?
Sistematização
A sugestão para a sistematização é a criação de uma nuvem de palavras com o tema: O que eu aprendi sobre os tipos de trabalho no campo e na cidade.
Eles precisam:
1. escolher as palavras que serão utilizadas;
2. assistir ao tutorial disponível aqui;
3. acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Comida que alimenta - disponível aqui;
- Colheita mecanizada de café - disponível aqui;
- Colheita de café com Pedro e seus amigos - disponível aqui;
- Mecanização na produção de ovos - disponível aqui.