Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Maps e WordArt.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo:
- São João de Meriti - Seu bairro, nossa cidade (RJ), disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide proposto no plano original.
Peça que:
- Expliquem o significado da frase: “Seu bairro, nossa cidade”, título do vídeo encaminhado anteriormente;
- Identifique no mapa os municípios citados no vídeo.
Problematização
Encaminhe o slide original da problematização, proposto no plano original.
A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam sobre o slide e registrem suas respostas.
Peça que registrem o que lembram do bairro onde está localizado a escola e do bairro onde moram.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, proponha que acessem o Google Maps e peça que pesquisem o bairro da escola e o bairro onde moram.
Sugira que os alunos realizem a atividade com a ajuda de um familiar.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Exemplos:


Para ajudar no uso do Google Maps, acesse o tutorial disponível aqui.
Em seguida, peça para localizarem os locais mais visitados pelo aluno no bairro, antes da quarentena.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: O que mais gosto no meu bairro.
Eles precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares ao seguinte vídeo:
- O bairro de Marcelo – disponível aqui.