GEO7_10UND02 - Rascunho
Plano de Aula
Plano de aula: Regionalização do Brasil (IBGE)
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade mencionada será desenvolvida a partir da criação de croquis de mapas sobre as regiões brasileiras, sendo estes elementos utilizados para analisar o desenvolvimentos socioeconômico das regiões por meio da comparação de dados entre os trabalhos produzidos e apresentados pelos alunos. Essa construção auxiliará na elaboração e interpretação de gráficos, transpondo a leitura da informação em dados e vice versa. Uma vez que o reconhecimento das regiões deve partir por meio de comparações, que posteriormente irá validar a criação e interpretação de gráficos.
Materiais necessários:
- Livros didáticos de Geografia;
- Cartolinas ou papel pardo;
- Atlas;
- Quadro;
- Projetor;
- Canetinhas;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
Material complementar:
Problematização: imagem Crianças desorganizadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K9z6yXT87Zjsnz9McQQ8mRKJvVmt5hKNmMeCDvTMzskjDFR4bd5vAgM2va2x/geo7-10und02-problematizacao-imagem-criancas-desorganizadas.pdf
Problematização: imagem Crianças agrupadas:
Ação Propositiva: mapa do Brasil (IBGE):
Ação Propositiva: sugestão de atividade:
Para você saber mais:
A divisão territorial do Brasil utilizando como referência o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a regionalização de reconhecimento oficial do governo e consequentemente utilizada por institutos de pesquisa. Para isso, estabeleceu-se que esta demarcação do território viesse a ser utilizada como construção didática no processo de ensino e aprendizagem,como por exemplo, as relações do espaço natural, social e econômico das regiões, elementos que são trabalhados os espaço formais de educação, sobretudo na educação básica, evidenciando as 05 macrorregiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) como elementos de compreensão dos aspectos políticos, naturais e sociais do Brasil.
BAGLINI, Rodrigo. GEOGRAFIA /Regionalização do Território Brasileiro - Aula 03 (Formação do território brasileiro ).2017. (7m27s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aZEDVEdyoZY&list=PLIK1tl-hqwm_oe7WuQ48UmYkZOpFrHVsE&index=3. Acesso em :20/11/2018
GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/.
Acesso em: 14/11/2018
IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em :15/11/2018
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
Contextos prévios:
O conhecimento sobre o conceito de região facilitará a dinâmica da aula, para isso utilize esse material de linhas didáticas para estruturar o assunto caso necessário https://www.youtube.com/watch?v=H7Il6LiiHHI
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Comente com os alunos que nesta aula eles irão reconhecer as regiões do Brasil e que cada grupo realizará um croqui (rascunho) das regiões do Brasil. Para isso é necessário organizar a sala de aula em 5 grupos de trabalho e entregar para cada grupo livros didáticos, atlas, uma cartolina ou papel pardo. Caso a escola não disponha de cartolina ou papel pardo, será necessário utilizar as folhas dos cadernos dos alunos para a realização da atividade.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
A fim de levantar alguns conhecimentos prévios dos alunos, pergunte se eles conhecem as cinco grandes regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul). Caso respondam que sim, incentive-os a falar o nome de alguma região. Após a sondagem inicial, inicie a contextualização da aula perguntando por que os alunos estão no 7° ano?
Intermedie a discussão apresentando para os alunos alguns critérios que foram pré estabelecidos para que eles chegassem até o 7° ano, como a idade e o aproveitamento dos estudos, pois essa indagação irá criar condições prévias de compreensão do processo de regionalização de um determinado espaço, visto que a premissa básica para regionalizar um espaço inicia-se a partir do agrupamento de elementos que são apontados por quem esta regionalizando, no caso da escola, o currículo, no caso do Brasil, o IBGE. Essa etapa é bastante importante na compreensão futura dos critérios que levaram o Brasil a organizar o espaço em 5 grandes regiões.
Como adequar à sua realidade:
Se disserem que não conhece pergunte o nome da cidade que eles estão e em qual estado ela se localiza, com isso você pode apresentar a região que ele mora e alguma característica que julgar pertinente.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Para iniciar a compreensão da regionalização do Brasil, projete ou imprima a imagem que simula uma escola onde cada aluno tem preferência por uma disciplina de estudo. A partir da imagem, construa uma história hipotética de uma diretora que gostaria de organizar as salas de aula da escola, porém não sabia como, pois cada aluno gostava de uma matéria escolar.
Com esse contexto apresentado, pergunte aos alunos como eles organizariam as salas de aula para a diretora. Incentive-os a olhar as cores dos alunos e as disciplinas que eles gostam, pois esses elementos são os critérios de regionalização que a diretora deve tomar para organizar a escola nas sala de aula.
Materiais complementares
Imagem utilizada no slide:
Como adequar à sua realidade:
Se a escola não dispor de impressões coloridas, utilize apenas o gosto dos alunos pelas matérias escolares como critério de regionalização.
Problematização
Orientações:
Após a discussão levantada no passo anterior, projete ou imprima essa imagem e discuta com os alunos quais foram os critérios adotados pela diretora para organizar a escola e se as sugestões dos alunos foram compartilhadas pela diretora. A partir dessa imagem, apresente o conceito de regionalização para os alunos, que segundo o autor Antônio Carlos Castrogiovanni significa agrupar pessoas, vegetais, animais, paisagens, habitações de um determinado subespaço
Materiais complementares
Imagem utilizada no slide:
Como adequar à sua realidade:
Se a escola não dispor de impressões coloridas, utilize apenas o gosto dos alunos pelas matérias escolares como critério de regionalização.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1- Peça para cada grupo escolher uma região do Brasil e elaborar um croqui com base nas informações dos livros didáticos ou atlas escolares disponíveis , para isso explique a eles que um croqui é um rascunho cartográfico e que este não deve ter necessariamente os mesmos detalhes do mapa projetado, no entanto peça a eles que tenham cuidado na representação da região escolhida, sobretudo nas linhas de fronteira que compõem o espaço e que mantenham um certo capricho na elaboração do croqui. Caso algum grupo escolha uma região já escolhida incentive-os a mudar para outra região, de tal modo que no fim da atividade cada grupo elabore uma região diferente do Brasil.
2- Junto com o croqui dos mapas, os alunos deverão colocar algumas características das regiões do Brasil no entorno do mapa, podendo ser físicas, sociais/culturais, econômicas ou políticas. Oriente os alunos a manter uma certa organização visual, tal como o croqui desse mapa que pode ser acessado por aqui. (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QzEVq97a44GznHVBX8V94N9yStGFx3pJWJHbAepXh36g4nVEJWS6EQKQvu4E/geo7-10und02-acao-propositiva-atividade.pdf )
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Solicite que cada aluno eleja um orador do grupo, e diga que cada grupo tem 2 minutos para cada região a ser apresentada.
2- O orador deverá apresentar o mapa do grupo para a sala de aula, evidenciando as características apontadas no mapa e os critérios utilizados pelo grupo para chegar a conclusão da atividade;
3- Após a apresentação do croqui peça para o aluno colar o mapa em alguma parede da sala, de tal modo que as regiões se encaixam como um grande quebra-cabeça formando o território brasileiro com suas características regionais
4- Intermedie a apresentação dos alunos evidenciando os critérios adotados pelo IBGE no processo de regionalização do Brasil, tal como aspectos naturais, sociais e políticos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e câmera.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles irão reconhecer as regiões do Brasil. Adicionalmente, pode ser enviado o mapa do Brasil do IBGE, dividido em cincos regiões.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a compreensão do que é e para que serve a regionalização. A proposta do plano original é bem interessante e pode ser feita por ensino remoto. Envie a orientação e o arquivo por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Selecione três ou quatro estudantes e peça para gravarem um áudio explicando a solução que deram para a questão apresentada na atividade. Socialize os áudios com a turma.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Organize a turma de modo a distribuir as cinco regiões brasileiras proporcionalmente ao número de alunos (por exemplo, em uma turma de 25 alunos, 5 ficarão com a região Norte, 5 com a região Nordeste e assim por diante). Estabeleça com os estudantes uma maneira de escolher das regiões ou as sorteie. Oriente a turma a respeito da construção do croqui, de acordo com a comanda disponível na Ação propositiva da aula. Peça, adicionalmente, que no croqui sejam representadas ao menos uma informação sobre características naturais (clima, vegetação etc.), uma social (urbanização, economia etc.) e uma cultural (festividades, identidade cultural etc.).
Sistematização
Peça que os estudantes enviem uma fotografia do croqui construído. Organize um arquivo com todos os croquis por regiões brasileiras e reenvie aos estudantes.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem o histórico do processo de regionalização do país através do site do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer as cinco grandes regiões brasileiras adotadas pelo IBGE por meio da elaboração e interpretação de dados
Habilidade (s) da Base: EF07G10 Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras
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