GEO4_05UND04 QUEBRA CABEÇA DO BRASIL
Plano de Aula
Plano de aula: Unidades Federativas do Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, serão utilizados diferentes recursos, mapas, nuvem de palavras, quebra-cabeça e jogo da memória para que os alunos de forma lúdica possam reconhecer as unidades federativas que formam o Brasil.
Materiais necessários: projetor, cópias das peças do quebra-cabeça; cópias das peças do jogo da memória, atlas, mapa do Brasil divisão política.
Material complementar:
Contextualização - Nuvem de palavras - Mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NB7Abt2uM2wm39JX9bNKpXmfwNZtyvC36mc9RAXR4yd5t5w4yxv3WbmFe7g/geo4-5und04-contextualizacao-nuvem-de-palavras-mapa-do-brasil.jpeg
Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Mapa do Brasil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTNXz9vCV5pctJraVGZrkQZy5rmFc32E5xaMXyAGuFDX5H4gQMk7wZG2NR6s/geo4-05und04-quebra-cabeca-do-brasil.pdf
Sistematização - Peças Jogo da Memória - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfhzCNDXf9FTZtTKjMP3nWR36aeuBDs7h4AgUP8bx3CPunvGZngSf7Sj59qH/ge04-05und04.pdf
Para você saber mais:
No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.
https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/
Sobre o histórico das mudanças nas regionalizações, nas áreas e nomes das unidades federativas do Brasil, acesse o site do IBGE, disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto>. Acesso em 23/04/2019.
Sobre informações e mapeamento de novas propostas de criação e divisão de unidades federativas que existem atualmente no Congresso Nacional do Brasil, consulte o livro Novos estados e a divisão territorial do Brasil: uma visão geográfica. de José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da divisão do nosso país Brasil em unidades federativas, chame a atenção da turma para o nome oficial do nosso país República Federativa do Brasil. E esclareça para a turma cada um dos termos: somos uma República, ou seja, somos uma forma de governo escolhido pelo povo, por meio do voto; uma federação, ou seja, a união de territórios (Distrito Federal, Estados e Municípios) com governo próprio e certa autonomia.
Para você saber mais:
No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.
https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS