Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, o infográfico:
- Da fazenda à xicara, disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos os dois slides do plano original. Solicite que registrem o que aparece em cada imagem. Faça perguntas como:
- As imagens são coloridas?
- O que aparece nas imagens?
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe os depoimentos a seguir, disponíveis aqui:
- Depoimento 1 – Senhor Alfredo
- Depoimento 2 – Senhor Frederico
Em seguida, coloque o questionamento do slide, bem como os demais, previstos nas orientações do próprio plano.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva original do plano, disponível aqui.
Peça que realizem a atividade individualmente e, com a ajuda de seus familiares, preencham a tabela utilizando o texto dos depoimentos 1 e 2.
É importante que observem que as palavras da atividade se referem a tarefas desenvolvidas no campo, mas que se diferem em agricultura familiar e agricultura de exportação, em função da maneira como são desenvolvidas.
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro do que aprenderam sobre as formas de trabalho no campo.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Trabalho no campo - disponível aqui;
- Trabalho, renda e sustentabilidade no campo - disponível aqui;
- Nova União/MG - Conheça a rotina da vida no campo em uma fazenda centenária do estado - disponível aqui.