Plano de Aula

Plano de aula: As diferentes formas de trabalho no campo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no mundo do trabalho

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar as características do trabalho no campo, percebendo que nem toda forma de trabalho realizada no espaço rural ocorre da mesmo forma, pois temos a agricultura familiar responsável pelo abastecimento interno do país e a agricultura de exportação que representa o novo rural brasileiro, onde observa-se o emprego de reduzida mão de obra, uso de tecnologia e a produção é destinada ao abastecimento do mercado internacional.

Materiais necessários:

Para a Contextualização - cópias dos depoimentos (um por dupla ou trio);

Para a Ação Propositiva - cópias do quadro comparativo - Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Para a Sistematização - cópia da folha para representação da Agricultura Familiar e Agricultura de Exportação (um para cada aluno);

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8fR6wdtJTXA69gAXnprJcTt3JdSVY9NWJtWQSpDEbTyMuHZQARY5BqzcEbs/geo4-07und02-contextualizacao-depoimentos-dos-trabalhadores-do-campo.pdf

Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/73SJuP4jbkeeRsDMKBqCKjgZZvG7qA7J4rQxg2QDRSttaZeP4VkHYquavSEP/ge04-07und02-acao-propositiva-quadro-comparativo-agricultura.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyDztFmb5n84S5pUeqxa7GjHjRWwed9Q6xabXDj7mPJSkdSTmFC7nJ25qbX5/geo4-07und02-sistematizacao-atividade-trabalho-no-campo.pdf

Para você saber mais:

Acesse o texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p7b28BUhBKZ4R83JqXvu3ejNPjJxmQfKRhJAaX29GsWeBaqe3RtTB3Cg8pGF/geo4-07und02-texto-de-apoio-agricultura-familiar-e-de-exportacao.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, apresentado oralmente, ou ainda escrito no quadro ou em um cartaz. Chame a atenção da turma para a função do trabalho na vida dos seres humanos, ele é uma forma de garantirmos nossa sobrevivência de forma digna, destaque também que aprofundaremos nesta aula no trabalho desenvolvido no campo (espaço rural).

Para você saber mais:

“O trabalho é toda atividade humana que transforma a natureza utilizando diferentes técnicas e tecnologias, com o objetivo de garantir a sobrevivência”. IBGE (Adaptado)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados