GE04_05UND10 - Contextualização - Acróstico
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo a Unidade Federativa por meio de mapa
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta, aula os alunos serão desafiados a conhecerem um pouco mais sobre sua unidade federativa a partir da análise do mapa.
Materiais necessários: Projetor, quadro, giz/pincel, cópias do mapa da unidade federativa onde vivem os alunos.
Material complementar:
Cópias do acróstico - Contextualização
Cópias da atividade - Ação Propositiva - Uma passeio pela nossa Unidade Federativa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKETnpFFPz9mMcYpURXngY6QCz5yu7QPXUwTp7dMfGFwh7dVXM3Eck2Q53UC/ge04-05und10-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
Mapas Estaduais - https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html
Para você saber mais:
Sobre as unidades federativas do Brasil, as atuais e as propostas cartografadas de criação de novas unidades federativas.
“Novos estados e a divisão territorial do Brasil. Uma visão geográfica. José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Degustação do livro na internet:
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ofitexto.arquivos/Degustacao_Novos_Estados.pdf
Veja também:
https://novaescola.org.br/conteudo/2259/como-funciona-o-processo-de-criacao-de-novos-estados
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Destaque com a turma que na aula eles farão um passeio pela unidade federativa onde vivem a partir da observação do mapa da sua unidade federativa.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível você poderá inserir no título da aula o nome da unidade federativa onde os alunos vivem. Conforme exemplo: “Um passeio pela unidade federativa da Bahia”; “Um passeio pela unidade federativa do Acre”.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS