16487
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes festas juninas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Diferentes festas juninas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa com as regiões do Brasil; data show; cartaz com a tabela; envelopes e fita adesiva.

Material complementar:

Mapa do Brasil (regiões) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUHmVUfEJewwMjAPtsjPTBG62fNVuVNP736PCwwkVZYBhnWHFUzJN35vnwVH/his1-08und06-mapa-do-brasil-regioes.pdf

Vídeo Região Sul:

ENART 2016 - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - PAU DE FITAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kPsqIFANjHs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Sudeste:

QUADRILHA TRADICIONAL - PROJETO CIRANDA - UCB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Nordeste:

X MOSTRA DE DANÇA PASSO A PASSO - QUADRILHA MISTURA GOSTOSA (XAXADO). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Norte:

BOI-BUMBÁ GARANHÃO 03.08.2018 / FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS (PARINTINS HD® VÍDEOS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0vqnh0twKk. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Centro-Oeste:

DANÇA DA CATIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Placas das regiões-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fuK3n5mRdE2uHHDcZHP4mQKXeZaNukthyV32tZd53TwGDDQEBNnZUQm8JXEc/his1-08und06-placas-das-regioes.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela sem respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/faknVjN6WBkG4UtevpY5kStM7gfqAS2ZenasrAmdVp2CfjkYsPcUd5fmkJ3z/his1-08und06-tabela-sem-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela com respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEMjxmRxhNvJdGs7fEJgXwBDbEMY5wX33ZYwpfrjg62NysUVta2MWJueDq2n/his1-08und06-tabela-com-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Fichas para tabela -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhszZergbCCXZWJ97MshnZyVTkZ3knntXkxN6HNfSZJppbatK7CtUgHjGR8S/his1-08und06-fichas-para-tabela.pdf

HIS1_08UND06 - Imagens para a tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cxBv6ZMx22Y2hntZ5afj58MnEb7xcq257XKncaf7u9TFwamgVBXHXs4FEpt/his1-08und06-imagens-para-a-tabela.pdf

Para você saber mais:

CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

KÖVESI, Betty; HERNANDEZ, Marina. O simbolismo e os sabores da festa junina. Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/o-simbolismo-e-os-sabores-da-festa-junina/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

A FESTA CAIPIRA NAS 5 REGIÕES DO BRASIL. Unimed. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/flipbook/cnu/festa_junina_nas_5_regioes_brasileiras/files/assets/common/downloads/publication.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MACIEL, Camila. Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

A HISTÓRIA DOS CANGACEIROS. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/a-historia-dos-cangaceiros/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se eles acham que todas as festas juninas no Brasil são iguais ou diferentes umas das outras. Instigue-os a discutirem e a criarem hipóteses acerca do que elas podem apresentar de diferente ou semelhante.

Nesta aula, espera-se que os alunos identifiquem características da festa junina e percebam, por meio de algumas danças, que ela pode variar conforme a região do Brasil em que é comemorada.

"(...) um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania."

Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.

Para você saber mais:

CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a festa junina. Pergunte a eles:

  • O que é uma festa junina? Como ela é?
  • Quais as comidas típicas da festa junina?
  • Qual a roupa que se usa na festa junina?
  • Vocês já foram a alguma festa junina? Onde? Com quem? Como foi?
  • Vocês gostam da festa junina? Por quê?

Se na sua escola costuma ter festa junina, faça também algumas perguntas sobre este evento especificamente:

  • A gente comemora a festa junina na escola? Como?
  • Vocês já participaram de uma festa junina da escola? Como foi? O que tinha nela? O que vocês mais gostaram?
  • Será que todas as escolas comemoram do mesmo jeito?
  • Será que todas as crianças do Brasil comemoram do mesmo jeito?

Se tiver em seu acervo pessoal ou no acervo da escola, leve fotos de festas juninas de anos anteriores para mostrar aos alunos. Peça para observem e busquem elementos típicos dessa comemoração: roupas, decoração, pessoas que estavam lá, o que elas estavam fazendo, como parecem estar se sentindo, atividades, comida etc.

Fonte da imagem: Livoca/Pixabay. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Acrescente à discussão elementos típicos das festas juninas de sua região. Você pode levar recortes de jornais locais ou imagens da internet que mostrem como serão os festejos no ano em que vocês estão ou como foram em anos anteriores.

Para você saber mais:

KÖVESI, Betty; HERNANDEZ, Marina. O simbolismo e os sabores da festa junina. Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/o-simbolismo-e-os-sabores-da-festa-junina/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Mostre às crianças o mapa do Brasil dividido em regiões. Você pode projetá-lo no data show ou imprimi-lo, mas é importante ter um mapa grande exposto na sala para a próxima atividade.

Mapa do Brasil (regiões) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUHmVUfEJewwMjAPtsjPTBG62fNVuVNP736PCwwkVZYBhnWHFUzJN35vnwVH/his1-08und06-mapa-do-brasil-regioes.pdf

Explore o mapa com os alunos. Pergunte se sabem o que esse mapa está representando e por que ele está com pedaços de cores diferentes. Explique que esse é o mapa do Brasil, país em que vivemos, e que cada uma dessas cores representa uma região diferente: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Não é preciso que os alunos memorizem esses nomes e nem se aprofundem nesse assunto, o importante é que eles se localizem e que saibam que há outras regiões diferentes.

Mostre a região em que vocês estão e marque-a no mapa com caneta hidrocor, adesivo ou outro marcador.

Conte a eles que a festa junina é comemorada em todo o Brasil, mas que em cada uma dessas regiões ela é um pouco diferente: muda um pouco a comida, a roupa, as músicas, as danças etc.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 07 de março de 2019.

Para você saber mais:

A FESTA CAIPIRA NAS 5 REGIÕES DO BRASIL. Unimed. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/flipbook/cnu/festa_junina_nas_5_regioes_brasileiras/files/assets/common/downloads/publication.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MACIEL, Camila. Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Diga aos alunos que vai mostrar exemplos de algumas danças típicas da festa junina de cada uma das regiões do Brasil.

Para mostrar os exemplos a eles, você precisará de um data show. Se não for possível, use um computador ou notebook. Uma outra alternativa é imprimir algumas imagens referentes a cada dança, mas o ideal seria mostrar os vídeos.

Coloque o vídeo da Região Sul que mostra a dança do pau de fitas. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Sul:

ENART 2016 - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - PAU DE FITAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kPsqIFANjHs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Sul? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Sul)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • O que estão segurando?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

A conversa, sobre esse e os próximos vídeos, não precisa se limitar a essas perguntas. Incentive que os alunos manifestem suas ideias e opiniões, que façam comparações e que busquem significados. Cuidado apenas para não deixar que eles julguem ou depreciem alguma manifestação. Aproveite para trabalhar o respeito às diferenças e ao desconhecido.

Ao ver manifestações culturais de diferentes regiões, semelhantes ou diferentes às já conhecidas por eles, os alunos ampliam sua visão de mundo e sua compreensão de si e do outro. Com isso, percebem que a realidade é maior do que a que eles vivenciam, aprendem a respeitar e a ter um olhar mais atento e curioso que busca. Ao invés de julgar, eles podem conhecer, entender e aceitar o outro.

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Sul no mapa.

Placas das regiões-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fuK3n5mRdE2uHHDcZHP4mQKXeZaNukthyV32tZd53TwGDDQEBNnZUQm8JXEc/his1-08und06-placas-das-regioes.pdf

Quando mostrar a dança de sua região, as perguntas podem ser um pouco diferentes, abordando o vídeo visto de forma mais próxima, uma vez que a dança pode já ser conhecida dos alunos. Neste caso, instigue-os a trazerem suas próprias experiências, perguntando, por exemplo:

  • Vocês usam uma roupa parecida com essa na festa junina da escola?
  • Que música vocês já dançaram?
  • Vocês já fizeram esses passos? Alguém lembra da coreografia?

Se a dança da sua região não for a que os alunos costumam dançar, é uma boa oportunidade para dizer que cada região tem mais de uma dança e que essa é só uma delas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque o vídeo da Região Sudeste que mostra uma quadrilha. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Sudeste:

QUADRILHA TRADICIONAL - PROJETO CIRANDA - UCB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Sudeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Sudeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Sudeste no mapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de mostrar o vídeo da Região Nordeste, conte um pouco sobre os cangaceiros para os alunos. Consulte o material disponível no "Para saber mais".

No xaxado, o figurino é a roupa de cangaceiro e, por isso, eles também seguram armas de mentira.

Coloque o vídeo da Região Nordeste que mostra o xaxado. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Nordeste:

X MOSTRA DE DANÇA PASSO A PASSO - QUADRILHA MISTURA GOSTOSA (XAXADO). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Nordeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Nordeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Nordeste no mapa.

Para você saber mais:

TUCHLINSKI, Camila. Lampião e o cangaço em novas interpretações históricas. Disponível em:

<https://politica.estadao.com.br/blogs/radar-politico/lampiao-e-o-cangaco-em-novas-interpretacoes-historicas/> acesso em 16/02/2019;

FERRERAS, Norberto. Bandoleiros, cangaceiros e matreiros: revisão da historiografia sobre o Banditismo Social na América Latina. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v22n2/a12v22n2.pdf> acesso em 16/02/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque o vídeo da Região Norte que mostra o Festival de Parintins. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Norte:

BOI-BUMBÁ GARANHÃO 03.08.2018 / FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS (PARINTINS HD® VÍDEOS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0vqnh0twKk. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Norte? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Norte)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Norte no mapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Coloque o vídeo da Região Centro-Oeste que mostra a catira. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Centro-Oeste:

DANÇA DA CATIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Centro-Oeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Centro-Oeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Centro-Oeste no mapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a sala em dois grupos para uma gincana. O objetivo deles será preencher uma tabela sobre as características de cada dança assistida.

HIS1_08UND06 - Tabela sem respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/faknVjN6WBkG4UtevpY5kStM7gfqAS2ZenasrAmdVp2CfjkYsPcUd5fmkJ3z/his1-08und06-tabela-sem-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela com respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEMjxmRxhNvJdGs7fEJgXwBDbEMY5wX33ZYwpfrjg62NysUVta2MWJueDq2n/his1-08und06-tabela-com-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Imagens para a tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cxBv6ZMx22Y2hntZ5afj58MnEb7xcq257XKncaf7u9TFwamgVBXHXs4FEpt/his1-08und06-imagens-para-a-tabela.pdf

Separe um envelope para cada categoria da tabela: dança, elementos, roupas, principais formações e principais características. Em cada envelope coloque as fichas com as respostas correspondentes a cada categoria.

HIS1_08UND06 - Fichas para tabela -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhszZergbCCXZWJ97MshnZyVTkZ3knntXkxN6HNfSZJppbatK7CtUgHjGR8S/his1-08und06-fichas-para-tabela.pdf

Em cada rodada, uma pessoa do grupo pega um envelope, sorteia uma ficha e a coloca em seu lugar na tabela. Toda leitura com função social real é muito válida para esta faixa etária para que eles assumam o papel de leitor, por isso deixe que tentem ler as fichas, mas coloque-se sempre disponível para ajudá-los no processo. Favoreça também a colaboração entre os membros do grupo, a criança que sorteou a ficha pode discutir a resposta final com os outros integrantes de seu grupo.

Cada grupo sorteia uma ficha por vez e vai revezando até que a tabela esteja toda preenchida. O intuito desta atividade não é gerar uma competição, mas sim que as crianças se divirtam enquanto sistematizam o que aprenderam na aula. Se a turma for muito competitiva, uma opção é que cada criança sorteie e encaixe a ficha na tabela (com a ajuda dos demais) sem que estejam em grupos.

Enquanto preenchem a tabela, discuta as respostas:

  • Como era essa dança mesmo?
  • Essa é a dança da nossa região?
  • Quais os passos que eles faziam no vídeo?
  • Nessa dança tinha pares ou as pessoas dançavam sozinhas?
  • Como eles usavam esse elemento durante a coreografia?

Depois da atividade, se a turma tiver interesse, você pode colocar novamente os vídeos para que as crianças tentem imitar as danças enquanto assistem. Outra opção é gravar a dança que apresentarão na escola, por exemplo, para que criem um material como o que usaram para consulta durante a aula. Diga a eles que esse registro pode possibilitar que pessoas de outros lugares do Brasil saibam como é a dança na escola/região de vocês.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa com as regiões do Brasil; data show; cartaz com a tabela; envelopes e fita adesiva.

Material complementar:

Mapa do Brasil (regiões) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUHmVUfEJewwMjAPtsjPTBG62fNVuVNP736PCwwkVZYBhnWHFUzJN35vnwVH/his1-08und06-mapa-do-brasil-regioes.pdf

Vídeo Região Sul:

ENART 2016 - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - PAU DE FITAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kPsqIFANjHs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Sudeste:

QUADRILHA TRADICIONAL - PROJETO CIRANDA - UCB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Nordeste:

X MOSTRA DE DANÇA PASSO A PASSO - QUADRILHA MISTURA GOSTOSA (XAXADO). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Norte:

BOI-BUMBÁ GARANHÃO 03.08.2018 / FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS (PARINTINS HD® VÍDEOS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0vqnh0twKk. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Vídeo Região Centro-Oeste:

DANÇA DA CATIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Placas das regiões-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fuK3n5mRdE2uHHDcZHP4mQKXeZaNukthyV32tZd53TwGDDQEBNnZUQm8JXEc/his1-08und06-placas-das-regioes.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela sem respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/faknVjN6WBkG4UtevpY5kStM7gfqAS2ZenasrAmdVp2CfjkYsPcUd5fmkJ3z/his1-08und06-tabela-sem-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela com respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEMjxmRxhNvJdGs7fEJgXwBDbEMY5wX33ZYwpfrjg62NysUVta2MWJueDq2n/his1-08und06-tabela-com-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Fichas para tabela -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhszZergbCCXZWJ97MshnZyVTkZ3knntXkxN6HNfSZJppbatK7CtUgHjGR8S/his1-08und06-fichas-para-tabela.pdf

HIS1_08UND06 - Imagens para a tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cxBv6ZMx22Y2hntZ5afj58MnEb7xcq257XKncaf7u9TFwamgVBXHXs4FEpt/his1-08und06-imagens-para-a-tabela.pdf

Para você saber mais:

CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

KÖVESI, Betty; HERNANDEZ, Marina. O simbolismo e os sabores da festa junina. Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/o-simbolismo-e-os-sabores-da-festa-junina/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

A FESTA CAIPIRA NAS 5 REGIÕES DO BRASIL. Unimed. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/flipbook/cnu/festa_junina_nas_5_regioes_brasileiras/files/assets/common/downloads/publication.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MACIEL, Camila. Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

A HISTÓRIA DOS CANGACEIROS. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/a-historia-dos-cangaceiros/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se eles acham que todas as festas juninas no Brasil são iguais ou diferentes umas das outras. Instigue-os a discutirem e a criarem hipóteses acerca do que elas podem apresentar de diferente ou semelhante.

Nesta aula, espera-se que os alunos identifiquem características da festa junina e percebam, por meio de algumas danças, que ela pode variar conforme a região do Brasil em que é comemorada.

"(...) um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania."

Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.

Para você saber mais:

CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a festa junina. Pergunte a eles:

  • O que é uma festa junina? Como ela é?
  • Quais as comidas típicas da festa junina?
  • Qual a roupa que se usa na festa junina?
  • Vocês já foram a alguma festa junina? Onde? Com quem? Como foi?
  • Vocês gostam da festa junina? Por quê?

Se na sua escola costuma ter festa junina, faça também algumas perguntas sobre este evento especificamente:

  • A gente comemora a festa junina na escola? Como?
  • Vocês já participaram de uma festa junina da escola? Como foi? O que tinha nela? O que vocês mais gostaram?
  • Será que todas as escolas comemoram do mesmo jeito?
  • Será que todas as crianças do Brasil comemoram do mesmo jeito?

Se tiver em seu acervo pessoal ou no acervo da escola, leve fotos de festas juninas de anos anteriores para mostrar aos alunos. Peça para observem e busquem elementos típicos dessa comemoração: roupas, decoração, pessoas que estavam lá, o que elas estavam fazendo, como parecem estar se sentindo, atividades, comida etc.

Fonte da imagem: Livoca/Pixabay. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Acrescente à discussão elementos típicos das festas juninas de sua região. Você pode levar recortes de jornais locais ou imagens da internet que mostrem como serão os festejos no ano em que vocês estão ou como foram em anos anteriores.

Para você saber mais:

KÖVESI, Betty; HERNANDEZ, Marina. O simbolismo e os sabores da festa junina. Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/o-simbolismo-e-os-sabores-da-festa-junina/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Mostre às crianças o mapa do Brasil dividido em regiões. Você pode projetá-lo no data show ou imprimi-lo, mas é importante ter um mapa grande exposto na sala para a próxima atividade.

Mapa do Brasil (regiões) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUHmVUfEJewwMjAPtsjPTBG62fNVuVNP736PCwwkVZYBhnWHFUzJN35vnwVH/his1-08und06-mapa-do-brasil-regioes.pdf

Explore o mapa com os alunos. Pergunte se sabem o que esse mapa está representando e por que ele está com pedaços de cores diferentes. Explique que esse é o mapa do Brasil, país em que vivemos, e que cada uma dessas cores representa uma região diferente: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Não é preciso que os alunos memorizem esses nomes e nem se aprofundem nesse assunto, o importante é que eles se localizem e que saibam que há outras regiões diferentes.

Mostre a região em que vocês estão e marque-a no mapa com caneta hidrocor, adesivo ou outro marcador.

Conte a eles que a festa junina é comemorada em todo o Brasil, mas que em cada uma dessas regiões ela é um pouco diferente: muda um pouco a comida, a roupa, as músicas, as danças etc.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 07 de março de 2019.

Para você saber mais:

A FESTA CAIPIRA NAS 5 REGIÕES DO BRASIL. Unimed. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/flipbook/cnu/festa_junina_nas_5_regioes_brasileiras/files/assets/common/downloads/publication.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MACIEL, Camila. Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Diga aos alunos que vai mostrar exemplos de algumas danças típicas da festa junina de cada uma das regiões do Brasil.

Para mostrar os exemplos a eles, você precisará de um data show. Se não for possível, use um computador ou notebook. Uma outra alternativa é imprimir algumas imagens referentes a cada dança, mas o ideal seria mostrar os vídeos.

Coloque o vídeo da Região Sul que mostra a dança do pau de fitas. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Sul:

ENART 2016 - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - PAU DE FITAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kPsqIFANjHs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Sul? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Sul)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • O que estão segurando?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

A conversa, sobre esse e os próximos vídeos, não precisa se limitar a essas perguntas. Incentive que os alunos manifestem suas ideias e opiniões, que façam comparações e que busquem significados. Cuidado apenas para não deixar que eles julguem ou depreciem alguma manifestação. Aproveite para trabalhar o respeito às diferenças e ao desconhecido.

Ao ver manifestações culturais de diferentes regiões, semelhantes ou diferentes às já conhecidas por eles, os alunos ampliam sua visão de mundo e sua compreensão de si e do outro. Com isso, percebem que a realidade é maior do que a que eles vivenciam, aprendem a respeitar e a ter um olhar mais atento e curioso que busca. Ao invés de julgar, eles podem conhecer, entender e aceitar o outro.

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Sul no mapa.

Placas das regiões-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fuK3n5mRdE2uHHDcZHP4mQKXeZaNukthyV32tZd53TwGDDQEBNnZUQm8JXEc/his1-08und06-placas-das-regioes.pdf

Quando mostrar a dança de sua região, as perguntas podem ser um pouco diferentes, abordando o vídeo visto de forma mais próxima, uma vez que a dança pode já ser conhecida dos alunos. Neste caso, instigue-os a trazerem suas próprias experiências, perguntando, por exemplo:

  • Vocês usam uma roupa parecida com essa na festa junina da escola?
  • Que música vocês já dançaram?
  • Vocês já fizeram esses passos? Alguém lembra da coreografia?

Se a dança da sua região não for a que os alunos costumam dançar, é uma boa oportunidade para dizer que cada região tem mais de uma dança e que essa é só uma delas.

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque o vídeo da Região Sudeste que mostra uma quadrilha. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Sudeste:

QUADRILHA TRADICIONAL - PROJETO CIRANDA - UCB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Sudeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Sudeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Sudeste no mapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de mostrar o vídeo da Região Nordeste, conte um pouco sobre os cangaceiros para os alunos. Consulte o material disponível no "Para saber mais".

No xaxado, o figurino é a roupa de cangaceiro e, por isso, eles também seguram armas de mentira.

Coloque o vídeo da Região Nordeste que mostra o xaxado. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Nordeste:

X MOSTRA DE DANÇA PASSO A PASSO - QUADRILHA MISTURA GOSTOSA (XAXADO). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Nordeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Nordeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Nordeste no mapa.

Para você saber mais:

TUCHLINSKI, Camila. Lampião e o cangaço em novas interpretações históricas. Disponível em:

<https://politica.estadao.com.br/blogs/radar-politico/lampiao-e-o-cangaco-em-novas-interpretacoes-historicas/> acesso em 16/02/2019;

FERRERAS, Norberto. Bandoleiros, cangaceiros e matreiros: revisão da historiografia sobre o Banditismo Social na América Latina. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v22n2/a12v22n2.pdf> acesso em 16/02/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Coloque o vídeo da Região Norte que mostra o Festival de Parintins. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Norte:

BOI-BUMBÁ GARANHÃO 03.08.2018 / FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS (PARINTINS HD® VÍDEOS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0vqnh0twKk. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Norte? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Norte)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Norte no mapa.

Slide Plano Aula

Orientações:

Coloque o vídeo da Região Centro-Oeste que mostra a catira. Dependendo do interesse dos alunos, coloque-o mais de uma vez.

Vídeo Região Centro-Oeste:

DANÇA DA CATIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Conversem sobre a dança:

  • Nós moramos na Região Centro-Oeste? (Mostre o marcador que fizeram no mapa e onde se localiza a Região Centro-Oeste)
  • Vocês já tinham visto essa dança? Alguém já dançou assim?
  • Essa dança é igual a que temos na nossa escola e na nossa região?
  • O que tem de igual?
  • O que tem de diferente?
  • O que eles estão vestindo?
  • Tem diferença nos passos dos homens e das mulheres?
  • Parece fácil ou difícil?

Depois de discutir sobre o vídeo, coloque a plaquinha da Região Centro-Oeste no mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a sala em dois grupos para uma gincana. O objetivo deles será preencher uma tabela sobre as características de cada dança assistida.

HIS1_08UND06 - Tabela sem respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/faknVjN6WBkG4UtevpY5kStM7gfqAS2ZenasrAmdVp2CfjkYsPcUd5fmkJ3z/his1-08und06-tabela-sem-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Tabela com respostas -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEMjxmRxhNvJdGs7fEJgXwBDbEMY5wX33ZYwpfrjg62NysUVta2MWJueDq2n/his1-08und06-tabela-com-respostas.pdf

HIS1_08UND06 - Imagens para a tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cxBv6ZMx22Y2hntZ5afj58MnEb7xcq257XKncaf7u9TFwamgVBXHXs4FEpt/his1-08und06-imagens-para-a-tabela.pdf

Separe um envelope para cada categoria da tabela: dança, elementos, roupas, principais formações e principais características. Em cada envelope coloque as fichas com as respostas correspondentes a cada categoria.

HIS1_08UND06 - Fichas para tabela -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhszZergbCCXZWJ97MshnZyVTkZ3knntXkxN6HNfSZJppbatK7CtUgHjGR8S/his1-08und06-fichas-para-tabela.pdf

Em cada rodada, uma pessoa do grupo pega um envelope, sorteia uma ficha e a coloca em seu lugar na tabela. Toda leitura com função social real é muito válida para esta faixa etária para que eles assumam o papel de leitor, por isso deixe que tentem ler as fichas, mas coloque-se sempre disponível para ajudá-los no processo. Favoreça também a colaboração entre os membros do grupo, a criança que sorteou a ficha pode discutir a resposta final com os outros integrantes de seu grupo.

Cada grupo sorteia uma ficha por vez e vai revezando até que a tabela esteja toda preenchida. O intuito desta atividade não é gerar uma competição, mas sim que as crianças se divirtam enquanto sistematizam o que aprenderam na aula. Se a turma for muito competitiva, uma opção é que cada criança sorteie e encaixe a ficha na tabela (com a ajuda dos demais) sem que estejam em grupos.

Enquanto preenchem a tabela, discuta as respostas:

  • Como era essa dança mesmo?
  • Essa é a dança da nossa região?
  • Quais os passos que eles faziam no vídeo?
  • Nessa dança tinha pares ou as pessoas dançavam sozinhas?
  • Como eles usavam esse elemento durante a coreografia?

Depois da atividade, se a turma tiver interesse, você pode colocar novamente os vídeos para que as crianças tentem imitar as danças enquanto assistem. Outra opção é gravar a dança que apresentarão na escola, por exemplo, para que criem um material como o que usaram para consulta durante a aula. Diga a eles que esse registro pode possibilitar que pessoas de outros lugares do Brasil saibam como é a dança na escola/região de vocês.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano