Mapa do Brasil (regiões)
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes festas juninas
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Mapa com as regiões do Brasil; data show; cartaz com a tabela; envelopes e fita adesiva.
Material complementar:
Mapa do Brasil (regiões) -
Vídeo Região Sul:
ENART 2016 - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - PAU DE FITAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kPsqIFANjHs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Vídeo Região Sudeste:
QUADRILHA TRADICIONAL - PROJETO CIRANDA - UCB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Vídeo Região Nordeste:
X MOSTRA DE DANÇA PASSO A PASSO - QUADRILHA MISTURA GOSTOSA (XAXADO). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Vídeo Região Norte:
BOI-BUMBÁ GARANHÃO 03.08.2018 / FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS (PARINTINS HD® VÍDEOS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0vqnh0twKk. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Vídeo Região Centro-Oeste:
DANÇA DA CATIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Placas das regiões-
HIS1_08UND06 - Tabela sem respostas -
HIS1_08UND06 - Tabela com respostas -
HIS1_08UND06 - Fichas para tabela -
HIS1_08UND06 - Imagens para a tabela
Para você saber mais:
CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
KÖVESI, Betty; HERNANDEZ, Marina. O simbolismo e os sabores da festa junina. Carta Educação. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/o-simbolismo-e-os-sabores-da-festa-junina/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A FESTA CAIPIRA NAS 5 REGIÕES DO BRASIL. Unimed. Disponível em: http://www.unimed.coop.br/portalunimed/flipbook/cnu/festa_junina_nas_5_regioes_brasileiras/files/assets/common/downloads/publication.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MACIEL, Camila. Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A HISTÓRIA DOS CANGACEIROS. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/a-historia-dos-cangaceiros/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se eles acham que todas as festas juninas no Brasil são iguais ou diferentes umas das outras. Instigue-os a discutirem e a criarem hipóteses acerca do que elas podem apresentar de diferente ou semelhante.
Nesta aula, espera-se que os alunos identifiquem características da festa junina e percebam, por meio de algumas danças, que ela pode variar conforme a região do Brasil em que é comemorada.
"(...) um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
CASSIMIRO, Patrick; SÁ, Leonardo de; SALLA, Fernanda. Para que organizar festa junina na escola. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8110/para-que-organizar-festa-junina-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MARANGON, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA