Trecho da Declaração da Conferência da ONU
Plano de Aula
Plano de aula: Dia do Meio Ambiente (05/06)
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Material para confecção de cartazes (papel A3 ou no tamanho de uma cartolina, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, revistas etc). Caderno e caneta para anotações. Data show ou quadro.
Material complementar:
CHICO BENTO EM: COITADO DO RIBEIRÃO (2011). Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3KuIbG6gz5Q&index=19&list=PLWduEF1R_tVaqSpRRfyeJ385WyEuVXZO7. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Trecho da Declaração da Conferência da ONU-
Para você saber mais:
CINCO SITES IMPERDÍVEIS SOBRE MEIO AMBIENTE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4565/cinco-sites-imperdiveis-sobre-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
INDICAÇÕES LITERÁRIAS: TEXTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7533/indicacoes-literarias. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
DIA DO MEIO AMBIENTE. Estudo Kids. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/dia-meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
FRANZIN, Adriana. 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. EBC. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/06/5-de-junho-dia-mundial-do-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A ONU E O MEIO AMBIENTE. ONUBR Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se eles sabem o que é o meio ambiente, por que esse dia foi criado e por que ele é importante.
“As Ciências Humanas devem, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
(...)
O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos percebam as relações com o ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.”
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-humanas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Nesta aula, espera-se que os alunos entendam a importância dessa data e do meio ambiente. Além disso, deve-se incentivar uma postura ativa, a fim de que se sintam responsáveis pela preservação do ambiente em que vivem.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para abordar o tema meio ambiente, coloque para os alunos a música "Coitado do Ribeirão" cantada pelo personagem Chico Bento do Mauricio de Sousa.
CHICO BENTO EM: COITADO DO RIBEIRÃO (2011). Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3KuIbG6gz5Q&index=19&list=PLWduEF1R_tVaqSpRRfyeJ385WyEuVXZO7. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Se possível, projete o vídeo no data show. Se não, coloque o vídeo no seu celular, por exemplo, e deixe que os alunos escutem a música sem ver o clipe. Outra opção é ler a letra da música para eles.
Coloque a música mais de uma vez, cante com os alunos e converse sobre sua letra e sobre o meio ambiente:
- Essa música fala sobre o meio ambiente? Por quê? O que é o meio ambiente?
- Por que o Chico Bento está triste?
- Por que será que o ribeirão está sujo? Será que ele sempre foi assim?
- Por que ele diz que não vai mais ver os bichos?
- A turma deixa o Chico feliz ao dizer: "Temos que arranjar um jeito de achar a solução pra salvar a natureza". O que a gente pode fazer para salvar a natureza?
- O que vocês já fazem pelo meio ambiente?
- Como cuidam da sala e da escola?
- Será que todo mundo se preocupa com o meio ambiente?
- O que pode acontecer se ninguém mais se importar com o meio ambiente?
- Vocês sabiam que existe um Dia do Meio Ambiente? Vocês acham que esse dia é importante? Por quê?
- Por que comemoramos o Dia do Meio Ambiente na nossa escola?
- Esse dia costuma ser comemorado com a família? Como poderíamos comemorá-lo em casa?
Incentive que as crianças expressem suas ideias e opiniões acerca do assunto. Ao longo da conversa, é importante que elas percebam que cuidar do meio ambiente não é um tarefa distante, responsabilidade dos outros, mas sim que com pequenas atitudes todos podem fazer sua parte, seja não desperdiçando água e energia, não jogando lixo na rua, não maltratando os animais, separando o lixo etc. Elas devem assumir uma postura ativa, compreendendo que também são responsáveis por esse espaço coletivo.
Como adequar à sua realidade: Leve algumas reportagens retiradas de jornais locais que tratem de problemas ambientais de sua região ou atitudes que foram tomadas em prol do meio ambiente. Mostre as reportagens e amplie a discussão sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Para você saber mais:
CINCO SITES IMPERDÍVEIS SOBRE MEIO AMBIENTE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4565/cinco-sites-imperdiveis-sobre-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
INDICAÇÕES LITERÁRIAS: TEXTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7533/indicacoes-literarias. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Conte para os alunos que O Dia do Meio Ambiente é comemorado no mundo inteiro no dia 5 de junho. Ele surgiu em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na qual vários países se reuniram para falar pela primeira vez sobre a importância de cuidar do planeta Terra.
Leia para os alunos um trecho do documento que foi escrito naquele dia.
Trecho da Declaração da Conferência da ONU-
Leia mais de uma vez, se necessário, e tire dúvidas que podem surgir quanto ao vocabulário. Depois, discuta as seguintes questões:
- Qual o significado deste trecho?
- Foi uma boa ideia da ONU criar o Dia do Meio Ambiente? Por quê?
- Qual a importância desse dia?
- Como as pessoas deveriam comemorar o Dia do Meio Ambiente?
Fonte da imagem: Pamela Joe McFarlane / Getty Images. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
DIA DO MEIO AMBIENTE. Estudo Kids. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/dia-meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
FRANZIN, Adriana. 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. EBC. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/06/5-de-junho-dia-mundial-do-meio-ambiente. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A ONU E O MEIO AMBIENTE. ONUBR Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Leve os alunos para dar uma volta no quarteirão da escola. É importante ter pedido autorização dos familiares com antecedência. Combine com outros funcionários, professores ou auxiliares da escola para que haja mais adultos acompanhando o grupo.
Antes de saírem, é importante fazer alguns combinados com os alunos: andar próximo aos adultos, não atravessar a rua a não ser junto com o grupo e sempre olhando para os dois lados primeiro, não mexer em coisas encontradas na rua etc. Também é importante definir com as crianças o que vão observar durante essa caminhada. Instigue-as a olhar atentamente para a paisagem perto da escola:
- Há áreas verdes? Há árvores, flores e vegetação?
- Há muitos automóveis?
- Há lixo no chão?
- Há lixeiras no caminho?
- Há algum animal? Aves? Borboletas?
- Há poluição? Fumaça?
- Há natureza nesse caminho?
- O ambiente está bem cuidado?
Ao longo da caminhada, converse com os alunos, deixe que eles mostrem a você e aos colegas o que encontram, que discutam sobre a paisagem, que façam inferências e questionamentos. Faça paradas para observações. Leve um caderno e vá registrando o que eles expressam.
Fonte da imagem: Pexels. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Ao voltar para a sala, deixe que os alunos contem suas impressões: o que viram, o que gostaram ou não, se o meio ambiente está bem cuidado ou se poderia estar melhor. Participe da conversa com uma escuta atenta, fazendo perguntas que os instiguem a avaliar o espaço por onde passaram.
Depois divida a turma em cinco grupos, procure criar grupos heterogêneos, juntando alunos com diferentes habilidades e em diferentes fases de alfabetização. Explique que cada grupo deverá fazer um cartaz com um dos temas que você vai apresentar. (Se os grupos ficarem muito numerosos, crie mais grupos e repita o tema em mais de um deles). Projete, escreva no quadro, em um cartaz ou leia os temas disponíveis. Deixe que cada grupo escolha qual quer representar. Interfira apenas se for necessário.
Possibilite que os alunos utilizem diversos materiais em suas produções: caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, recortes de revistas etc.
Circule pelos grupos, observando e orientando, se necessário, o trabalho dos alunos. Peça que digam o que querem representar no cartaz e incentive a colaboração entre os integrantes do grupo. Se quiserem escrever, ajude-os ou seja o escriba do grupo, dependendo de como estiverem no processo de alfabetização.
Ao fim da produção, peça que apresentem os cartazes para a turma. Relembre com eles o comportamento esperado nessa hora: ouvir o outro, fazer silêncio, respeitar, não fazer comentários depreciativos. Depois, exponha os cartazes.
Fonte da imagem: Getty Images. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Adapte os temas de acordo com sua realidade (principalmente os dois primeiros tópicos). Você também pode acrescentar outras opções baseadas em situações ligadas ao meio ambiente que foram vivenciadas na escola ou na comunidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender o significado e a importância do dia do meio ambiente e a responsabilidade que temos na sua preservação. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os estudantes vejam o vídeo do “Chico Bento em: coitado do ribeirão” (disponível aqui). Caso não seja possível, produza um vídeo ou áudio, desde que não sejam longos, para relatar um pouco do que a história trata. Mande algumas perguntas por Whatsapp:
- O que vocês já fazem pelo meio ambiente?
- Como cuidam da sala e da escola?
- Será que todo mundo se preocupa com o meio ambiente?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Pesquise e grave um áudio sobre o dia do Meio Ambiente. Você pode enviar aos estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui) ou também falar dele em um áudio. Questione os estudantes:
- Foi uma boa ideia criar o Dia do Meio Ambiente? Por quê?
- Qual a importância desse dia?
- Como as pessoas deveriam comemorar o Dia do Meio Ambiente?
Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Solicite que respondam em arquivos de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Repasse aos estudantes as seguintes questões:
- O que vimos perto da escola que está bom ou precisa melhorar?
- Quais atitudes para preservar o meio ambiente na escola e em casa precisamos ter?
Peça aos estudantes que produzam um desenho, tendo como norte as questões acima. Atente para dar o feedback sobre a atividade.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo obras literárias ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o Meio Ambiente, pode acessar os vídeos “Vamos cuidar do meio ambiente” (disponível aqui), “Dia Mundial do Meio Ambiente” (disponível aqui) e “O uso racional da água” (disponível aqui). Pode, também, acessar gibis da “Turma da Mônica” que falam sobre Meio Ambiente, disponíveis na internet.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras Chave: Meio ambiente; Data comemorativa; Natureza; Preservação