Plano de Aula

Plano de aula: Explorando uma tradição local

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papéis coloridos, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola, palito, fita adesiva, cartolina, revistas, massinha (se você não tiver acesso a esse material, pode usar materiais de sucata como potinhos e caixas). Data show ou quadro.

Material complementar:

FESTA DE PARINTINS NA TV RÁ TIM BUM - GARANTIDO E CAPRICHOSO. TV Rá Tim Bum. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vx5r6FPPSEQ. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Festa de Parintins (contexto)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tgr3NYaUzH6etRE8UTTNvx4tzt7Ej38Cu8BYHqPY5494teqGCQr5FdU2DMzX/his1-08und09-festa-de-parintins-contexto.pdf

Para você saber mais:

VIEIRA, Ana Luísa. A importância da cultura local na formação das crianças. Portal Aprendiz. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2014/08/25/a-importancia-da-cultura-local-na-formacao-das-criancas/ Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MARQUES, Luana Moreira; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As festas populares como objeto de estudo: contribuições geográficas a partir de uma análise escalar. Ateliê Geográfico. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/33822 Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

JÚNIOR, Manoel Caetano do Nascimento. História local e o ensino de História: Das reflexões conceituais às práticas pedagógicas. Disponível em: http://snh2013.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MOREIRA, Luiz Guilherme Scaldaferri. O ensino de História Regional nas escolas brasileiras. Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/historia-regional/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

O FESTIVAL DE PARINTINS. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3104/o-festival-de-parintins Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça sobre qual evento vocês vão conversar.

A intenção deste plano é servir de modelo para que você possa trabalhar com alguma festa própria de sua cidade ou região. Esta aula é baseada na Festa de Parintins (Amazonas), mas você pode usar a mesma sequência de atividades para trabalhar uma festa ou alguma outra manifestação cultural que faça parte da realidade da sua escola e de seus alunos.

"... o ensino da História Regional deve contribuir para a formação de uma identidade que valorize as experiências vivenciadas pelos alunos e que faça com que estes reconheçam-se como agentes sociais de um mundo que pode ser transformado – tornando-se, portanto, cidadãos. A partir da perspectiva da História Regional é possível introduzir o aluno de modo ativo na sociedade a qual de fato pertencem, levando a entender o quanto de sua vida é construída e o quanto de elementos externos ele tem dentro de si. É neste campo mais restrito que as relações sociais aparecem com maior nitidez – e no qual podemos distinguir com mais clareza a construção das identidades sociais e dos sentimentos de pertencimento. Ao mesmo tempo, é a partir desta chave que se pode resgatar experiências coletivas e particulares ligadas a um determinado espaço geográfico, seja o regional ou o local. A identidade, afinal, segundo Gonçalves, é construída a partir da História Regional. Mais ainda, a História Regional e a identidade nos auxiliam a dar eco às múltiplas possibilidades da vida cotidiana e sentido aos diversos mundos possíveis. Desta forma, a História Regional deixa de ser um mero conteúdo – ela se transforma em recurso didático.

Diana Briceño enfatiza que o conceito de identidade social compreende os conceitos de identidade cultural e identidade étnica, estando ambas ligadas a um território e a um passado coletivo. A autora destaca que o apego à região passa pela infância e pelo contato do indivíduo com a família e com a sua vizinhança, pela assimilação das tradições, pelas crenças e pelos costumes, entre outros elementos. Desta forma, enfatizar a História Regional permite aos alunos um contato com suas raízes e com o passado da sua comunidade, definida por uma série de fatores acumulados ao longo das gerações." (MOREIRA, Luiz Guilherme Scaldaferri. O ensino de História Regional nas escolas brasileiras. Disponível em https://www.cafehistoria.com.br/historia-regional/. Acesso em 29 de janeiro de 2019.)

Para você saber mais:

JÚNIOR, Manoel Caetano do Nascimento. História local e o ensino de História: Das reflexões conceituais às práticas pedagógicas. Disponível em: http://snh2013.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

MOREIRA, Luiz Guilherme Scaldaferri. O ensino de História Regional nas escolas brasileiras. Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/historia-regional/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

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