Perguntas para a entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Preparando um evento escolar
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartolinas para cartaz (ou outro papel de sua preferência), tinta guache, pincéis, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos. Gravador, celular ou caderno para anotações. Data show ou quadro.
Material complementar:
HIS1_08UND08 - Perguntas para a entrevista (para imprimir)
Para você saber mais:
Marangon, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola, 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Rodrigues, Cinthia. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Guimarães, Arthur; Bencini, Roberta. O passado que não está nos livros de história. Nova Escola, 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Ranzi, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça sobre qual evento vocês irão conversar (isso depende da sua escola, pode ser uma feira de ciências, uma apresentação artística, um dia de escola aberta para os pais e a comunidade, o fechamento de bimestre/trimestre/semestre, dia da família, conclusão de um projeto etc, de preferência um evento que ocorra todos os anos na escola).
Nesta aula, espera-se que os alunos conheçam a importância e o significado de um evento próprio do ambiente escolar que não é comemorado em outros grupos (como a família e o município) e que percebam características específicas das comemorações realizadas nesse espaço (por exemplo: a socialização dos alunos, a forma como ele é organizado, os objetivos que pretende atingir, etc).
Para você saber mais:
Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA